Se, na validação da ECF, aparecer os erros abaixo:
Quando o validador acusar algum problema no Registro M410, o que devo verificar no sistema contábil?
1- O primeiro passo é conferir dentro do validador no Registro L300 na linha: Resultado Liquido do período antes do IRPJ e da Contribuição Social – Atividade Geral.
Se esse valor está exatamente igual ao valor correspondente do Menu: Lalur/Lacs, Relatórios, PARTE A do mesmo período (anual ou por trimestre).
DICA: Lembre de olhar todos os Trimestres, pois o validador sempre acusa o primeiro trimestre, mesmo que o erro não seja nele.
2- O segundo Passo é Verificar no menu Relatórios, Demonstração do Resultado do Exercício, MODELO 1 se o valor do campo “Lucro Liquido antes do IRPJ” está igual ao valor do campo de mesmo nome do Menu Lalur/lacs, Relatórios, Parte A.
Se não tiver, é por que foram feitas alterações após a ultima integração do LALUR, acessar o Menu: Lalur/Lacs/ Integrar Lalur/Lacs e integrar o período e os períodos posteriores do mesmo Exercício.
3- O terceiro Passo é verificar se a empresa NÃO é atividade Rural e se há contas vinculadas a Contas do Plano Referencial de Atividade Rural.
Se por exemplo sua empresa for PJ em Geral, acesse o Menu Cadastros, Configurações do Plano de contas, Plano Referencial SPED - ECF e verifique se há contas vinculadas com contas começando com 3.11, se houver e a empresa não for Atividade Rural, buscar as contas corretas no grupo de contas da “Atividade em geral”.
DICA:
4- O quarto Passo é acessar o Menu Lalur/Lacs, Configurações, Histórios do Lalur/Lcas Parte A e conferir se os históricos estão vinculados a códigos correspondentes à atividade em geral. Exemplo: No caso das empresas PJ em geral, não deve haver nenhum histórico vinculado aos códigos superiores ao código 172 do M300 e M350, pois tratam de atividade Rural.
O histórico configurado como Contribuição Social para adição ao Ir, não deve estar vinculado a nenhum código M300 e M350, pois o mesmo vai automaticamente através do vínculo com a conta "Contribuição Social" do Plano Referencial.
5- O quinto Passo é verificar se o valor do Prejuízo Fiscal/ Base Negativa do período foi lançado Manualmente e corretamente no Menu Lalur/Lacs, Parte B, com a data em que o mesmo ocorreu.
No caso das empresas Lucro Real Trimestral, o Prejuízo Fiscal/Base negativa de um trimestre deve ser lançado na parte B com a data do ultimo dia do Trimestre.
No caso das Empresas Lucro real Anual, apenas o Prejuízo Fiscal/ Base negativa do ano deve ser lançado na Parte B, nunca lançar os Prejuízos Fiscais/ Base Negativa relativas aos Balanços de Suspensão.
6- Sexto passo: Os meses que houve Lucro Real com compensação de prejuízos anteriores, devem ser lançados Manualmente no LALUR/LACS Parte B o valor compensado na Parte A. Seguindo as regras acima de datas.
Atenção: O Prejuízo Fiscal/ Base negativa a ser lançado na Parte B do LALUR/LACS é aquele que figura na Parte A do LALUR/LACS, ou seja, o Prejuízo contábil com os ajustes, que podem alterar o prejuízo contábil, tornando-o Prejuízo Fiscal ou as vezes até mesmo um Lucro Real, que no caso não iria para a Parte B.
7- Ultimo passo Acesse ao menu: LALUR/LACS, Configurações, códigos para lançamento parte B, verifique se a opção “compensar na parte A, esta marcada. Isso também ocasiona erros de M410.
Geralmente, esses erros ocorrem para os usuários que não marcam no Código para lançamento da parte B.
Se por algum motivo, não desejar fazer a compensação do Prejuízo Fiscal/ Base Negativa no limite de 30% do Lucro Real, para que o sistema não faça a compensação.
Só que o fato de não marcar essa opção, o sistema não gera no Registro M410 do LALUR e do LACS o lançamento do Prejuízo Fiscal ou Base negativa respectivamente como PF e BC.
Nesse caso, então, dar um duplo clique no link do erro desse erro no validador e ajustar DB para PF quando se referir ao prejuízo fiscal e BC quando se referir a Base Negativa da CSLL, conforme imagens a seguir:
Esse artigo foi útil?