1542 - Como informar o resíduo de Pis e Cofins para o EFD CONTRIBUIÇÕES?

12/11/2019

O valor inferior a R$ 10,00 referente o recolhimento do PIS e COFINS, deverá ser mantido em controle interno da pessoa jurídica, pois não há registro ou campo específico para informação na EFD-Contribuições. Este resíduo poderá ser somado ao valor da contribuição no período em que ocorrer valor de débito maior que R$ 10,00 do PIS e/ou COFINS, nos registros M210 e M610 da EFD-Contribuições, desde que também informe este resíduo no campo “valor total de ajuste de acréscimo”. Portanto será um procedimento manual a ser informado diretamente no Validador da EFD-Contribuições.

Para verificar o resíduo a ser informado diretamente no PVA do EFD-Contribuições, acesse o G5 Phoenix, Menu Mensal/ Apur. PIS/Cofins-Web…


 

Anote os valores de (-) Resíduo Anterior do PIS e COFINS contidos na apuração:

Abra então o PVA (Programa Validador) do EFD-Contribuições. Localize o registro M200 para início do preenchimento de resíduo do PIS. Conforme exemplo a seguir.

Obs.: Ao finalizar o preenchimento de resíduo para o PIS, faça o mesmo procedimento para a COFINS, somente atentando-se aos registros que deverão ser: M600, M605, M610 e M620.

No registro M200, deverá somar o valor de resíduo ao Valor Total da contribuição do Período.

No registro M205 – Detalhamento Por Código de Receita (Visão Dctf), virá somado automaticamente do sistema G5 Phoenix, não sendo necessário a soma manual. Porém se o mesmo não ocorrer, deverá também ser o mesmo valor total informado no registro M200.

No registro M210 deverá informar o Valor Total dos Ajustes de Acréscimos (neste caso o resíduo). Totalizando se assim o Valor Total da Contribuição do Período.

Para finalizar será necessário então informar o registro M220 – Ajustes da Contribuição para o PIS/PASEP Apurada. Informe Tipo de Ajuste 1, Código de Ajuste 05, Descrição Resumida do Ajuste (a critério) e Data de Referência do Ajuste.

Lembrando que deverá efetuar o mesmo procedimento para a COFINS (se houver o resíduo), atentando-se aos registros do bloco M. E então é só validar!