Folha de Pagamento

2º Passo: Conhecendo as Rotinas de Reajustes de Salários

Após conclusão da parametrização do sistema para o cálculo da Folha de Pagamento Complementar no sistema Folha Phoenix, é preciso cadastrar os reajustes salariais para que sejam habiltados os cálculos de diferenças de salário, horas extras, adicionais e entre outras verbas de folha de pagamento.

Para realizar o Reajuste de Salário por Sindicatos, realize as seguintes ações:

Acesse o menu Cálculos / Atualização de Salários / Sindicatos.

Na tela de cadastro de Reajuste Salarial por Sindicato, na aba Parametrizações, selecione o sindicato da categoria e assinale a opção Sim para a confirmação de procedimento de atualização dos pisos normativos.

Posteriormente, selecione as categorias normativas que serão utilizadas no processo de atualização de salários, conforme imagem abaixo:

Em seguida, selecione uma opção para justificar o motivo do reajuste salarial. O sistema Folha Phoenix, possibilita a seleção das opções: Convenção Coletiva, Acordo Coletivo, Dissídio Coletivo e Antecipação Salarial.

Também é necessário preencher os campos de Data de Vigência do Reajuste e Data Ocorrência do Reajuste.

Data de Vigência do Reajuste: Corresponde a data base do sindicato.

Reajuste e Data Ocorrência do Reajuste: Corresponde a data em que realmente o acordo coletivo ou dissídio liberado pelo sindicato da categoria.

Ao concluir a aplicação dos cadastros, realize a Busca de Empresas.

No sistema Folha Phoenix, você pode Efetuar Busca das Empresas, onde todas as empresas vinculadas a um determinado sindicato serão listadas, ou Efetuar Busca da Empresa Ativa que mencionará apenas a empresa ativa no sistema para a atualização salarial.


Na aba Percentuais / Valores de Aplicação, é possível inserir uma Forma de Aplicação do Reajuste e também definir uma Faixa Salarial específica que sejam contempladas as atualizações.

Forma de Aplicação do Reajuste: O usuário deve definir se a atualização salarial será em percentual ou valor.

Se porventura a empresa realiza as atualizações salariais de forma proporcional de acordo com a data de admissão dos funcionários, é possível projetar o cálculo da proporcionalidade ao assinalar a opção Reajuste Salarial aos Admitidos no Período da Data Base.

Para compreender o cálculo da proporcionalidade de reajuste, aplique a seguinte fórmula:

Percentual de reajuste correspondente a 8%.

Considere os 8% / 12 meses do ano = 0,6667 Percentual mensal

Considere o valor de 0,6667 do percentual mensal e multiplique pela quantidade de meses que o empregado possui na empresa.

Exemplo prático: 0,6667 X 11 meses trabalhados no ano = 7,3333%


Caso a empresa efetue o processo de atualização salarial de forma fixa, não é necessário assinalar a opção Reajuste Salarial aos Admitidos no Período da Data Base e os valores de atualização serão aplicados de forma fixa.

Clique no botão Atualizar e o sistema apresentará uma nova tela com as projeções de atualizações salariais para conferência.

Na situação abaixo, realizamos a opção pela aplicação de atualização salarial no percentual fixo de 8%.

Exemplo prático: Salário Anterior R$ 3.000,00 + 8% = Salário Atualizado R$ 3.240,00

Concluídos os procedimentos de cadastros e conferências, clique no botão Concluir Reajuste e os salários serão atualizados.

Compartilhe nas redes sociais: