Busca XML

Como fazer a instalação do Novo Busca XML - Modulo Contador?

1 - Instalação Local

 

Abrir o instalador Busca XML Modulo Contador.

 

Seguir os seguintes passos:

 

1º passo – Clicar em Avançar na tela de Apresentação

 

 

 

 

2º passo – Leia os pré requisitos para a instalação

 

 

 

 

 

 

 

3º passo – Escolher o diretório onde deseja instalar o sistema, lembrando que estamos fazendo uma instalação local. O próprio instalador sugere o seguinte caminho: C:\BuscaXML.

 

 

 

 

4º passo – Selecionar se deseja criar um ícone no desktop.

 

 

 

 

5º passo – Leia o resumo das opções escolhidas para a instalação e clique em “Instalar”.

 

 

 

 

6º passo – Após finalizada a instalação, clique em Concluir e o sistema estará pronto para ser utilizado, com a opção de iniciar imediatamente o Módulo Contador.

 

 

 

 

2 - Instalação em rede

 

 

 

 

 

Observação: Se já estiver utilizando o sistema em uma instalação Local e deseja utilizar em rede, é necessário desinstalar o sistema na máquina Local , utilizando o “Uninstall” disponível na pasta onde o sistema foi instalado anteriormente, antes de iniciar a instalação em rede.

 

1º passo – O sistema deve ser instalado diretamente no servidor em uma pasta física, de acordo com as orientações da Instalação Local. Por exemplo: “C:\Sistemas\BuscaXML” ou “ C:\BuscaXML”

 

Observação: É imprescindível que seja instalado em um diretório “LOCAL” do servidor, ou seja, não deve ser utilizado um diretório “MAPEADO” de outra máquina.

 

2º passo – Não deve existir caractere especial ou espaços no nome da pasta.

 

3º passo – Criar um compartilhamento na pasta onde o sistema foi instalado, dando permissão de escrita e leitura.

 

4º passo – Caso o servidor tiver politicas de Firewall, deverá solicitar ao técnico de rede para abrir a porta 3051 pois o serviço do Firebird utiliza esta porta. Com isso, as máquinas estações acessarão o servidor.

 

5º passo – Na máquina estação, abrir a pasta compartilhada do servidor.

 

Por exemplo: \\192.168.7.92\ BuscaXML\ e executar o instalador EstacaoBuscaXML.exe.

 

Observações:

 

- O exemplo do IP citado acima deve ser obedecido a risca, a máquina “ESTAÇÃO” deve se dirigir a máquina “SERVIDOR” pelo IP da mesma e nunca por mapeamento.

 

- Deve ser executado o “EstacaoBuscaXML.exe.” diretamente do servidor, sem copiá-lo para a máquina estação.

 

- Deverá rodar o “EstacaoBuscaXML.exe.” em todas as estações que utilizarão o sistema.

 

3 – Apenas para servidor Linux

 

Para utilização no servidor Linux é imprescindível ter o Firebird 3.0 instalado e funcionando corretamente antes de efetuar a instalação do Busca XML.

 

Assistente de Conexão Busca XML

 

Após a instalação do sistema, existe um assistente de conexão que deve ser utilizado sempre que houver necessidade de alterar as configurações de conexão com o banco de dados ou executar ações relacionadas ao serviço do Firebird.

 

O acesso ao assistente é feito através da tela de Login do sistema > Botão “Configurações”:

 

 

 

 

 

 

 

1º Aba “Apresentação” - Apresentação do sistema e acesso ao autoatendimento.

 

2º Aba “Conexão” - Contém as propriedades de conexão com possibilidade de alteração e verificação, além de exemplos de preenchimento para auxiliar na configuração caso necessário

 

3º Aba “Servidor Proxy” - Configuração para utilização de servidor proxy:
https://autoatendimento.contmatic.com.br/conteudo/1685

4º Aba “Utilitários” - Nesta tela, podemos realizar algumas ações de manipulação no serviço do Firebird, porém estas ações só podem ser executadas na máquina servidor ou instalação local.

Se o usuário acessar o utilitário através da máquina terminal, não poderá realizar as ações, precisará se dirigir ao servidor.

 

Iniciar Serviço Firebird: Caso o serviço do Firebird esteja parado, utilize esta opção para inicializá-lo.

 

Parar Serviço Firebird: Se for necessário parar o serviço do Firebird, utilize esta opção.

 

Criar Serviço no Windows: Caso identifique que o serviço do Firebird não exista no Windows mesmo após a instalação do sistema, utilize esta opção para criá-lo.

 

Remover Serviço do Windows: Esta opção deve ser utilizada quando houver problemas no serviço do Firebird, então é possível removê-lo através deste botão e recriá-lo com a opção anterior.

 

Verificar porta do Firebird: Opção utilizada para consultar qual porta o Firebird está utilizando no momento.

 

Alterar porta 3051 do Firebird: Caso seja necessário alterar a porta padrão do Firebird (3051), utilize esta opção para informar outra porta a ser utilizada.

 

Verificar versão do Firebird: Executa automaticamente um comando do CMD que retornará a versão do Firebird instalada na máquina.

 

Solucionando possíveis problemas

 

 

1 – Erro: “DBX Error”:

 

 

Verifique em: Gerenciador de tarefas→ Serviços→ “FirebirdServerBuscaXMLServidor”→ Status→ “Em execução”.

 

Caso este esteja “PARADO” verifique:

 

a) Inicie o serviço através do próprio gerenciador de tarefas ou do assistente de conexão > aba “Utilitários”;

 

b) Se o usuário logado na máquina tem permissão de administrador, caso negativo entre em contato com a infra;

 

c) Verifique com o técnico de rede se a porta “3051” esta liberada no “Firewall do Windows”. Caso não esteja, confira o tutorial de como liberá-la:

https://autoatendimento.contmatic.com.br/conteudo/1660

 

d) Certifique-se de que o local do banco de dados foi compartilhado corretamente;

 

e) Entre em contato com o Suporte Técnico da Contmatic.

Esse artigo foi útil?

Agradecemos a sua opinião!
Ops, tente novamente mais tarde.
Como podemos melhorar?
Compartilhe nas redes sociais:
* Queremos ouvir sua opinião, escreva para nós. 0 / 140 caracteres
Não encontrou o que procurava? e sugira um novo conteúdo.
* Queremos ouvir sua opinião, escreva para nós. 0 / 240 caracteres
Agradecemos a sua opinião!
Ops, tente novamente mais tarde.