Quando há troca de contador durante o ano, e a Empresa entrega duas ECDs com Planos de Contas diferentes, há a obrigatoriedade da informação do Registro I157 para relacionar as contas de um Plano para o outro.
Se na primeira ECD houver contas contábeis com movimentação, que termina com saldo 0,00 (zero) e não tem movimentação na segunda ECD, quando recuperada essas ECDs na ECF, todas as contas que tiveram movimentação na primeira ECD, terminando com saldo 0,00 (zero) e que não tiveram movimentação no segundo período, são acusadas erros no K155:
“A conta contábil constante neste registro deve existir no registro J050 como analítica e deve haver um registro J051 filho que vincula a conta contábil e centro de custo constantes neste registro a um referencial”.
Há duas soluções para essa situação:
1 – Necessário incluir essas contas nos Registros K155 e a conta referencial correspondente a elas no Registro K156.
2 – Substituir a ECD do segundo período fazendo os seguintes ajustes, segundo orientação da RFB - Receita Federal do Brasil:
Atenção: Caso optem por substituir a ECD, após fazer as alterações abaixo, assine a ECD e antes de transmitir, recupere na ECF para ter certeza de que todas as contas foram corrigidas, pois o validador da ECF aceita recuperar a ECD apenas assinada e não transmitida. Estando sem erro algum na recuperação, ai sim, faça a transmissão da ECD.
Em resposta a RFB já identificou que há uma falha, mas não entendemos que haja a possibilidade de ajuste direto no validador da ECF, pois cremos se tratar de uma falha do validador da ECD, pois é nele que é feito o relacionamento entre planos através do Registro I157, por isso sugerimos a única forma de correção possível até o momento, baseado na orientação da própria RFB, que vai exigir a substituição da ECD do segundo período com as seguintes alterações:
Apurar quais as contas contábeis informadas na primeira ECD nessa situação: Com movimentação e saldo final zerado e a conta correspondente a ela no Plano de Contas do segundo período sem movimentação.
Informar essas contas na Planilha XLS do Registro I157, relacionando com as contas do Plano de Contas atual. Feito isso, importar a planilha novamente com as alterações, sobrepondo os dados anteriores na tela de geração da ECD.
Gerar novamente a ECD em substituição a anterior com essas alterações e esse erro será eliminado da ECF, quando recuperar ambas ECD´s na ECF.
Esse artigo foi útil?