Contábil Phoenix

 Como gerar a ECD com o Tipo Escrituração Razão Auxiliar?

Para gerar a ECD com o Tipo Escrituração Razão Auxiliar, há a necessidade de ter a Escrituração do Inventário da Empresa Registrado no G5 Phoenix.

As empresas do seguimento de Construção Civil estão obrigadas conforme IN 1486 de 13.08.2014:
 “§ 5º As pessoas jurídicas do segmento de construção civil dispensadas de apresentar a Escrituração Fiscal Digital (EFD) e obrigadas a escriturar o livro Registro de Inventário, devem apresentá-lo na ECD, como um livro auxiliar.” (NR).
Por esse motivo liberamos a geração da ECD Tipo Z (Razão Auxiliar), que busca as informações para a geração dos Registros I510 e I550, buscando as informações no registro de Inventário escriturado no G5 Phoenix.
Essa escrituração é gerada a partir do Inventário da Empresa Registrado no G5 Phoenix. Marcada essa opção, selecionar o modelo desejado, gerar, validar no PVA do SPED Contábil para obter o código Hash necessário a geração do Diário Resumido.

1 - Acesse o menu Sped > Central de Comunicação. Escolha a aba da ECD e em seguida, clique na aba Configurar e em seguida em Alterar ou selecione a empresa que irá gerar dando um duplo clique sobre a linha com seu respectivo apelido. Depois disso, clica em Gravar.

Tipo Escrituação: Marcar - Razão preencha as demais informações e Gravar. Quando fizer isso, vai habilitar o botão Config. Complementares que deverá ser editado conforme print abaixo

2 - Voltando a tela anterior clique em Confg. Complementares e marcar: Geração do Razão Auxiliar e Registro Inventário.

O sistema habilitará os campos :

Ordem: informar o número de ordem do livro, onde estão registradas as informações do razão auxiliar.

Conta: informar manualmente a conta contábil onde constam os lançamentos contábeis referentes a esse registro, ou ainda, efetuar a pesquisa clicando nos três pontinhos, ou ainda utilizando o comando “Ctrl+Enter” onde o sistema abrirá a tela de pesquisa do Plano de Contas. O sistema deve aceitar uma conta analítica ou sintética no plano de contas da empresa para o ano ativo.

Modelos:

  • Inventário
  • Inventário (Pis/Cofins não Cumul.)

Opção: Ordenar por código de item

3 - Depois de completar as informações, retorne a tela principal para geração do Diário Resumido, acessando o menu Sped > Central de Comunicação ECD e clique na aba Verificar / Gerar, selecione a opção da empresa a ser gerada, 

4 - Após gerado é só importar no programa validador SPED ECD.

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