Contábil Phoenix

Como configurar Lalur Lucro real Estimativa?

Veja o passo a passo da configuração do Lalur estimativa

Ou se preferir siga os procedimentos:

O Lucro Real Anual a empresa apura o Lucro Real apenas no final do Exercício, devendo recolher o imposto mensalmente calculado por estimativa, ou ainda suspender o pagamento do Imposto devido  relativo ao mês em que levantar Balanço ou Balancete, quando o valor do imposto devido, calculado com base no Lucro Real do ano-calendário em curso, até esse mês, for igual ou inferior a soma do imposto pago, correspondente aos meses anteriores do mesmo ano calendário. A Empresa poderá ainda reduzir o valor do imposto a ser pago, ao montante correspondente a diferença positiva entre o imposto devido pelo Lucro Real do ano calendário em curso, até o mês em que levantar um Balancete , e a soma do imposto pago correspondente a soma dos meses anteriores do mesmo ano calendário. Para isso, deverá demonstrar em relatórios contábeis e LALUR, o valor do imposto apurado. 

Acesse ao menu: Cadastros> Empresas> Cadastro, vai na aba Contabilidade e informe a forma de tributação: 

1- Se sua empresa é Lucro Real Estimativa selecione  as opções: 3 ou 4 .


2- Ainda no menu Cadastros> Código DARF, informe os códigos de sua DARF de Imposto de Renda e Contribuição Social de acordo com a forma de sua tributação do cadastro da empresa.

3- O próximo passo é cadastrar os históricos do Lalur, para isso acesse o menu Lalur/Lacs> Configurações> Históricos do Lalur/Lacs parte A.
Nessa tela cadastre seus códigos de Adição, Exclusão e Compensação e correlacione com as tabelas dinâmicas M300 e M350 para evitar erros futuros na ECF.


 
DICA: O histórico do lalur criado para a contribuição social não deve ser correlacionado as tabelas dinâmicas M300 e M350.

4- Lançamentos Finais do Lalur, dentro do menu: Lalur/Lacs, Configurações, Lançamentos finais do LALUR.

Deverá informar as contas necessárias para a contabilização dos impostos. Na primeira Tela "Lucro Real", devem ser informadas as contas para contabilização do Imposto trimestral e do Ajuste anual, lembrando que nesse caso, essa deverá ser uma conta de resultado, tendo como título de resultado no plano de contas respectivamente, Imposto de Renda e Contribuição Social, visto que é uma apuração definitiva. Na guia  "Lucro Real Estimado", devem ser informadas as contas para a contabilização dos recolhimentos mensais, sejam feitos por estimativa ou redução, portanto, por ser uma antecipação de imposto, deve ser utilizada uma conta de Imposto a Recuperar.


 
5 - Após configurar seus históricos, o próximo passo é acessar o menu Cadastros> Plano de Contas, localizar suas contas contábeis que irão compor seu Lalur e amarrar o código do histórico do Lalur parte A.


 
DICA: Lembre de amarrar o histórico da CSLL na sua conta de Resultado da Contribuição Social apenas para IR , pois ela é uma adição no cálculo do Lalur.

5 - Feito as configurações acima é só ir fazendo seus lançamentos contábeis se sua empresa é lucro real estimado irá integrar o Lalur mensalmente e acumulado acessando o menu Lalur/Lacs> Integrar LALUR/LACS.


 
6 - Onde lançar o prejuízo fiscal para compensar na parte A do Lalur? Se tiver prejuízo fiscal de períodos anteriores, acesse o menu LALUR/LACS> Lalur/Lacs> Parte B na ficha IRPJ (Prejuízo Fiscal) clique em novo, utilize o comando F5 ou ctrl+enter para pesquisar o código configurado como "Conta Prejuízo" da tela de código para Lançamentos da Parte B, informe a data que deve ser a data final do período imediatamente anterior:
Ex: A data deve ser o último dia do ano do ano anterior. Ou o que está apurando, e deve ser lançado apenas uma unica vez, nunca mensal.

Informe o histórico, para controle dos valores, os Prejuízos fiscais devem ser informados como Crédito, e o lançamento da Compensação desses prejuízos, devem ser lançados como Débito.

Após a apuração do resultado do período, se o Resultado apurado for um Lucro, o sistema lançará a compensação do prejuízo fiscal prevista na Lei automaticamente na Parte A do LALUR.
Você deve verificar o valor informado e lançá-lo na parte B manualmente o valor dessa compensação.

Não podemos esquecer que nas empresas Estimativa, só poderemos aproveitar o Prejuízo Acumulado de anos anteriores, pois os prejuízos durante o exercício, estão absorvidos nos outros resultados positivos do período, visto que devemos sempre apurar sobre o resultado acumulado. 

Se tivermos que registrar alguma outra informação na Parte B do LALUR, deveremos criar códigos para isso: Na tela de lançamentos, LALUR, parte B, clicamos na tecla "Por Código". Com o comando "CTRL+Enter" no campo Código,  o sistema abre a tela para cadastramento dos códigos necessários. Informe o código numérico, a descrição do que deseja lançar na Parte B, grave. Clique em sair e já poderá utilizar esse código para fazer o lançamento na parte B.

7 - Onde lançar Base Negativa da CSLL para compensar na Parte A do Lalur?
Acesse o menu Lalur/Lacs> Lalur/Lacs> Parte B, entre na aba CSLL(Base Negativa), clique em novo, utilize o comando F5 ou Ctrl+Enter para pesquisar o código da conta configurada na tela de código para lançamentos da parte B, informe a data que deve ser a data final do período imediatamente anterior:

Ex: A data deve ser o último dia do ano do ano anterior. Ou o que está apurando, e deve ser lançado apenas uma unica vez, nunca mensal.

Informe o histórico, para controle dos valores, Base Negativas devem ser informados como Crédito, e o lançamento da compensação dessas bases negativas, devem ser lançados como débito.

Após a apuração do resultado do período, se o Resultado apurado for um Lucro, o sistema lançará a compensação da Base Negativa prevista na Lei automaticamente na Parte A do Livro de Apuração da CSLL. Devemos verificar o valor dessa compensação, e lançarmos na parte B manualmente o valor da mesma.

Não podemos esquecer que nas empresas Estimativa, só poderemos aproveitar a Base Negativa de anos anteriores, pois os resultados negativos durante o exercício, estão absorvidos nos outros resultados positivos do período, visto que devemos sempre apurar sobre o resultado acumulado.
 
Se tivermos que lançar alguma das deduções previstas por Lei (PAT, IR FONTE, ATIVIDADE DE CULTURA E ARTÍSTICA, VALE TRANSPORTE, ATIVIDADE AUDIO VISUAL, FUNDO DA CRIANÇA, OUTRAS), devemos ir no menu LALUR> LALUR/CSLL> Parte A. Nessa tela clicaremos na tecla Deduc/Apuração. Abrirá outra tela, na Janela IRPJ, devemos clicar em Inserir, clicar na seta para selecionarmos o histórico desejado, informar o valor e clicar em OK. O IRRF não deverá ser informado nessa tela, pois o sistema busca automaticamente os valores lançados nas Notas Fiscais de Serviço digitadas no G5 Phoenix, levando esse valor direto para tela de apuração do DARF, e nessa mesma tela de apuração, podemos informar o valor, no caso de não utilizarmos o G5 Phoenix.

O sistema traz automaticamente os valores de IRRF das notas de serviços lançadas no G5 Phoenix, se quiser que o sistema faça essa compensação, apague o valor zerado da linha abaixo, para que o sistema considere o valor automático. Nessa mesma tela também é possível gerar o lançamento de apuração do IR Fonte, baixando da provisão do IRPJ mensal, transferindo o valor do IRRF contabilizado nas notas de serviços, apurando um valor a recolher ou a recuperar. A Conta utilizada para contabilização do IR Fonte deve ser informada também na tela de configurar lançamentos finais, LALUR. A mesma regra serve para o DARF da CSLL, com a diferença que o sistema não traz o valor da CSLL Retida na Fonte automaticamente.

8- As empresas optantes pelo Lucro Real Anual (Estimativa)

Feitos e conferidos os lançamentos do mês Integrar LALUR, informando como mês inicial sempre o primeiro mês de movimento da empresa e mês final, o mês que desejamos apurar. 
O próximo passo é acessar o menu Lalur/Lacs> Controle de Suspensão/Redução, recolher e gerar os lançamentos mensalmente do seu imposto de acordo com a melhor opção para sua empresa 

 
Na tela Controle de suspensão redução, poderemos comparar o valor do imposto calculado por estimativa e pelo Lucro Real, e optar pela forma de recolhê-lo.

O sistema faz essa comparação e indica qual a forma mais vantajosa de recolhimento, muito embora permita que o usuário selecione outra forma de recolhimento que desejar.

O cálculo do imposto por estimativa é trazido automaticamente dos valores do faturamento lançado no G5 Phoenix, embora possa ser preenchido manualmente ou alterado, clicando na tecla "Visualizar cálculo da estimativa", onde deverão ser informados também, os ganhos em rendimentos variáveis e outras receitas, para composição da base do imposto.

Para conferir os cálculos efetuados pelo Lucro Real e por estimativa, podemos clicar em "Visualizar Processo", nessa tela, podemos inserir também as deduções permitidas por Lei, clicando na tecla "Deduções", inserir, selecionar o histórico clicando na setinha, e informamos o valor da dedução, lembrando de obedecer aos limites previstos pela legislação.

O imposto de renda retido na fonte não deverá ser incluído nas deduções, pois o mesmo deverá ser diminuído direto da forma escolhida para recolhimento (Estimativa ou Redução), e nesse momento, ainda estamos preparando o cálculo para a comparação dos valores calculados pelas duas formas, essa dedução será feita direto na tela de impressão dos DARFs.

Se houver alguma compensação a ser feita na Contribuição Social, devemos informar nessa mesma tela, na janelinha Contribuição Social, lembrando que a Base Negativa, tem um campo específico para ela, não devendo ser informada nessa tela. Após essas informações, podemos seguir a orientação do sistema e optar pela melhor forma de recolhimento, clicando na tecla "Recolher por estimativa" ou "Efetuar Redução", ou ainda "Efetuar Suspensão".

Após optarmos o sistema liberará a tecla "Gerar Lançamento", para contabilizar a provisão do Imposto mensal devido, no caso de suspensão, não há necessidade de lançamento contábil, visto não haver valores a serem provisionados. Após a geração dos lançamentos contábeis, podemos clicar na tecla "Apuração", para a impressão dos DARFs para recolhimento do Imposto de Renda e da contribuição Social. Se houver valor de Imposto de Renda na fonte lançado no G5 Phoenix, o sistema trará automaticamente o valor para o campo correspondente da tela, e para que o sistema o considere, devemos apagar o valor zerado da linha abaixo. Esse valor poderá ser alterado de acordo com a necessidade da empresa.

Se houver valor de Imposto de Renda na fonte, o sistema habilitará a tecla "Efetuar Lançamento", para apurarmos o valor do IRPJ a recolher, pois ao contabilizarmos as notas de serviços, lançamos a débito o valor desse IR Fonte numa conta do Ativo, IR a compensar. Esse lançamento fará a compensação do Ir Fonte do valor devido do Imposto mensal calculado, ajustando o valor devido, pois o lançamento da provisão do Imposto é feito integral, sem considerar essa dedução. O campo "Resíduo de período anterior", o sistema traz automaticamente, se em meses anteriores, houver valores de DARFs menor que R$ 10,00, se houver resíduo de períodos que não foram processados pelo sistema, podemos preencher  esse campo manualmente. O campo compensação de Imposto recolhido a Maior, também poderá ser preenchido manualmente, embora o sistema controle os valores de IR a compensar apurados pelo sistema automaticamente.

Os meses em que suspendermos o pagamento do Imposto ou reduzirmos calculando-os pelo Lucro Real, poderemos imprimir os relatórios devidos: Balancetes (marcando a opção "Redução/ Suspensão" para que o mesmo traga esse título), o LALUR Parte A , a DRE Modelo 1, obedecerá ao período selecionado para impressão, lembrando que devemos selecionar como mês inicial, sempre o primeiro mês de movimentação da empresa no ano até o mês em que efetuamos a redução, pois os valores devem estar acumulados. Não deve ser feito nenhum tipo de encerramento contábil, e nenhuma movimentação deve ser lançada na parte B, apenas quando do ajuste anual. Temos também a opção de imprimirmos o Balanço com título, Suspensão ou Redução, de acordo com a seleção, ele sai com o ativo Batido com o Passivo, mesmo com o período aberto, visto que só devemos fazer o encerramento anualmente, pois os valores devem estar acumulados no exercício.

Até o mês de dezembro devemos fazer os recolhimentos de impostos, orientados pelo controle de Suspensão/ Redução, quando então será habilitada, a tecla Ajuste anual, para fazermos a contabilização do IRPJ e Contribuição calculados pelo Lucro Real Anual e a compensação do imposto recolhido mensalmente durante o ano, gerando os lançamentos contábeis devidos.
Observação

Pronto, seu Lalur está feito, agora é só conferir os valores no menu Lalur/Lacs> Relatórios> Parte A e por último imprimir suas DARF.

DICA: 

 Importante a DRE modelo 1 deve estar configurada corretamente no sistema pois o Lalur é calculado baseando-se nesse modelo de DRE. Então não esqueça de conferi-la sempre.

Relacionamento Parte A/ Parte B - O Registro M300 – Demonstração do Lucro Real, da ECF (Escrituração Contábil Fiscal), apresenta os lançamentos da parte A do e-Lalur para fins de apuração da base de cálculo da IRPJ anual, trimestral e nos meses com estimativa apurada com base no balanço/balancete de suspensão redução. 
O Registro M350 – Demonstração da base de Cálculo da CSLL, da ECF (Escrituração Contábil Fiscal) apresenta os lançamentos da parte A do e-Lacs para fins de apuração da base de cálculo da CSLL anual, trimestral e nos meses com estimativa apurada com base no balanço/balancete de suspensão redução.


No preenchimento deverá ser informado o “Indicador de Relacionamento do Lançamento da parte A”, conforme a seguir:
1 – Com Conta da Parte B
2 – Com Conta Contábil
3 – Com Conta da parte B e Conta Contábil
4 – Sem Relacionamento


O valor do lançamento do tipo 3 pode considerar o saldo contas da parte B ou somatório dos saldos das contas da parte B com os saldos das contas contábeis. Para isso, o valor do lançamento correto na parte A deve ser preenchido pela empresa.


Cada histórico utilizado para escrituração do LALUR e do LACS é vinculado a um código das Tabelas M300 e M350. A indicação desse tipo de relacionamento 1,2,3 ou 4  está nas tabelas M300 e M350, na coluna Relacionamento.
 
Cada código utilizado para escrituração da Parte B do LALUR e do LACS é vinculado a um código da Tabela Padrão RFB – Parte B.
 
De acordo com a tabela de Relacionamento Parte B/Parte A da RFB é possível ver quais códigos da Tabela Padrão RFB Parte B estão relacionados aos códigos das Tabelas M300 e M350, para que sejam feitos os lançamentos na Parte A, e constituído a provisão dos saldos na Parte B. 
 
Exemplo de preenchimento quando o indicador de relacionamento é do tipo 3 (Com Conta da parte B e Conta Contábil):
Contabilidade da Empresa – Constituição da Provisão
D: Despesas com Provisão 100
C: Perdas Estimadas com Créditos de Liquidação Duvidosa 100
Essa despesa é indedutível, e será adicionada na parte A do e-Lalur e também será constituído um saldo de mesmo valor na parte B, para exclusões futuras (lançamento do tipo 3).– Reversão da Provisão
D: Perdas Estimadas com Créditos de Liquidação Duvidosa 50
C: Reversão da Provisão (Receita) 50
Nesse caso, há uma exclusão na parte A do e-Lalur, reduzindo o saldo da parte B e há a reversão do saldo na parte contábil (lançamento do tipo 3).– Perda considera incobrável (Perda consumada)
D: Perdas Estimadas com Créditos de Liquidação Duvidosa 30
C: Duplicadas a Receber 30

Nesse caso, há uma exclusão na parte A do e-Lalur, reduzindo o saldo da parte B (lançamento do tipo 1). Aplicação prática de preenchimento do Registro M300. 
Como ajustar o código utilizado na Parte B do LALUS/LACS?


A partir do ano calendário 2018, temos a obrigação de vincular o código que utilizamos para escriturar a parte B ao Código da Tabela Padrão RFB – Parte B. 
No Menu LALUR/LACS, Configurações, códigos para lançamento da Parte B:
 
Há um código para relacionar ao Prejuízo Fiscal do Tipo I (Imposto de Renda- LALUR) e outro para vincular a Base Negativa do Tipo C (Contribuição Social – LACS). 
Sempre orientamos que fosse utilizado um código para escrituração do Prejuízo Fiscal do LALUR e outro código para lançar a Base Negativa no LACS. 
Mesmo assim descobrirmos que há clientes que utilizam o mesmo código. Como resolver esse problema, sem precisar reabrir todos os períodos anteriores, ou sem remover a segurança de precisar reabrir os períodos para alterar lançamentos da Parte B. 

Primeiro passo: 
Ajusto o código utilizado para escriturar o LALUR e LACS indevidamente, vinculando, por exemplo com o código 1.000, que é o correspondente ao Prejuízo Fiscal. 
Se depois disso, eu entrar na tela de lançamento da Parte B do LALUR/LACS e clicar no botão “Ajustar Código”, o sistema vai identificar todos os lançamentos da Parte B do LACS que foram feitos utilizando esse código, e irá dar a opção de ajustar para um novo código.
 
Se eu não tiver um código cadastrado para lançar a base negativa, nesse momento, posso usar o recurso do comando Ctrl +Enter e cadastrar esse novo código, (faça o cadastro como Base negativa, código 1.003) voltando para a tela, seleciono esse código para ajustar a Parte B do LACS, o sistema ira trocar o código de todos os anos anteriores por esse novo código, sem a necessidade de reabrir os períodos.


 

 

 

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