No Contábil Phoenix é possível realizar lançamentos de Centro de Custos de três formas. São elas: Percentual Fixo, Lançamento por Valor Variável e Transferência de Centro de Custos.
1- Percentual Fixo
Acesse o menu Cadastros, Plano de Contas.
No Cadastro de Plano de Contas, localize a conta que receberá um percentual fixo, selecione a opção "Alterar", e em seguida clique no botão "Centro de Custo".
Na tela Centros de Custos por Conta Contábil, clique em Novo, e informe no campo Centro de Custo, ou Pesquise (utilizando o F5 ou Ctrl + Enter), a conta que será utilizada para o rateio automático. Indique também o Percentual que será associado à essa conta e clique em Gravar.
Após incluir e salvar as informações de Rateio, clique em "Sair", e clique "Gravar" também na Tela de Cadastro da conta no Plano de Contas.
Essa rotina permite que seja informada uma ou mais contas por Centro de Custos, desde que a soma dos percentuais não ultrapasse 100%. No caso de percentual inferior, não haverá problemas para gravar o rateio. No entanto, as demonstrações não exibirão o valor integral dessa conta.
Todo lançamento gravado na conta contábil com o rateio informado realizará a distribuição automaticamente, sem a necessidade de qualquer ajuste!
2 - Lançamento por Valor Variável.
Além dos percentuais fixos, cadastrados diretamente no Plano de Contas, o sistema permite que você faça o rateio em todos os Lançamentos Contábeis realizados no sistema.
Para isso, basta entrar em Lançamentos, Contábeis.
Dentro da Tela de Lançamentos, estarão habilitados os botões C.C.DB (Centro de Custos a Débito) e C.C.CR (Centro de Custos a Crédito).
O sistema carregará a tela para informar o rateio por Centros de Custos a Débito ou a Crédito.
Nesta tela, ao clicar em Novo, você conseguirá informar a(s) conta(s) de Centro de Custo, e também pesquisar (utilizando o F5 ou Ctrl + Enter), inserindo o Valor, e clicando em Gravar para salvar todas as infomações de rateio.
Existe também a opção de Aplicar, para atualizar os valores, e também Recarregar, que permite retornar a condição anterior da conta.
Por se tratar de uma informação gerencial, não é obrigatório informar centro de custos no débito e no crédito. O sistema permite informar apenas em um dos campos, e o lançamento contábil será gravado sem problemas!
3 - Transferência de Centro de Custos.
Existe também a opção de realizar lançamentos de rateio entre as Contas de Centro de Custos.
Para isso, acesse o menu Centro de Custos, Lançamentos.
A Tela de Lançamentos de Centro de Custos será carregada.
Clique no botão Novo, e informe todos os campos solicitados, selecionando Gravar para registrar a informação no sistema.
Esta rotina deve ser utilizada APENAS para lançamentos de transferência de um centro de custos para outro, pois será obrigatório informar contas de Débito e Crédito.
Com essas três formas é possível registrar Lançamentos de Centro de Custos no Sistema!
Esse artigo foi útil?