Contábil Phoenix

Como configurar o CMV?

Veja como configurar o seu CMV

Ou se preferir siga os procedimentos:

Acesse o menu Cadastros> Configuração do Plano de Contas> CMV - Custo de Mercadoria Vendida

1 - Configuração: À esquerda da tela, temos o campo Tópicos a Configurar, que são os grupos de contas necessários à montagem da apuração do CMV. São Eles:

  • Custo das Mercadorias Vendidas
  • Estoque de Mercadorias
  • Compra de Mercadorias
  • Compras Anuladas
  • Descontos Incondicionais Obtidos
  • Fretes/ Seguros sobre Compras
  • Vendas de Mercadorias
  • Vendas Anuladas
  • Descontos Incondicionais Concedidos
  • ICMS sobre Faturamento
  • PIS sobre Faturamento
  • COFINS sobre Faturamento
  • IPI sobre Vendas

2 -  Ao selecionar o Tópico desejado, basta incluir as contas contábeis que se referem a esse Tópico. É possível informar quantas contas forem necessárias para cada Tópico.

3 - Os tópicos 2, 3, 4, 5 e 6, possuem dois campos para cada conta que vamos configurar, pois na apuração do CMV o saldo das contas configuradas em cada tópico, deverá ser transferido para a conta CMV. Portanto, temos que informar para cada conta desses itens, qual a conta de CMV correta na hora de fazer o lançamento contábil.

Exemplo: No Tópico Compra de Mercadorias, configuramos as contas - Compra de Matéria Prima, Compra de Mercadoria para Revenda, na hora de apurarmos o CMV, teremos que transferir o saldo da Conta Compra de Matéria Prima, para a conta Custo dos Produtos Vendidos, e na hora de configurar a Conta Compra de Mercadorias para Revenda, utilizaremos a conta Custo das Mercadorias Vendidas.

DICA 1: Lembrando que o campo PARTIDA é a conta contábil referente ao tópico a contabilizar, e a CONTRA PARTIDA a conta contábil do CMV para apurá-la, independente se a conta deverá ser Debitada ou Creditada no momento da apuração. Se o usuário utilizar apenas uma conta de CMV, pressionando a tecla ENTER no campo Contra Partida deixando este vazio, o sistema trará automaticamente a conta configurada como CMV.

Se preferir use a tecla F6, no campo CONTRA PARTIDA o sistema trará a relação de contas configuradas como CMV para selecionarmos, qual conta é adequada à conta que estivermos configurando. Temos também os recursos F5 e CTRL+ENTER para pesquisar o Plano de Contas, ou até mesmo cadastrar contas necessárias para a configuração.

4 - Feitas as configurações, no momento em que formos apurar o CMV, deveremos entrar no menu Processamento> CMV/RCM - Custo das Mercadorias Vendidas...

Apuração:

  1. Clicar no botão Valor Estoque Final (Esses valores devem estar de acordo com o levantamento do Inventario do Estoque), e informar o saldo final de cada uma das contas. E Processar.
  2. O sistema buscará os saldos das contas configuradas e fará a apuração devida, gerando os lançamentos contábeis resultantes da apuração.
  3. Clicar no botão Imprimir para visualizarmos o relatório resultante da Apuração do CMV.

DICA:  A APURAÇÃO DO CMV DEVE SER FEITA ANTES DO ENCERRAMENTO DOS PERÍODOS, POIS GERA LANÇAMENTOS CONTÁBEIS.

Utilitários:

O botão Copiar Cfg: Permite copiar a configuração do CMV do Plano atual para um outro Plano de Contas que contenha o mesmo formato de conta que o Plano atual.

Ao pressionarmos o botão direito do Mouse a tela apresenta as opções abaixo:

Checar configuração: Verifica toda a configuração digitada, informando a posição de cada Tópico.

Apagar configuração Atual: Limpa as contas digitadas, permitindo uma nova configuração.

Copiar Configuração do CMV para Outro plano de contas: Esse atalho permite copiar a configuração do CMV do plano selecionado, para outro que tenha a mesma estrutura de contas.

Esse artigo foi útil?

Agradecemos a sua opinião!
Ops, tente novamente mais tarde.
Como podemos melhorar?
Compartilhe nas redes sociais:
* Queremos ouvir sua opinião, escreva para nós. 0 / 140 caracteres
Não encontrou o que procurava? e sugira um novo conteúdo.
* Queremos ouvir sua opinião, escreva para nós. 0 / 240 caracteres
Agradecemos a sua opinião!
Ops, tente novamente mais tarde.