1548 - Como numerar corretamente as páginas dos Livros Fiscais e Apurações?

06/12/2019

No sistema G5 Phoenix acesse o menu Cadastro/ Empresas/ Resultados Anteriores:

Se a empresa ainda não abriu em nenhum mês o livro respectivo das notas, o quadro de Numeração de Livros (No Livros) aparecerá em branco.

Se o quadro estiver em branco ou já houverem informações, e as numerações de páginas do mesmo não estiverem de acordo, para que o sistema numere automaticamente as páginas de livros, basta acessar o Menu Livros/ Entradas – Web, informar Mês para Impressão Do Mês 01 Até Mês 12. Fazer o mesmo para Saídas – Web. (Se houver informações incorretas apagar/zerar primeiramente as informações do quadro antes de fazer o processo).

Obs.: Deixar a configuração do livro para Vídeo ou PDF

Após fechar as páginas de livros geradas, acesse para verificação novamente o menu Cadastro/ Empresas/ Resultados Anteriores:

Para que o sistema preencha automaticamente a numeração dos livros de Serviços Prestados e Serviços Tomados, primeiramente deixe a configuração da impressora como WordPad (Menu Auxiliar/Controle Impressão/Matricial Turbo Wordpad).

Após acesse o Menu Livros/ISS/Serviços Prestados (modelo 51) informe mês para “impressão” de 01 a 12.

Ao abrir a sequência de meses dos livros poderá ocorrer a mensagem de que o computador não possui Wordpad.exe, basta clicar em ok em cada mensagem desta que aparecer.

Abrirá então a tela conforme abaixo para cada mês, deverá conferir a numeração e fechar, para que o preenchimento automático tenha efeito, este processo será efetuado apenas uma vez, pois o sistema após este numerará automaticamente. Faça o mesmo processo para os Serviços Tomados. E poderá então voltar a configuração desejada para impressão do livro.

No menu Cadastro/ Resultados Anteriores o primeiro mês iniciará como número 2 (dois), pois o número 1 (um) será relativo ao termo de abertura e encerramento, e os demais de acordo com a quantidade de páginas.

Para gerar a numeração das Apurações do ICMS e IPI será necessário repetir para o ICMS o processo efetuado para os livros de Serviços Prestados e Tomados (Utilizando Wordpad), e para enumerar a coluna do IPI será necessário efetuar o mesmo processo feito para os livros de Entradas e Saídas (Abrindo apuração em Vídeo ou PDF).