Contábil Phoenix

Como preencher o Cadastro de Bens para empresas que aderiram ao CPC27?
Para realizar a Integração do Ativo Imobilizado no Sistema Contábil, aderindo ao Pronunciamento Técnico CPC 27, você deverá fazer os seguintes procedimentos:
Acesse Ativo ImobilizadoParâmetros de Integração.
 
Em seguida, marque o Campo "Adoção a CPC 27 Ano:”, informando o ano que a empresa adotou este CPC.
Para empresas de Lucro Real, é necessário preencher os campos de Históricos LALUR/CSLL (Adição) e LALUR/CSLL (Exclusão). Esses campos serão responsáveis pelo registro mensal das diferenças entre a depreciação fiscal e econômica (CPC 27), e excluir ou adicionar da base de cálculo dos impostos.
 
Após ajuste dos Parâmetros, acesse Ativo ImobilizadoCadastro de Bens.
 
Os campos para Depreciação Econômica (CPC 27), no cadastro do bem, estarão habilitados.
Para realizar um ajuste nos valores contábeis, e trazê-los ao valor justo, a opção "Gerar ajuste" deverá ser marcada, informando a data no campo. Ao realizar a integração do Ativo Imobilizado, o Sistema Contábil vai gerar os lançamentos pelo valor das depreciações fiscais acumuladas até a data do ajuste informada, e o valor do custo atribuído.
 
Informe em "Vr. Econômico" o valor do bem definido através de avaliação.
Em "Início Deprec." informe a data de quando iniciará a depreciação econômica (CPC 27).
Caso a empresa tenha adotado ao CPC 27 antes de cadastrar o bem e iniciar a depreciação econômica pelo Sistema Contabil Phoenix, poderá informar a depreciação econômica acumulada no campo "Deprec. Acum. Ant.", para que o programa considere o que já foi depreciado e carregue para os relatórios a taxa dos períodos anteriores de forma correta. Ao preencher essa campo, a informação de "Tx. Acum" será preenchida automaticamente pelo sistema!
Para informar a Taxa e Valor Residual a ser aplicado a partir da data de inicio da depreciação, clique na seta vermelha:
O sistema carregará a Tela para informar os campos de Data que passará a contabilizar, a Taxa calculada através de avaliação do ativo, e o Valor residual do bem (quanto ele vale no período informado).
Importante lembrar que esses valores e taxas devem ser reavaliados no mínimo uma vez ao ano, de acordo com o CPC 27, e ajustados, sendo incluídos novos registros na tela a seguir:
Desta forma, os Bens cadastrados estarão prontos para Integração do Ativo Imobilizado, gerando os lançamentos em sua contabilidade!

Esse artigo foi útil?

Agradecemos a sua opinião!
Ops, tente novamente mais tarde.
Como podemos melhorar?
Compartilhe nas redes sociais:
* Queremos ouvir sua opinião, escreva para nós. 0 / 140 caracteres
Não encontrou o que procurava? e sugira um novo conteúdo.
* Queremos ouvir sua opinião, escreva para nós. 0 / 240 caracteres
Agradecemos a sua opinião!
Ops, tente novamente mais tarde.