Contábil Phoenix

Como corrigir o erro: Registro I250 ao validar a empresa na ECD?

Esse erro normalmente acontece quando há exclusão de Plano de Contas ou quando há troca de plano de contas e transportaram os saldos e com isto as contas afetadas ficam com XXXXXXXXXXXX nos saldos iniciais, ou também quando efetuaram alguma exclusão ou alteração de conta após ela ter sido movimentada.

A primeira coisa a se fazer é seguir os passos abaixo, mas recomendamos que isso seja feito com o período aberto :

Acesse o menu Lançamentos > Contábeis. Ao abrir a tela, clique em Auxiliar, e vá na opção Verificador de Diferenças, clique em Verificar e observe se o sistema demonstra lançamento com erro. Depois, repita o processo na aba Lançamentos Incompletos. Clique em Verificar e observe se o sistema demonstra algum lançamento com erro.
Depois acesse novamente o menu Lançamentos > Contábeis. Ao abrir a tela, clique em Auxiliar, e agora selecione a opção Verificador de Contas do Lançamento. Nesta tela, o sistema mostrará se possuir algum lançamento com a conta divergnte do Plano de Contas. 

Se constar lançamentos com diferenças, o sistema identificará o tipo de erro através de cores, como abaixo:

VERDE = Ocorre quando já tinha efetuado lançamento contábil e foi alterado no Plano de Contas o número da conta analítica.
VERMELHO = Ocorre quando já tinha efetuado lançamento contábil e foi alterado no Plano de Contas o número da conta reduzida.
AZUL = Ocorre quando já tinha efetuado lançamento contábil e a conta foi excluída do Plano de Contas (seja no ano ativo ou em qualquer outro ano) Obs: Se o Plano de Contas for Geral, este Plano será o mesmo em uso por todas as empresas e ao excluir uma conta em determinada empresa estará afetando as demais com o mesmo Plano de Contas).
CINZA = Ocorre quanto já tinha efetuado lançamento contábil e foi alterado no Plano de Contas,  tanto a conta analítica quanto a reduzida.

É possível corrigir estes lançamentos tanto dando um duplo clique e corrigindo um por vez, como clicando em Recuperar Lançamento para que o sistema faça a correção, com exceção da cor azul, onde a conta foi excluída e terá que cadastrar novamente no Plano de Contas, ou alterar manualmente os lançamentos detectados para uma nova conta contábil.

Uma outra situação que também ocorre erro no Registro I250, é quando existe a mudança no Plano de Contas de um ano para o outro e é realizado o transporte de saldos automaticamente, ou quando uma conta contábil em uso é excluída do Plano de Contas. Nestes casos a conta ficará destacada com vários XXXXXXXXXXXXXXXXXXX como abaixo.

Quando há troca de Plano de Contas, e a conta com XXXXXXXXXXXXXXXXXXX estiver com saldo 0,00 e não fizer parte do seu Plano de Contas, poderá clicar em Excluir selecionando a conta com erro e confirmando com SIM.

Após verificadas todas as situações e confirmado que não há diferenças nos Lançamentos Contábeis, acesse o Menu Sped > Central de Comunicação > ECD > aba Verificar / Gerar e gere o arquivo da ECD novamente e importe no programa validador da Receita Federal Sped Contábil.

 

 

 

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