Contábil Phoenix

Como ajustar o código utilizado na Parte B do LALUS/LACS?

A partir do ano calendário 2018, temos a obrigação de vincular o código que utilizamos para escriturar a parte B ao Código da Tabela Padrão RFB – Parte B. 

No Menu LALUR/LACS, Configurações, códigos para lançamento da Parte B:

Há um código para relacionar ao Prejuízo Fiscal do Tipo I (Imposto de Renda- LALUR) e Outro para vincular a Base Negativa do Tipo C (Contribuição Social – LACS). 

Sempre orientamos que fosse utilizado um código para escrituração do Prejuízo Fiscal do LALUR e outro código para lançar a Base Negativa no LACS. 

Mas mesmo assim descobrirmos que há clientes que utilizam o mesmo código. Como resolver esse problema, sem precisar reabrir todos os períodos anteriores, ou sem remover a segurança de precisar reabrir os períodos para alterar lançamentos da Parte B. 

Primeiro passo: 

Ajusto o código utilizado para escriturar o LALUR e LACS indevidamente, vinculando, por exemplo com o código 1.000, que é o correspondente ao Prejuízo Fiscal. 

Se depois disso, eu entrar na tela de lançamento da Parte B do LALUR/LACS e clicar no botão “Ajustar Código”, o sistema vai identificar todos os lançamentos da Parte B do LACS que foram feitos utilizando esse código, e irá dar a opção de ajustar para um novo código.

Se eu não tiver um código cadastrado para lançar a base negativa, nesse momento, posso usar o recurso do comando Ctrl +Enter e cadastrar esse novo código, (faça o cadastro como Base negativa, código 1.003) voltando para a tela, seleciono esse código para ajustar a Parte B do LACS, o sistema ira trocar o código de todos os anos anteriores por esse novo código, sem a necessidade de reabrir os períodos.

 

Esse artigo foi útil?

Agradecemos a sua opinião!
Ops, tente novamente mais tarde.
Como podemos melhorar?
Compartilhe nas redes sociais:
* Queremos ouvir sua opinião, escreva para nós. 0 / 140 caracteres
Não encontrou o que procurava? e sugira um novo conteúdo.
* Queremos ouvir sua opinião, escreva para nós. 0 / 240 caracteres
Agradecemos a sua opinião!
Ops, tente novamente mais tarde.