G5 Phoenix

Como configurar a Tabela de Integração Contábil no Método Analítico?

Após vincular o plano de contas na empresa desejada, será preciso configurar o Parâmetro de Integração Contábil.

Menu Cadastro/ Parâmetros de Integração Contábil

Onde para cada empresa poderá ser cadastrado um controle por período (ano), de acordo com a configuração realizada para integração contábil. A cada novo registro inserido nessa tela, o usuário terá opção de uma forma de integração diferenciada de acordo com as opções selecionadas.
Esta tela deverá ser preenchida para as Notas de Entrada, Notas de Saída, Serviços Prestados e Serviços tomados.

Deverá informar o ano em que iniciou a contabilidade da empresa específica, ou se esta iniciou antes de 2015, deverá então criar novo histórico com ano a partir de 2015, para que possa ser habilitado a opção Considerar o Valor do PIS e COFINS.

A forma de discriminar as contas nos relatórios poderão ser feitas através das opções:

1 – Nota a Nota

2 – Por Totais

3 – Por Itens

Após cadastrar o Parâmetro de Integração Contábil, acesso o Menu Cadastro/ Tabela de Integração Contábil/ Novo CFOP/ Geral ou Individual (Conforme no cadastro da empresa, aba escrita).

Utilizaremos o exemplo de uma empresa no plano de Contas Individual com informações de integração de Entradas, Saídas, Serviços Tomados e Prestados.

No cadastramento de Códigos Fiscais, deverá informar as Centenas da CFOP que deseja utilizar para integração contábil, o C/C (conta contábil) que deverá ser preenchido número para vinculação da conta contábil a nota fiscal escriturada (informar o número1 (um) se desejar amarrar automaticamente a conta a nota fiscal escriturada, ao contrário, sendo número diferente de 1 (um) deverá informar no campo C/C na escrituração da nota fiscal. Informe a Movimentação para cadastro, Entradas e/ou Saídas. Deixe selecionado também a opção Contabiliza, do contrário não irá levar para integração. Para os demais campos de Partida e C/Partida selecione as contas utilizando Ctrl+Enter. E caso não seja necessário levar uma determinada conta, informe asterísco nos campos.

O Campo Hist. no. (número do histórico ), é obrigatório para integração, portanto poderá cadastrar a critério utilizando opção ctrl+enter no campo e cadastrar. Campo Complemento do Histórico será opcional para trazer a descrição do lançamento, utilizando o coringa desejado:

“999999” - Número da Nota

“SER” - Série da Nota

“FFF” - Nome do Participante

“DD/MM/AA” - Data, Mês e Ano

 

Entradas:

Sendo no método Análitico, nas Entradas informar no campo Partida o Número da Conta Contábil (Selecione com Ctrl+Enter no campo) e Contra Partida a palavra FORNECEDOR (para que na integração busque a conta do Participante (Fornecedores/Clientes). Para este caso deverá informar a conta cadastrada no cadastro de cada Participante. (Fornecedores/Clientes). Será possível utilizar contas diferentes para a mesma Centena CFOP, com tanto que infome o C/C diferente de 1 (um), e o informe também no C/C do lançamento da nota fiscal.

Para notas fiscais de Entradas: O sistema Debita a conta vinculada na centena de CFOP no campo Partida (Na Tabela de Integração Contábil) e Credita a conta informada no cadastro de Participante (Conta Contábil Fornecedor).

Menu Cadastros Participantes (Fornecedores/Clientes)/Análitico.

SAÍDAS:

Sendo no método Análitico, nas Saídas informar no campo Partida a palavra CLIENTE e Contra Partida o número da Conta Contábil (Selecione com Ctrl+Enter no campo), isto para que na integração busque a conta do Participante (Fornecedores/Clientes). Para este caso deverá informar a conta cadastrada no cadastro de cada Participante. (Fornecedores/Clientes). Será possível utilizar contas diferentes para a mesma Centena CFOP, com tanto que infome o C/C diferente de 1 (um), e o informe também no C/C do lançamento da nota fiscal.

Para notas fiscais de Saídas: O sistema Credita a conta vinculada na centena de CFOP no campo Contra/Partida (Na Tabela de Integração Contábil) e Debita a conta informada no cadastro de Participante (Conta Contábil Cliente):

Para notas fiscais de Serviços Tomados: O sistema Debita a conta vinculada ao C/C - Campo Partida (Na Tabela de Integração Contábil) e Credita a conta informada no cadastro de Participante (Conta Contábil Fornecedor):

 

SERVIÇOS PRESTADOS:

Sendo no método Análitico, nos Serviços Prestados informar no campo Partida a palavra CLIENTE e Contra Partida o número da Conta Contábil (Selecione com Ctrl+Enter no campo), isto para que na integração busque a conta do Participante (Fornecedores/Clientes). Para este caso deverá informar a conta cadastrada no cadastro de cada Participante (Fornecedores/Clientes). Será possível cadastrar diversos C/C com contas diferentes, com tanto que infome o C/C diferente de 1 (um), e o informe também no C/C do lançamento da nota fiscal.

Para notas fiscais de Serviços Prestados: O sistema Credita a conta vinculada ao C/C – Contra Partida (Na Tabela de Integração Contábil) e Debita a conta informada no cadastro de Participante (Conta Contábil Cliente).

Para acompanhar as informações que serão integradas no Sistema Cotábil Phoenix, acesse no sistema G5 Phoenix o menu Mensal/ Planilha Contábil/ Escrituração de Notas. Selecione os itens desejados e clique em Ok. Será demonstrado então as contas Débito e Crédito informadas no cadastro da Tabela de Integração Contábil e no cadastro de participantes.

 

Esse artigo foi útil?

Agradecemos a sua opinião!
Ops, tente novamente mais tarde.
Como podemos melhorar?
Compartilhe nas redes sociais:
* Queremos ouvir sua opinião, escreva para nós. 0 / 140 caracteres
Não encontrou o que procurava? e sugira um novo conteúdo.
* Queremos ouvir sua opinião, escreva para nós. 0 / 240 caracteres
Agradecemos a sua opinião!
Ops, tente novamente mais tarde.