Contábil Phoenix

Como fazer Carta de Responsabilidade da Administração?

De acordo com a Resolução CFC 1418/12 de 05/12/2012, as Microempresas e Empresas de Pequeno Porte, passam a ter a obrigatoriedade de incluir no Livro Diário da Empresa a "Carta de Responsabilidade da Administração", conforme modelo no Anexo I da referida Resolução.

Acesse o menu: Processamentos, Carta de Responsabilidade da Administração. No menu Processamento ficará abaixo de "Notas Explicativas" e também será opção no Parametrizador Diário Completo

Para acessar a Rotina o usuário deverá ter permissão no "Controle de Acesso (Usuários e Senhas)" do Menu Cadastro.

Funcionalidade da Rotina:

Ao abrir o menu, a tela virá da forma abaixo. Quando clicar em Novo, habilitará o botão Copiar Padrão (Modelo Sistema).

Ao clicar em NOVO, a tela ficará como abaixo, porém, se desejar, ainda poderá editar os textos de acordo com a sua necessidade.

Funcionalidade da Rotina:

1 - Funcionalidade dos botões:
Novo: A finalidade desse botão é inserir um Texto para um ano que não tenha Nenhuma "Carta de Responsabilidade da administração” gravada.
Ao clicar em "Novo", o cursor vai para o campo editável para que o usuário digite o texto ou então para que possa clicar em “Copiar Padrão” que trará o modelo definido na Resolução CFC 1418/12 para edição se necessário e gravação. 

Alterar: A finalidade desse botão é alterar um texto de uma "Carta de Responsabilidade da Administração" gravada anteriormente. Ao entrar na tela em um ano que já tenha alguma gravada, o texto na parte de baixo da tela deverá vir desabilitado. Clicando em "Alterar", a parte de baixo da tela e o botão gravar fica habilitada, permitindo a edição do texto.

Gravar: A finalidade desse botão é salvar os dados incluídos ou alterados para cada ano.

Cancelar: Se o texto estiver em edição e o usuário clicar em “Cancela”, o texto retorna ás informações anteriores, desconsiderando todas as edições posteriores a ultima gravação.

Sair: Serve para abandonar a rotina. Se o usuário estiver editando uma “Carta de Responsabilidade da Administração” (Incluindo ou Alterando) e tentar sair sem clicar no botão "Gravar", seja pelo botão sair ou seja clicando no X no alto da tela da rotina à direita, o sistema emite a seguinte mensagem: "Deseja salvar as alterações no texto atual" Sim Não. ". A finalidade desse recurso é não permitir que o usuário perca as informações digitadas por distração.

DICA: A navegação do campo Ano permite navegar retroativamente somente até o ano de inicio das atividades da empresa.

BARRA DE FERRAMENTAS DE FORMATAÇÃO DE TEXTO:
Esta barra de ferramentas ficará disponível quando uma nota explicativa estiver em edição (Incluindo ou alterando).
Segue a descrição de cada funcionalidade:

  • Ícone de Recortar ou comando CTRL+X: Retira o texto selecionado da posição em que estava, mantendo-o em memória para transferência do mesmo para outra posição, através do botão.
  • Ícone de Colar ou do comando CTRL+V:. O texto deve estar selecionado para habilitar a funcionalidade e utilizá-la. Cola na posição onde está o cursor, o que foi alocado em memória através dos botões Recortar ou Copiar.
  • Ícone de Copiar ou comando CTRL+C: Copia o texto selecionado mantendo-o em memória, porém sem retirá-lo da posição original. Também faz a cola do texto copiado através do botão Colar ou do comando CTRL+V. 
  • Observação: Os recursos de Copiar e Colar devem ser utilizados com arquivos Txt ou rtf (Sem formatação).
  • Desfazer: Anula do texto a última alteração realizada e não gravada, seja digitação ou formatação. É necessário ter realizado alguma mudança no texto e não ter clicado em Gravar para que o botão fique habilitado e seja possível utilizá-lo. 
  • Refazer: Retorna ao texto a última ação desfeita e não gravada.
  • Fonte: Formata o tipo de letra do texto selecionado. 
  • Tamanho da Fonte Altera a o tamanho da letra no texto selecionado, aumentando ou diminuindo a numeração que indica o tamanho.
  • Negrito Destaca o texto selecionado, usando traços mais grossos no desenho de cada letra.
  • Itálico Inclina á direita as letras do texto selecionado.
  • Sublinhado: Traça uma linha sob o texto selecionado.
  • Cor da Fonte: Altera a cor das letras do texto selecionado.
  • Cor do Plano de Fundo: Altera a cor do fundo do texto selecionado.
  • Alinhamento á Esquerda: Posiciona o texto selecionado rente á margem esquerda da página.
  • Alinhamento ao Centro: Posiciona o texto selecionado ao centro da página.
  • Alinhamento á Direita:: Posiciona o texto selecionado rente á margem direita da página.
  • Marcadores: Insere sinais gráficos á esquerda de cada linha do texto selecionado, destacando a(s) linha(s).

DICA:  É necessário selecionar a parte do texto na tela que se deseja aplicar cada um dos recursos citados acima.

Exibir/Ocultar: Régua: Mostra ou esconde régua de alinhamento logo abaixo da barra de ferramentas de formatação do texto.

Impressão: Os recursos de edição do texto só estão disponíveis para a impressão em Deskjet, PDF e Vídeo.

Esse artigo foi útil?

Agradecemos a sua opinião!
Ops, tente novamente mais tarde.
Como podemos melhorar?
Compartilhe nas redes sociais:
* Queremos ouvir sua opinião, escreva para nós. 0 / 140 caracteres
Não encontrou o que procurava? e sugira um novo conteúdo.
* Queremos ouvir sua opinião, escreva para nós. 0 / 240 caracteres
Agradecemos a sua opinião!
Ops, tente novamente mais tarde.