Contábil Phoenix

Como gerar ECF Livro caixa pelo contábil ?

Veja o passo a passo como gerar Licro caixa ou Não obrigada a entrega de ECD

 

Ou siga os procedimentos a seguir

O bloco Q (Livro Caixa) deverá estar preenchido para as pessoas jurídicas optantes pela sistemática do Lucro presumido que se utilizem da prerrogativa prevista no parágrafo único do art. 45 da Lei nº 8.981, de 20 de janeiro 1995, e cuja receita bruta no ano seja superior a R$ 1.200.000,00 (um milhão e duzentos mil reais), ou proporcionalmente ao período a que se refere, de acordo com a regra abaixo: 

Se 0010.IND_ESC_PRE = “L” E SOMA (P200(2) + P200(4) + P200(6) + P200(8)) > 100.000 x (Número de Meses da ECF) então Bloco Q é obrigatório.

COMO GERAR:

  1. No menu cadastros, empresas, cadastros (aba escrita) no campo tipo caixa, utilizem a opção 1 - caixa (Para quem tiver como contabilidade depois da geração da ECF, volte a informação de origem).
  2. No menu :SPED, GERAR ECF.
  3. Irá preencher as informações e informar que não tenham obrigatoriedade de entrega da ECD, porém fazem contabilidade e irão entregar como livro caixa e o bloco Q
  4. No Regime de Reconhecimento de Receita: Para as empresas com forma de tributação Lucro presumido selecionar uma das opções disponíveis: Competência, já as"Imunes" ou "Isentas" que fizeram a Escrituração Contábil,  forem desobrigadas da Entrega da ECD selecionar Competência  Livro Caixa ou Não Obrigada a Entregar a ECD. devem preencher essa opção para que o validador não exija a recuperação da ECD para validar a ECF.

Para as empresas com forma de Tributação "Lucro Presumido", mas que por algum motivo precise entregar a ECF sem a recuperação da ECD, deve marcar a Opção "Livro Caixa ou Não Obrigada a Entregar a ECD", clicar no botão "Selecionar contas" e selecionar as contas de disponibilidades que devam compor o Livro Caixa. E gerar o Bloco Q
 

Esse artigo foi útil?

Agradecemos a sua opinião!
Ops, tente novamente mais tarde.
Como podemos melhorar?
Compartilhe nas redes sociais:
* Queremos ouvir sua opinião, escreva para nós. 0 / 140 caracteres
Não encontrou o que procurava? e sugira um novo conteúdo.
* Queremos ouvir sua opinião, escreva para nós. 0 / 240 caracteres
Agradecemos a sua opinião!
Ops, tente novamente mais tarde.