Para realizar a Integração do Ativo Imobilizado no Sistema Contábil, aderindo ao Pronunciamento Técnico CPC 27, você deverá fazer os seguintes procedimentos:
Após ajuste dos Parâmetros, acesse Ativo Imobilizado, Cadastro de Bens.
Os campos para Depreciação Econômica (CPC 27), no cadastro do bem, estarão habilitados.
Para realizar um ajuste nos valores contábeis, e trazê-los ao valor justo, a opção "Gerar ajuste" deverá ser marcada, informando a data no campo. Ao realizar a integração do Ativo Imobilizado, o Sistema Contábil vai gerar os lançamentos pelo valor das depreciações fiscais acumuladas até a data do ajuste informada, e o valor do custo atribuído.
Informe em "Vr. Econômico" o valor do bem definido através de avaliação.
Em "Início Deprec." informe a data de quando iniciará a depreciação econômica (CPC 27).
Caso a empresa tenha adotado ao CPC 27 antes de cadastrar o bem e iniciar a depreciação econômica pelo Sistema Contabil Phoenix, poderá informar a depreciação econômica acumulada no campo "Deprec. Acum. Ant.", para que o programa considere o que já foi depreciado e carregue para os relatórios a taxa dos períodos anteriores de forma correta. Ao preencher essa campo, a informação de "Tx. Acum" será preenchida automaticamente pelo sistema!
Para informar a Taxa e Valor Residual a ser aplicado a partir da data de inicio da depreciação, clique na seta vermelha:
O sistema carregará a Tela para informar os campos de Data que passará a contabilizar, a Taxa calculada através de avaliação do ativo, e o Valor residual do bem (quanto ele vale no período informado).
Importante lembrar que esses valores e taxas devem ser reavaliados no mínimo uma vez ao ano, de acordo com o CPC 27, e ajustados, sendo incluídos novos registros na tela a seguir:
Desta forma, os Bens cadastrados estarão prontos para Integração do Ativo Imobilizado, gerando os lançamentos em sua contabilidade!