1539 - Como escriturar o Livro de Movimentação de Combustíveis - LMC?

12/11/2019

No sistema G5 Phoenix, acesse o menu Escrituração/ EFD ICMS/IPI / Movimentação de Combustíveis.

Inicialmente deverá efetuar o Cadastro de Bombas.

  • CADASTRO DE BOMBAS:

No cadastro de Bombas será necessário informar manualmente o Código, Série, Fabricante, Modelo. Em tipo de Medição clique Ctrl+Enter para selecionar tipo Digital ou Analógico. Cadastrar os Lacres da Bomba e Bicos da Bomba (Ctrl+Enter no campo abre campo para cadastrar).

No cadastro de Lacres da Bomba informe o Número do Lacre da Bomba de Combustível e a Data de Aplicação do mesmo.

No cadastro de Bicos da Bomba, informe Número de Bico, Código de Item (Ctrl+Enter trás do cadastro de Itens), e Número do Tanque de Combustível. No LMC representado pelos Itens 5.2 e 5.1.

Após o Cadastramento das Bombas, Lacres e Bicos da Bomba, acessar novamente o Menu Escrituração/ EFD ICMS/IPI / Movimentação de Combustíveis.

  • CADASTRO DE COMBUSTÍVEIS

Menu Escrituração/ EFD ICMS/IPI / Movimentação de Combustíveis.

Nesta opção deverá cadastrar Data do dia de Fechamento, Preço do combustível, Código do Item (Ctrl+Enter seleciona do Cadastro dos Itens). Movimentação Diária por Tanque (Ctrl+Enter abre o campo para preenchimento). Observação é de livre preenchimento.

Na Movimentação Diária por Tanque informe o Número do Tanque de Combústivel que irá relacionar aos Bicos das Bombas que serão registrados na mesma tela, na opção Volume de Vendas (Ctrl+Enter abrirá o campo). Estoque de Abertura, Volume Recebido, Volume Disponível, Volume de Saídas, Valor de Perda e do Ganho quando houver e Fechamento Físico, estes representados pelos Itens do LMC 3.1, 4.2, 4.4 e 5.6.

Na tela Volume de Vendas, informe o Número de Bico da Bomba relacionada ao Tanque, Valor de Fechamento e Valor de Abertura do Bico, estes que no LMC (Livro de Movimentação de Combustível) será representado pelos Itens 5.3 e 5.4. Volume de Vendas será calculado automaticamente, o qual corresponde ao Item 5.6 do LMC. Campos de Intervenção deverão ser preenchidos quando houver.

Após o cadastramento da Movimentação de Combustíveis, poderá gerar relatórios através do Menu Escrituração/ EFD ICMS/IPI / Movimentação de Combustíveis/ Relatórios/ Mov. Diária de Combustíveis e/ou Bombas.