Contábil Phoenix

Geração da ECF

Para a geração correta da ECF, você deve seguir os procedimentos abaixo:

Acesse o menu SPED> Parâmetros, procura o apelido da empresa que deseja realizar e clique em Alterar. Se não localizar, clique em Inserir e preencha conforme necessidade.

Feito isso, acesse o menu Cadastros> Empresas> Cadastros e verifique se as seguintes informações do Cadastro da Empresa a ser gerada estão corretas: CNPJ, Endereço, código município, Natureza Jurídica, bem como todas as informações da ficha Contabilidade estão preenchidas.

Em seguida acesse o menu SPED> Plano Referencial ECF. Ele deve estar configurado para a Forma de Tributação - Qualificação Pessoa Jurídica/ Tipo de Entidade da empresa a ser gerada (fazer o De/Para) para todas as Contas.

Em algumas situações, são necessários o preenchimento de alguns blocos manuais. Para isso acesse o menu SPED> Registros ECF e preencha conforme a necessidade.


Processo de Geração

Para efetuar a geração, você deve ir no menu SPED> Central de Comunicação. Quando abrir, clica na aba ECF, selecione a empresa e clique em Alterar. No campo período o sistema vai trazer a data do primeiro dia do ano ativo ao último dia. 
Caso a empresa tenha encerrado suas atividades durante o Exercício, deve informar no menu Cadastros> Empresas> Cadastro no campo “Alterações Contratuais” com o tipo 7 – Encerramento, e a data do encerramento, e na aba Contabilidade no campo Situação Especial informando a data e situação da ocorrência.
As abas dessa tela devem ser preenchidas conforme a necessidade do seu cliente.
Feito isso, clica em Gravar.

Depois acesse a aba Verificar/Gerar, escolha as opções que desejar, e clique em Verificar\Gerar. O sistema irá começar a fazer a validação. Se clicou para verificar pendências, o sistema irá apontar se assim houver.

Importante ressaltar que deve se atentar às cores que o sistema irá demonstrar conforme legenda abaixo, pois indicará a situação da declaração do cliente ativado.

LEGENDA:

VERMELHO = Não foi gerado porque existe algum erro
AMARELO =  Foi gerado, porém existem inconstistências/advertências
AZUL = Gerado sem erro/inconsistência
VERDE = Arquivo Transmitido

Campos Obrigatórios:

Início do Período:
– Regular (início no primeiro dia do ano) 
1 – Abertura (início de atividades no ano calendário) 
2 – Resultante de cisão/fusão ou remanescente de cisão, ou realizou incorporação. 
3 – Resultante de Transformação. 
4 – Início de obrigatoriedade da entrega no curso do ano calendário.

Situação Especial:
– Normal (Sem ocorrência de situação especial ou evento) 
1 – Extinção 
2 – Fusão 
3 – Incorporação \ Incorporada.
4 – Incorporação \ Incorporadora. 
5 – Cisão Total. 
6 – Cisão Parcial. 
7 – Transformação 
8 – Desenquadramento de Imune/Isenta. 
9 – Inclusão no Simples Nacional.

Qualquer uma das opções diferente de 0 (Zero) deve ser preenchido o campo data, com a data da ocorrência do fato.

Tipo ECF:
– ECF de empresa não participante de SCP como sócio ostensivo - Todos os tipos de Empresas exceto participantes de SCP.
1 – ECF de empresa participante de SCP como sócio ostensivo 
2 – ECF da SCP
Se Tipo ECF for 1, informar a quantidade de SCPs vinculadas ao Sócio Ostensivo.
Se Tipo ECF for 2, informar o CNPJ do Sócio ostensivo no campo “Identificação”.

DICA:  Antes de Gerar, clicar na opção Verificar Inconsistêencias ao Gerar e depois no botão “Verificar\Gerar”, dessa forma saberá previamente antes da validação o que esta inconsistente na geração da ECF e o que precisa ser ajustado no sistema para gerar corretamente, e os passos para ajustar.

Feito isso, se desejar visualizar o arquivo gerado, na tela de geração temos o campo chamado Arquivo. Nele você clica no ícone destacado e irá abrir o arquivo em TXT


O arquivo em TXT aberto

Depois de todo o processo feito acima, agora é só abrir o programa validador da Receita Federal e importar o TXT gerado e validar.

DICAS IMPORTANTE: "Diretório - Transmitido"

O sistema identificará o arquivo como transmitido se o nome do arquivo for o padrão salvo pelo validador conforme exemplo: SpedECF-CNPJ-Original-mêsAno.REC ou SpedECF-CNPJ-retificadora-mêsAno.REC

Se após transmitir você alterar o nome ou salvar em diretório diferente do informado na aba Verificar\gerar o sistema não terá como atualizar o status para o seu controle.

Se trabalhar em rede, não informe uma pasta local, pois o sistema não conseguirá apresentar o status corretamente.

Aba Concluídos

Nessa aba será possível visualizar todas as empresas que foram transmitidas pelo Validador SpedECF e que o arquivo transmitido foi salvo no diretório informado na aba Verificar\gerar com as seguintes informações:

  • Apelido da empresa
  • Razão Social da empresa
  • Status
  • Número de Recibo (Código Hash)
  • Transmitido em
  • Hora Transmissão

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