Como preencher o campo 10 do registro 0010 no caso de empresas não obrigadas a entregar a Escrituração Contábil Digital (ECD)?
No menu Cadastros> Empresas> Cadastros na aba Escrita, no campo Tipo Caixa, utilizem a opção 1 - caixa (Para quem tiver como contabilidade depois da geração da ECF, volte a informação de origem).
No menu Cadastros> Empresas> Cadastros na aba Contabilidade no campo Forma de Tributação, verifique se está preenchida a forma de tributação, as vezes está em branco e gera o erro.
No menu SPED> Central de Comunicação, na aba ECF.
Irá preencher as informações e informar que não tenham obrigatoriedade de entrega da ECD, porém fazem contabilidade e irão entregar como livro caixa e o bloco Q
No Regime de Reconhecimento de Receita: Para as empresas com forma de tributação Lucro Presumido, selecionar uma das opções disponíveis: Competência. Já as"Imunes" ou "Isentas" que fizeram a Escrituração Contábil, forem desobrigadas da Entrega da ECD selecionar Competência Livro Caixa ou Não Obrigada a Entregar a ECD. Devem preencher essa opção para que o validador não exija a recuperação da ECD para validar a ECF.
Caso não dê certo nenhuma opção acima, você acessa o menu SPED> Central de Comunicação. Vai na aba ECF e em seguida na aba Configurar. Dentro dessa aba, clica no campo Carregar Empresas/Configurações. Como é o primeiro ano efetivo da ECF na Central, ela precisa reconhecer as empresas e os campos de Formas de Tributações Corretos. Aí depois de executar o procedimento acima, você gera a ECF de novo e importa no programa ECF para ver se vai dar certo. Conforme exemplo abaixo:
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