2032 - Como conferir o fechamento da Folha no eSocial?

28/05/2021

Dentro do sistema da Folha, o primeiro passo é encerrar os colaboradores de maneira individual, com isso o sistema gera o gatilho dos eventos S-1200 e S-1210, assim que os gatilhos são gerados, você precisa acessar o Robomatic e e enviar os eventos para o eSocial. O S-1200 é a remuneração do funcionário (basicamente o holerite do colaborador) e o S-1210 é o pagamento (informação de IR, pensões alimenticias e datas de pagamento).

Assim que os eventos acima estiverem sincronizados você pode fazer o encerramento da Empresa para gerar o gatilho do S-1299 (que é o encerramento da sua Folha).

IMPORTANTE: O S-1299 não é sincronizado enquanto você tiver algum evento S-1200 ou S-1210 dentro do Robô.

Eventos sincronizados, já podemos acessar o portal do eSocial, acesse login.esocial.gov.br/login.aspx  e clique no botão Entrar com gov.br. Em seguida clique na opção Certificado Digital e faça o login.

Se for um acesso realizado com procuração, você precisa trocar o perfil do acesso:

Na tela, selecione na opção o tipo do Procurador e na sequência o portal do eSocial vai pedir para você informar o CPF ou CNPJ da empresa (seu cliente), em seguida clique em Continuar. Pronto, perfil de acesso trocado, agora vamos aos dados do seu cliente!

As informações da Folha vão sempre ficar disponíveis no menu Folha de Pagamentos.

Dentro desse menu você tem duas opções: Gestão de Folha que vai demonstrar para você todos os holerites dos colaborador e Totalizadores que vai demonstrar para você o Resumo da Folha e o Resumo dos Funcionários.

DICA: Vá primeiro na opção Totalizadores para conferir se o resumo da sua folha esta batendo com o que você tem dentro do sistema.

Dentro de Totalizadores você pode conferir de maneira individual (por Trabalhador) ou o resumo  por Empregador, vamos primeiro no resumo do Empregador,  clique na opção Contribuição Previdenciária, informe a Competência e clique em pesquisar.

Agora vamos entender esta tela comparando com o seu resumo da sua Folha gerada pelo sistema:

Se você rolar a tela para baixo dentro do portal do eSocial, ele vai te trazer os detalhes dos valores:

Se a sua Folha tiver outros tipos de Colaboradores, como Sócios por exemplo, você não pode esquecer de imprimir a Folha dos Sócios para somar com as bases que o eSocial vai te apresentar.

As folhas das competências mês 05/2021 e 06/2021 ainda continuam sendo recolhidos pela sefip e a sua GPS tambpem deve ser impressa no sistema. A partir da competência 07/2021, você vai usar a sefip para entregar o FGTS e passa a usar a DCTFWeb para o INSS (sua GPS). Até lá, vamos ensinar você a conferir na DCTFWeb também.