Contábil Phoenix

Funcionamento da Central de Comunicação SPED para geração da ECD no Contábil Phoenix:

O Contábil Phoenix está apto à geração da ECD – Escrituração Contábil Digital das Empresas optantes pelo Lucro Real (Anual e Trimestral), Lucro Presumido, Imunes, Isentas e Simples Nacional (Facultativo SN)

Para gerar a ECD - Escrituração Contábil Digital que deve ser validada no SPED Contábil, entrar no menu Sped > Central de Comunicação.
Nesta tela deve ser gerado o arquivo digital da ECD de acordo com a IN 787/2007, que a instituiu atualizado pelas legislações posteriores.

Como funciona a Central de Comunicação ECD ? Acompanhe o passo a passo.

Acesse o menu SPED > Parâmetros

1 - Clique no botão Inserir e selecione a empresa com a qual irá trabalhar. Na tela que abrir, clique no campo Apelido e selecione a empresa a parametrizar. 

2 - Nesta tela parametrize a data Início ou Final da responsabilidade pela entrega da ECD.

A opção Gerar Encerramento apenas deve ser marcada, quando houver mudança de Contabilidade dentro do ano calendário e desejar gerar a ECD com o período encerrado na data da mudança. Lembrando que não é necessário encerrar o período em troca de contabilidade, pois haverá uma continuidade no movimento contábil, realizando o encerramento no período determinado (anual ou trimestral). Esta opção foi disponibilizada, pois havia solicitações para realizar o encerramento do período da responsabilidade do primeiro contador e então entregar a ECD. Como não há um impedimento do validador, disponibilizamos o recurso.

Marque a opção Participa de SCP se a empresa a ser gerada se enquadra nesta opção. Se for a empresa Sócio Ostensivo selecione esta opção e informe as SCPs, mas se a empresa a ser gerada for uma SCP, então selecione esta opção e informe o CNPJ do Sócio Ostensivo.

Se for Entidade Sujeita a Auditoria Independente, Contabilidade Descentralizada ou Entidade Integrante de Grupo Multinacional deve marcar o checkbox. 

Clique em Gravar.

3 - Acesse o menu Sped > Central de Comunicação e acesse a aba Configurar.

O sistema carregará no grid de acordo com a opção selecionada no campo Exibir Empresas: Se estiver marcado Ativa, o sistema trará apenas a empresa que estiver ativada e ano, se estiver Todas, o sistema trará todas as empresas e poderá marcar quais empresas deseja gerar, e o ano poderá ser alterado no campo Ano Calendário.

O sistema traz algumas configurações sugeridas de acordo com o cadastro da empresa, porém é necessário conferir e alterar a configuração antes da geração do arquivo.

As configurações são preenchidas automaticamente, conforme o cadastro da empresa em Sped > Parâmetros, porém com um duplo clique sobre a linha da empresa ou clicando no botão Alterar, é possível alterar a tela da configuração da empresa.

Após analisar as informações da aba Geral,  acesse a aba Bloco J - Demonstrações e confirme o modelo da DRE que será gerada na ECD, se o registro J210 será gerado com DMPL ou DLPA, se terá outras demonstrações anexadas no registro J800. 

Se o arquivo a ser gerado for de uma ECD Substituta, precisa anexar na opção registro J801 o Termo de Substituição, inclusive está disponível para cópia no botão Copiar Modelo do Termo.

Após as verificações clique em Gravar.

Se a empresa a ser gerada optou pela escrituração Auxiliar, selecionar o tipo de escrituração e preencha os dados no botão Config. Complementares (livro R, A ou Z).

4 - Aba Verificar / Gerar:

Nesta tela, há possibilidade de gerar a ECD de uma ou várias empresas, para isso, marque na coluna Selecionar as empresas que deseja e clique no botão Verificar / Gerar (ECD). Na parte debaixo da tela, serão listadas as empresas que foram geradas com inconsistência ou geradas com sucesso para ECD e também as empresas que não foram geradas devido possuir erros.

DICA: Ao gerar o arquivo e importar no validador Sped Contábil, não sabemos se serão validados corretamente, pensando nisso nós criamos dentro da Central Sped, a opção de verificar possíveis erros nos cadastros e registros que serão enviados para a ECD.

Então, na aba Verificar / Gerar, deixe a opção Verificar Inconsistências ao Gerar selecionada e o sistema analisará todos os cadastros envolvidos na geração do arquivo, identificando a existência de campos não preenchidos ou dados preenchidos incorretamente e demonstrará na parte debaixo da tela..

Se não houver erros fatais, apenas inconsistências que não impeçam a geração do arquivo, o sistema irá gerar o arquivo, e as inconsistências demonstradas poderão ser corrigidas no sistema e gerado um novo arquivo para a validação.

Se o validador Sped Contábil estiver instalado na máquina e desejar que o sistema abra automaticamente após clicar em Verificar \ Gerar, marque a opção Abrir automaticamente o Validador Sped depois de gerar.

Legenda status:

Vermelho = Arquivo não gerado
Amarelo = Arquivo gerado com inconsistência
Azul = Arquivo Gerado
Verde = Arquivo Transmitido

5 - Na parte debaixo da tela demonstraremos o diretório dos arquivos gerados e transmitidos. 

No caso do diretório do transmitido o sistema traz sugerido o mesmo diretório da geração do arquivo, mas poderá alterar para o diretório que está acostumado a gravar os dados.

Gerado: Demonstra o caminho onde o arquivo TXT gerado será salvo para a empresa selecionada. Esse campo é padrão do sistema. Clicando no botão abre o arquivo txt no bloco de notas

Configuração do diretório do arquivo Transmitido: Demonstra onde arquivo transmitido será salvo para a empresa selecionada. Esse campo é editável e o usuário pode escolher o diretório onde salvar o arquivo. Clicando no botão demonstra as pastas do diretório para escolher onde deseja salvar. 

DICA: "Diretório - Transmitido" Essa informação é importante para demonstrar o status de Transmitido na Central de Comunicação.

Quando transmitir e salvar o arquivo nesse diretório, o sistema atualizará o status da geração para Transmitido.

Esses arquivos não devem ser excluídos das pastas, senão o controle dos status ficarão incorretos.

Avisos Importantes: O sistema identificará o arquivo como transmitido se o nome do arquivo for o padrão salvo pelo validador conforme exemplo: SpedContabil-CNPJ_da_empresa_nire_numerodeordem_AAAAMMDDinicial_AAAAMMDDFinal_Tipo.REC

Se após transmitir alterar o nome ou salvar em diretório diferente do informado na aba Verificar \ Gerar, o sistema não terá como atualizar o status para o seu controle.

Se trabalhar em rede, não informe uma pasta local, pois o sistema não conseguirá apresentar o status corretamente.

6 - Após gerado, importe o arquivo  no programa validador da receita SPED Contábil.

7 - Acesse o menu Sped > Central de Comunicação. Clique na aba Concluídos:

 

Demonstrará as empresas com Status Verde = Transmitido, demonstrando que sua ECD está transmitida.

DICAS:

- Não é necessário ativar uma empresa para acessar a Central SPED, pois o sistema permite gerar mais de uma empresa de uma única vez, bastando selecioná-las, mas é necessário informar o ano calendário a gerar, pois se não houver empresa ativa, o sistema traz selecionado o ano calendário de acordo com a data do Windows.

- Ao entrar na tela “Configurar”, mostrará uma tela com os alertas indicando quais empresas tem Situação Especial e que ainda não fez a geração e entrega; as empresas com data Final na responsabilidade, que precisam gerar com urgência para que o próximo contador consiga recuperar essa ECD quando for validar o período sob sua responsabilidade; as empresas com inicio de responsabilidade no ano ativo para que lembrem de pedir a ECD anterior ao antigo contador. Após ler as mensagens, clique em “Processamento Finalizado”.

- Conferir o número de ordem na aba Configurar da ECD para geração, e ver se todos os dados preenchidos automaticamente pelo sistema estão corretos, ir à aba Verificar \ Gerar, selecionar as empresas que deseja gerar e clicar no botão “Verificar \ Gerar (ECD)”, o sistema fará uma pré-validação e se houver erros fatais ou avisos de inconsistências, vai emitir mensagens de alerta sobre informações inconsistentes e o que deve ser feito para corrigi-las, evitando que os problemas só sejam identificados no momento da validação. Para cada erro aparece detalhado na parte da tela mais abaixo como corrigir, e tem a opção de clicar no botão com o nome da rotina com problema na coluna “Abrir Cadastro” de cada linha de inconsistência para acessar a rotina e realizar o ajuste, e retornar para a tela. 

Após ajustar todas as inconsistências, clique em “Atualizar Verificação” para que o sistema elimine as inconsistências e possa gerar novamente o arquivo.

- No caso de empresa Matriz em que a contabilidade não seja descentralizada, o sistema mostrará apenas a linha com o apelido da Matriz para a geração da ECD, demonstrando as filiais apenas no ícone da coluna matriz. Mas, se for contabilidade descentralizada, vai aparecer o apelido das filiais para geração individualmente, com seus respectivos registros.

 

Esse artigo foi útil?

Agradecemos a sua opinião!
Ops, tente novamente mais tarde.
Como podemos melhorar?
Compartilhe nas redes sociais:
* Queremos ouvir sua opinião, escreva para nós. 0 / 140 caracteres
Não encontrou o que procurava? e sugira um novo conteúdo.
* Queremos ouvir sua opinião, escreva para nós. 0 / 240 caracteres
Agradecemos a sua opinião!
Ops, tente novamente mais tarde.