O registro K200 que é o Estoque Escriturado da empresa tem como objetivo informar o estoque final escriturado do período de apuração informado no registro K100.
Acesse ao sistema G5 Phoenix, menu Escrituração / EFD ICMS/IPI / Estoque – Bloco K / Escriturado.
Irá realizar o preenchimento dos campos abaixo:
Cód. Item pressione Ctrl+Enter para localizar o produto ( O produto deverá estar preenchido dentro do cadastro de itens da empresa, através do menu Cadastro / Itens / Cadastro).
Quant. informe a quantidade do produto que possui no estoque.
Tp. Estoque pressione Ctrl+Enter para selecionar uma das 3 opções disponíveis.
Participante pressione Ctrl+Enter para informar o CNPJ/CPF de quem está em poder do produto, caso tenha utilizado no Tp. Estoque as opções 1 ou 2.
No menu Escrituração / EFD ICMS/IPI / Estoque – Bloco K / Relatórios / Escriturado é disponibilizado o relatório com todos os itens escriturados no estoque para auxílio em sua conferência.
Para parametrizar a exportação do SPED ICMS/IPI com as informações do Bloco K, acesse ao menu Cadastro / Configurações / Parâmetros Exportações.
No campo Bloco K – tipo de layout selecione uma das 3 opções disponíveis e grave a tela.
Ao selecionar a opção 2 - Leiaute restrito aos saldos de estoque será gerado apenas os registro K200 e K280.
É necessário analisar quais registros a empresa tem obrigatoriedade e classificar em qual leiaute pertence.
No Guia Prático do SPED ICMS/IPI que a Receita Federal disponibiliza contém a tabela com os registros que constam no Leiaute Simplificado e Leiaute Completo.
Disponibilizamos também a opção de importar através de planilha o estoque para o sistema G5 Phoenix, siga as orientações em Como importar o Bloco K para o G5 Phoenix?
Prontinho! Após a realização desses procedimentos, o Estoque Escriturado será gerado com sucesso!
Esse artigo foi útil?