Primeiramente, a empresa ativa no sistema deve estar habilitada no Contador Online.
Através do menu Escrituração / Controle dos Impostos Federais/DARF / Central de Controle/Conta Corrente.
1. Na tela da Central de DARFS, clicar no ícone "Relat./Darf"
2. Selecionar os tributos que devem ser emitidos, e em seguida clicar no ícone "DARF".
3. Ao clicar no ícone "DARF", o sistema vai mostrar uma tela para selecionar a opção "Gerar para Contador Online". Selecionar esta opção e clicar em OK.
4. O sistema irá processar o envio dos DARFs para o Sincronizador de Arquivos, do Contador Online.
Ao final do processo, o sistema irá mostar a mensagem abaixo:
5. Após o envio dos DARFs pelo sistema, clicar no ícone do Contador Online, e dar duplo clique no item "Abrir Sincronizador de Arquivos".
6. No Sincronizador de Arquivos, efetuar a pesquisa dos arquivos pendentes de envio, utilizando os filtros localizados à direita da tela, e clicar em Pesquisar.
Ao efetuar a pesquisa, o Sincronizador de arquivos demonstra os DARFS pendentes de envio.
É importante que os arquivos que serão enviados para o cliente sejam conferidos nesse momento.
Selecionando os DARFs nessa tela, é possível visualizá-lo e se necessário efetuar sua exclusão.
7. O próximo passo é o envio dos DARFs para o Contador online.
Selecionar os DARFs a serem enviados e clicar no ícone "Sincronizar arquivos".
O Sincronizador de Arquivos irá mostrar as opções de envio, e o usuário poderá utilizar tanto "Enviar/Receber Todos" ou "Enviar Selecionado".
Nesse momento o Sincronizador envia os arquivos, e o mesmos passam a aparecer com o status de Processados.
8. Na área do Contador, os DARFs serão apresentados no calendário e na Listagem de Obrigações, assim como ocorre com os demais DARFs já enviados pelo sistema.
9. O mesmo ocorrerá na área do cliente do contador.
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