Esta rotina é necessária para buscar os lançamentos feitos individualmente nas empresas filiais, sobre os valores consolidados.
Para que essa rotina funcione adequadamente, temos que seguir seguinte passo a passo:
1 - No cadastro das Empresas Filiais, deve estar preenchido o campo “Apelido Matriz” com o apelido da empresa Matriz no menu Cadastros> Empresas> Cadastros.
2 - Todas as empresas devem usar o mesmo número de Plano de contas (Matriz e Filiais).
3 - Os lançamentos são realizados individualmente, ou seja, os movimentos vindo de Folha, G5/Junior devem ser feitos cada qual em seu respectivo apelido, e integrado nas mesmas, para só então consolidar na Matriz.
4 - Para consolidar, devemos ativar a empresa Matriz, entrar no menu Processamentos> Consolidação Matriz/Filiais, marcar na tela de consolidação os períodos que deseja consolidar: Saldo inicial e os meses do exercício. O ideal é implantar o saldo da matriz isolado, e consolidar o saldo inicial das filiais, para poder utilizar o recurso do sistema de imprimir os relatórios apenas com as informações da Matriz. Se o saldo da matriz já foi implantado consolidado, nesse caso, é possível fazer a conversão dos saldos iniciais, para decompor os saldos iniciais da Matriz, e então clicar em Consolidar. Na tela de consolidação, o sistema indicará, quais os meses foram feitos as consolidações.
5 - Se por algum motivo precisar de relatórios individualizados da empresa matriz, poderá optar por apagar a consolidação usando a opção “Apagar consolidação” que apaga todos os lançamentos gerados pela consolidação do período selecionado. Não é necessário apagar uma consolidação para fazer uma nova, pois os dados de consolidação de um novo período sobrepõem a Consolidação anterior.
6 - O sistema permite fazer consolidação em fila, para isso é necessário montar uma fila com todas as empresas “Matriz”, selecionar essa fila, indicar os períodos que deseja consolidar, que o sistema gera a consolidação de todas as empresas da fila.
7 - Se houver algum erro nos lançamentos vindos das filiais, o sistema indica com a letra “E” no período com erro, no campo “Resumo anual de todas as consolidações” na linha com o apelido da empresa. E no lado direito da tela, no quadro amarelo, aparece o apelido da empresa e o mês com erro, com um duplo clique sobre esse campo o usuário consegue visualizar a tela de “Correção da Consolidação”, onde é possível visualizar qual o lançamento que impediu a consolidação, corrigi-lo, e consolidar com sucesso.
8 - Caso o usuário corrija os lançamentos contábeis apenas de uma das filiais, é possível fazer a consolidação individual, sobrepondo apenas os lançamentos da mesma no processo de consolidação. Para isso, no campo “Filiais” da tela de consolidação Matriz/ Filiais, o usuário deve selecionar o apelido dessa filial, marcar os meses que deseja consolidar novamente, e clicar em consolidar. Dessa forma o sistema trará os lançamentos da filial em que foram feitas, mantendo os lançamentos das outras consolidadas anteriormente.
RELATÓRIOS: Depois nos relatórios, é só marcar a opção CONSOLIDADO, que os relatórios irão sair consolidados.
CONTROLE DE ROTINAS: Caso o usuário utilize o controle de Rotinas, apenas a consolidação com a opção Filiais - “Todas”, considera o processo como concluído.
DICA: As empresas também devem utilizar o mesmo número de plano de contas.
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