Contábil Phoenix

Como parametrizar o Diário Completo?

Acesse o menu Relatórios> Parametrizar/ Imprimir Diário Completo, esse menu permite imprimir todos os relatórios que devam compor o mesmo, na ordem definida pelo usuário de uma única vez. Vale ressaltar que tem que clicar para configurar no campo com três pontinhos conforme exemplo abaixo:

É possível imprimir em vídeo para verificar se tudo saiu como o esperado, e imprimir  a partir do relatório visualizado, clicando no ícone de impressora do alto da tela, conforme imagem abaixo:

 

Impressão parcial

Se tiver a necessidade de fazer a impressão parcial, clicando no ícone da impressora com a chave verde, informar o intervalo de páginas que deseja imprimir.

Quando a impressão selecionada tiver o formato Paisagem, nessa mesma tela, alterar nas propriedades o formato para paisagem. Informadas as configurações a partir da visualização, clicar Ok. Depois clicar no ícone normal de impressora que a impressão vai iniciar. Obs: Para identificar o número de ordem da página a ser impressa, verifique o número exibido no campo “página”, acima do relatório do lado esquerdo, pois é esse número que deverá ser informado e não o número da página impresso à direita.

Impressão Frente e Verso: Se a impressora do usuário estiver configurada para impressão frente e verso, seja ela automática ou manual, o sistema vai adequar as margens do relatório corretamente para esse tipo de impressão. Deve marcar essa opção na tela também, para que a impressão se inicie na página 3, já que por exigência das Juntas Comerciais o verso do termo de abertura deverá ser numerado e inutilizado com a marca d’água “Em Branco”.
E se a impressão dos blocos terminar em página Ímpar, o sistema deverá enumerar a próxima página e inutiliza-la com a marca d’água em branco.
A impressão frente e verso devem ser enviados direto para a impressora e não a partir da visualização do Relatório.

Impressão em Vídeo e PDF

A impressão em vídeo e em PDF utilizando a rotina de Parametrizar Livro Diário Completo, gera um único arquivo ordenado corretamente, permitindo que o usuário possa salvá-lo para o caso em que as impressões sejam feitas fora da empresa.

Formato A4

Se na configuração da impressora tiver definido papel A4, o sistema vai imprimir o relatório nesse formato, havendo um melhor aproveitamento de papel.

Salvar configurações de um ano para outro

A seleção dos relatórios é mantida para cada empresa de um ano para outro (período, modelo, tipo de quebra... etc), sendo necessário apenas entrar na tela de seleção e confirmar para que o sistema faça as validações necessárias dos processamentos e períodos selecionados, a fim de trazer as informações corretas na impressão.

Tela de seleção

Período: informar o mês inicial ao mês final do Livro diário, geralmente será de janeiro a dezembro, exceto quando a Empresa iniciou ou encerrou suas atividades no exercício a ser impresso.

Orientação: No caso de Impressão em Jato de tinta/Laser, definir se a impressão será no formato retrato (Vertical) ou paisagem (Horizontal). No caso da matricial, os relatórios são gerados no formato Retrato, apenas definir no controle de impressão se o mesmo será impresso em 80 ou 132 colunas.

Há duas formas possíveis de quebra para encadernação dos livros, são elas:

Por período: Marcando essa opção, clicar no botão “selecionar meses”, e checar os meses que se deseje fazer as quebras. O sistema irá imprimir até o mês indicado, saltando duas páginas para iniciar a impressão do próximo livro com o número de páginas na sequência. Se marcada a opção “Reiniciar páginas a cada livro” o sistema reiniciará a numeração do mês seguinte ao indicado para quebra no número 2, e assim sucessivamente em todas as quebras.

Por quantidade de páginas: Marcada essa opção, informar quantas páginas deve ter cada bloco, incluindo os termos de Abertura e Encerramento, para que o sistema salte duas páginas entre cada bloco para intercalá-los. Ex: Se informar 500 páginas por livro, o sistema iniciará a impressão na página 2 até a página 499, saltará duas páginas para intercalarmos o termo de encerramento do primeiro livro e o termo de abertura do próximo, continuando a impressão do próximo bloco na página  502 ou na página 2, no caso de pedirmos para reiniciar a numeração das páginas. OBS: A Legislação nos permite encadernar os Livros Diários, sem limitação de número de folhas, desde que não haja dificuldade de manuseio da Encadernação.  Por esse motivo o Contábil Phoenix deixa a critério de o usuário definir a quantidade de páginas que terá cada Encadernação. Podendo imprimir os livros numa ordem sequencial de páginas, dando continuidade à numeração dos próximos livros, de acordo com a orientação do art 255 do  RIR/99, ou reiniciar a numeração das páginas a cada bloco, de acordo com a IN 102/2006 da DNRC. Para tanto, antes de iniciarem a impressão, verifiquem em qual Órgão o mesmo será registrado, e qual a orientação em relação à ordenação das páginas.

Seleção/ ordenação dos relatórios a serem impressos

No quadro do lado esquerdo da Tela, temos todos os relatórios que podem compor um Livro Diário. Passe para o lado direito da tela, os relatórios obrigatórios para a Empresa ativa na ordem desejada para a impressão.
As setas entre os dois quadros servem para selecionar os relatórios levando-os para o lado direito da tela, ou tira-los da seleção, retornando-os para o lado esquerdo. Já as setas pra cima e para baixo do lado direito da tela dos relatórios selecionadas, serve para subir ou descer um relatório na ordem de impressão, para o caso do mesmo não ter sido selecionados na ordem desejada.
Após selecionar todos os relatórios que deverão compor o Livro Diário da empresa ativa, clicar no botão com três pontinhos a frente de cada um deles, para Parametrizar os dados necessários para impressão: selecionar modelo, processar os relatórios que exijam processamento. Os campos que estiverem desabilitados na tela de seleção são referentes aos dados já definidos na tela externa.

Necessidade de processamento: No caso das empresas com encerramento trimestral, os relatórios DOAR e DLPA, que exigem processamento, devem ser processados por trimestre, na ordem cronológica, do primeiro trimestre para o último. É possível fazer essa navegação e processamento dos trimestres pelo parametrizador do Diário completo.

Ordem cronológica

Para a impressão, vai prevalecer: primeiro a ordem cronológica, em seguida a ordem definida pelo usuário para impressão do relatório. Exemplo:
Diário – Mensal
Balancete: Trimestral
Balanço – Anual
DRE – Anual (Obs: A Dre por ser um relatório complementar ao Balanço deverá sempre seguir a mesma orientação de período do mesmo para impressão pelo configurador).
DOAR - Trimestral
DFC – Anual
DVA – Anual
DMPL – Anual
O sistema deve imprimir todos os relatórios em ordem cronológica. Nos meses de Março, Junho, Setembro e Dezembro, o sistema vai intercalar os relatórios trimestrais na ordem que esta definida na seleção. No mês de dezembro, o sistema vai incluir os relatórios anuais na ordem definida na seleção.

Impressão parcial Matricial e HP direto pra impressora, sem visualização

Se por algum motivo a impressão for interrompida, é só pedir a impressão preenchendo a seleção do relatório como se fosse pedir a impressão completa novamente, clicar no botão “Configurar páginas”, informar no campo “Página” a página inicial da primeira seleção, checar a opção parcial e informar o intervalo de páginas que desejamos imprimir, na seqüência da impressão interrompida. A página final, se não soubermos o número exato, pode ser informado 99999, que o sistema seguirá a impressão até o final.

Impressão parcial utilizando o recurso de reiniciar numeração das páginas

No caso da impressão frente e verso informar  o número que aparece no cabeçalho da tela, entre as setas da impressão em vídeo, que é a ordem de impressão da página e não o numero impresso do relatório.
A forma de solicitar a impressão parcial, quando utilizamos o recurso de reiniciar páginas, é informar o número da página desejada, como se não estivéssemos utilizando esse recurso.
A Fórmula para descobrirmos qual o número da página a ser informada é a seguinte:
[(Qtde de páginas por livro x qtde de livros anteriores ao desejado) + Página desejada ]
 

Exemplo de como imprimir parcial reiniciando a página

Se a minha impressão foi interrompida na página 54, do 4º livro. Minha impressão é de 500 páginas por livro, na tela principal devo preencher como se fosse pedir o livro inteiro novamente, período inicial, final, quantidade de páginas por livro. No botão “Configurar páginas” informar como página inicial a mesma página inicial do primeiro bloco impresso, marcar a opção “parcial” e no intervalo de páginas a imprimir, informar o número encontrado utilizando a fórmula acima e no campo final posso informar 99999. Usando essa formula o cliente ira informar a página 1554, que é a ordem de impressão da página, ou seja:
[(500 x 3)+54]  = 1554
Onde 500 = Quantidade de páginas por livro
3 é a quantidade de livros anteriores, já que quero imprimir o quarto livro
54 é a página que desejo imprimir do quarto livro.
Na duvida, peça uma única página na impressão parcial para ver se confere com os dados já impressos.

Esse artigo foi útil?

Agradecemos a sua opinião!
Ops, tente novamente mais tarde.
Como podemos melhorar?
Compartilhe nas redes sociais:
* Queremos ouvir sua opinião, escreva para nós. 0 / 140 caracteres
Não encontrou o que procurava? e sugira um novo conteúdo.
* Queremos ouvir sua opinião, escreva para nós. 0 / 240 caracteres
Agradecemos a sua opinião!
Ops, tente novamente mais tarde.