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Como montar um Relatório Personalizado?

Para você gerar o Relatório Personalizado, você deverá acessar o menu Personalizados / Editor de Formulários, abaixo iremos explicar todos os campos que constam para a geração do relatório.

1. Gerador de Formulários

O Gerador de Formulários é uma ferramenta do sistema que permite ao usuário criar e personalizar formulários para impressão. A partir de um vasto leque de informações pré-definidas e várias possibilidades de formatação, torna-se fácil moldar novos formulários de saída de informações ampliando em muito as possibilidades do Sistema. Como exemplo, pode-se passar para o sistema aquele formulário particular da sua empresa que é datilografado, criar um tipo de Declaração ou alterar o texto de um Formulário de Declaração já existente.

2. Funcionamento:

  • Formulários Disponíveis: Apresenta a lista de Formulários personalizados existentes, que podem ser impressos, alterados, copiados ou excluídos.
  • Novo: Inicia a criação de um novo Formulário, ao ser pressionado solicitará uma Fonte de Dados, que é a origem das informações do formulário, e em seguida passa par a tela de configuração.
  • Fonte de Dados: É a origem das informações do formulário, solicitada quando se cria um novo Formulário personalizado. Os campos que aparecerão na configuração dependem da Fonte de Dados.
  • Altera: Carrega as definições do Formulário selecionado e passa para a tela de configuração, permitindo a alteração do Formulário.
  • Exclui: Elimina o Formulário selecionado.
  • Impressão: Chama a tela de seleção de impressão do Formulário selecionado.
  • Copiar: Permite copiar o Formulário selecionado para um outro. Assim que o botão Copiar é pressionado, será solicitado um nome para a cópia do Formulário, quando este for informado e o botão OK for pressionado, o sistema passará para o modo de configuração onde alterações podem ser feitas. Quando o botão Salvar da tela de configuração for selecionado a nova cópia será gravada.
  • Importar: Por meio deste botão é possível importar novas definições de Formulários para o sistema. Essas definições são guardadas em arquivos com extensão ".RP".
  • Exportar: Este botão possibilita a exportação de definições de Formulários. Essas definições são armazenadas em arquivos com extensão ".RP".
  • Modelos: Está opção disponibiliza uma série de Formulários pré-definidos, que podem ser copiados e modificados pelo usuário, com o intuito de melhor atender suas necessidades. Após o botão Modelos ser pressionado aparecerá uma lista com a descrição dos Formulários pré-definidos, quando um item for selecionado será solicitado um nome para a cópia que será gerada. Em seguida o sistema entra na tela de configuração onde modificações podem ser efetuadas. Ao selecionar a opção salvar, o novo Formulário personalizado será gravado.

3. Configuração de Formulários

A Configuração de Formulários tem como objetivo a criação, alteração e testes de formulários. É a partir dela que todas as características do Formulário são moldadas, tanto o seu layout como as informações a serem solicitadas no momento da impressão.

4. Funcionamento

  • Editor de Texto: Permite a formatação do layout do formulário, nele devem ser inseridos todos os textos, macros e marcas que constarão do formulário.
  • Justificado: Configura o parágrafo para ser impresso de forma justificada.
  • Não Justificado: Se utilizada, a linha será impressa da mesma maneira que foi digitada. Muito útil quando se faz necessário uma formatação precisa de textos como no caso de tabelas (insere marca no início da linha "·" ).
  • Alinhado a Direita: Informa que a linha será impressa na extrema direita do formulário (insere marca no início da linha "»");
  • Linha Condicional: Indica que está linha só será impressa se houver conteúdo nas macros. Está característica pode ser utilizada para evitar impressão de linhas que não tenham informações (insere marca no início da linha "«").
  • Entrelinhamento de Uma Linha: Os parágrafos que receberem está configuração, terão uma linha de espaçamento para cada linha impressa (insere marca no final do parágrafo "¶¶"). Ao selecionar está opção, se não houver espaço suficiente no formulário, surgirá mensagem de aviso, entretanto a configuração será mantida.
  • Sem Entrelinhamento: Anula a configuração de Entrelinhamento de Uma Linha.
  • Inserir Linha Divisória: Inseri uma linha divisória horizontal no texto. Está linha não pode ser editada normalmente, para eliminá-la basta pressionar Delete, estando com o cursor posicionado sobre a mesma.
  • Marcas: São caracteres especiais que controlam características de impressão do parágrafo ou da linha, tais como alinhamento, forma de impressão, final de parágrafo e outros.
  • Macros: Macros são os nomes dos campos (entre chaves) que serão substituídas no texto pelas informações reais no momento do processamento do formulário. Estas devem ser inseridas no texto utilizando-se a lista de Campos Disponíveis.
  • Colchetes [ ]: Colchetes são utilizados para demarcar trechos de macros que terão seus resultados em tamanho variável, em uma linha Não Justificada. Obs: Eles não aparecerão na impressão.
  • Campos Disponíveis: São campos pré-definidos que podem ser inseridos no texto para compor a parte variável do formulário (macros). Para efetuar a inserção de macros, basta posicionar o cursor na linha e coluna onde deseja-se que a informação apareça, selecionar o campo da lista de Campos Disponíveis e pressionar o botão Copiar, ou efetuar um duplo clique sobre o Campo desejado.
  • Imprimir Cabeçalho Padrão: Se selecionado, será impresso cabeçalho padrão com informações sobre a Empresa (afeta os números de linhas do formulário).
  • Imprimir Linha Separadora: Se selecionado, será impressa linha tracejada a cada formulário. Somente estará disponível se o Nº de Formulários por Página for maior que 1 (afeta os números de linhas do formulário).
  • Bordas: Se selecionado, será impresso bordas em volta do formulário e não permitirá utilização de Título Sublinhado (afeta os números de linhas do formulário).
  • Nº de Formulário por Página: Existem três possibilidades, 1, 2 ou 3 formulários impressos na mesma página (afeta os números de linhas do formulário).
  • Linhas Antes do Título: Número de linhas que devem ser saltadas antes do início da impressão do formulário. É útil para evitar que textos sejam impressos sobre logos ou informações pré-impressas no cabeçalho do formulário.
  • Imprime Título: Se selecionado, permite a Digitação e impressão de um título para o formulário. Também permitirá a configuração de Título Sublinhado, Imprimir Número de Vias e Respeitar Parâmetro de Data/Hora do Sistema.
  • Descrição do Título: Descrição do Título do Formulário. Pode ser dividida em duas linhas, bastando digitar o caractere pipe ( | - barra vertical) na posição onde deseja-se que o título seja dividido.
  • Título Sublinhado: Se selecionado, sublinha o Título do formulário, quando este for impresso.
  • Imprimir Número da Via: Se selecionado, será impresso o número da via a direita do Título (afeta os números de linhas do Formulário, se estiverem selecionados Bordas e Respeitar Parâm. Data/Hora ).
  • Respeitar Parâm. Data/Hora: Se selecionado, será impresso Data/Hora a direita do Título do Formulário, se assim estiver configurado para a Empresa, se não estiver selecionado não imprimirá (afeta os números de linhas do Formulário, se estiverem selecionados Bordas e Imprimir Número da Via).
  • Campos para Seleção: Permite a escolha de campos que comporão a seleção de registros para o formulário no momento da impressão.
  • Parâmetros para Seleção: Permite a escolha de campos que devem ter seus valores informados no momento da impressão.
  • Campos para Ordenação: Permite a escolha de campos a serem utilizados na ordenação dos formulários. No máximo 4 campos, que o usuário do formulário poderá selecionar no momento da impressão.
  • Previsão: Mostra uma previsão da impressão, para auxiliar na construção do Formulário.
  • Filtro: Possibilita a definição de condições nas quais os registros devem ser impressos (para mais informações clique no botão Filtro.
  • Opções Avançadas: Permite a escolha de Aproveitamento da Página, que pode ser normal ou Máximo. Se utilizado a opção Máximo, a distância entre as linhas impressão serão menores possibilitando um melhor aproveitamento dos espaços.
  • Informações: Mostra este documento.
  • Salvar: Salva as definições do formulário em disco. Se for um formulário novo será solicitado o nome do mesmo.
  • Sair: Permite sair da configuração. Se as definições não estiverem salvas apresentará mensagem solicitando ação a tomar (Salvar, Não salvar ou Cancelar).
  • Limite de Linhas: Em algumas situações o mecanismo não poderá emular visualmente o número de linhas reais do formulário (Entrelinhamento de Parágrafos, expansão de macros muito longas). Nestes casos ao se efetuar uma Previsão ou ao Salvar o formulário sugira mensagem informando que os limites poderão ser ultrapassados. Para resolver estes problemas, reorganize o layout de seu formulário para ocupar menos linhas.
  • Macro Reduzida: O mecanismo de Macro Reduzida foi criado para possibilitar maior flexibilidade na montagem de lay-outs. Deve ser utilizado em casos onde o tamanho da macro excede ao tamanho disponível no lay-out, para a mesma. Trata-se de uma Macro composta apenas por dígitos numéricos e pode ser conseguida pressionando-se o SHIFT quando se insere uma macro no documento. A macro reduzida pode ter seu conteúdo facilmente identificado, bastando posicionar o cursor do texto sobre a mesma, então aparecerá, na barra de mensagens, a descrição completa da macro.
  • Sufixos: Foram utilizados os seguintes sufixos para na nomenclatura das macros:

Emp = Empresa

Fun = Funcionário

Sóc = Sócio

Aut = Autônomo

Loc = Local

Bco = Banco

Cgo = Cargo

Sal = Salário

Par = Parâmetro

  • Abreviações: Foram utilizadas as seguintes abreviações na nomenclatura das macros:

Cód = Código

Dt = Data

Tp = Tipo

Tit = Título

End = Endereço

Hr = Hora

Trat = Tratamento

Pgto =  Pagamento

Nº =  Número

Contr = Contrato

Compl = Complemento

Qtd = Quantidade

Term = Termino

Prorrog = Prorrogação

Est = Estado

Admis = Admissão

Loc = Local

 

5. Definição de Filtros

Possibilita a criação de filtros, os quais definirão os registros que serão impressos nos Formulários.

6. Funcionamento

  • Expressão: Expressão é uma condição que faz parte do filtro, e cada expressão adicionada sempre se relaciona a um campo. A maneira pela qual as informações para expressão serão preenchidas dependem do tipo de campo ao qual a expressão se refere.
  • Adicionar Expressão: Adiciona uma nova expressão no filtro. Quando este botão é pressionado aparece uma janela a qual solicita um campo para compor a expressão.
  • Adicionar Expressão Subordinada: Idem a adicionar expressão, mas esta nova expressão estará subordina a expressão atualmente selecionada.
  • E/OU: Alterna entre o operador E e OU da expressão.
  • Excluir: Exclui uma expressão e suas expressões subordinadas;
  • Excluir Todos: Excluir todas as expressões do filtro.
  • Comparador: Permite que se escolha comparadores para expressões tais como IGUAL A, DIFERENTE DE e outros. Os comparadores que surgirão dependem do tipo de campo selecionado na expressão.
  • Editor de Expressão: Se encontra no canto inferior direito. Tem como objetivo permitir que o usuário entre com as informações necessárias para a expressão. Seu conteúdo é dinâmico e a forma de edição depende do tipo de campo ligado a expressão.
  • Informações: Exibe este documento.
  • OK: Confirma as alterações realizadas no filtro.
  • Cancelar: Cancela as alterações realizadas no filtro.

 

 

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