Contábil Phoenix

Como funciona a Central de Comunicação ECD ?

O Contábil Phoenix está apto à geração da ECD – Escrituração Contábil Digital das Empresas optantes pelo Lucro Real (Anual e Trimestral), Lucro Presumido, Imunes e Isentas.
Para gerar a ECD - Escrituração Contábil Digital que deve ser validado no SPED Contábil, entrar no “Menu Sped, Sub-Item Central de Comunicação.”

Nessa tela deve ser gerado o arquivo digital ECD de acordo com a IN 787/2007, que a instituiu atualizado pelas legislações posteriores.

Como funciona a Central de Comunicação ECD ? Acompanhe o passo a passo.

Acesse ao menu: SPED, Parâmetros.

Selecione o Ano Calendário.

O sistema traz o ano calendário de acordo com o ano ativo (data do windows), então para a geração de um ano diferente do ativo, selecione o ano para configurar e gerar a ECD

1- Clique no botão inserir e selecione a empresa com a qual irá trabalhar. 

2-  Nessa tela você pode parametrizar a data inicio ou fim da responsabilidade pela entrega da ECD, também definir o Sócio Ostensivo e as SCPs. Se for contabilidade descentralizada ou entidade sujeita a auditoria marcar o checkbox. 

Clique no campo apelido, selecione a empresa, parametrizar e Gravar.

3 -  Acesse o Menu - Sped, Central de Comunicação ECD. Acesse a Aba - Configurar

O sistema carregará no grid de acordo com o ano selecionado todas as empresas que estão ativas, exceto as empresas encerradas, empresa filiais se for contabilidade centralizada ou empresas que o início da atividade for posterior ao ano selecionado.

Selecione a empresa no grid e confira as informações para geração da ECD pertinentes a essa empresa. O sistema traz algumas configurações sugeridas de acordo com o cadastro da empresa, porém se houver alguma alteração no cadastro, é necessário conferir e alterar a configuração antes da geração do arquivo.

As configurações são preenchidas automaticamente :Conforme o cadastro da empresa - Parâmetros - Sped, porém com um duplo clique sobre a linha da empresa será habilitada para que possa alterar a configuração da ECD que forem pertinentes. 

Para isso, basta você clicar 2 vezes sobre a empresa no grid ou selecionar a empresa no grid e clicar no botão alterar que será aberta a tela da configuração dessa empresa, onde poderá navegar nas abas e alterar o modelo de DRE, selecionar DMPL para gerar J210, adicionar J800 se houver. Se for escrituração auxiliar, selecionar o tipo de escrituração e preencher os dados no botão Config. Complementares (livro R, A ou Z).

Altere cada aba necessária e clique em Gravar.

4- Acesse ao Menu - Sped - Central de Comunicação ECD - Verificar/Gerar

Nessa tela, você pode gerar a ECD de uma ou várias empresas, para isso, marque a coluna Selecionar e clicar o botão Verificar/Gerar. Serão listadas as empresas que foram geradas com inconsistência ou geradas com sucesso para ECD e também as empresas que não foram geradas os arquivos.

Nessa aba listaremos as empresas para geração do arquivo e você poderá marcar uma ou várias empresas para gerar o arquivo.

DICA: Quando o arquivo é gerado e validado no Sped Contábil você não tem certeza se todos os dados serão validados corretamente, pensando nisso nós criamos dentro da Central a opção de verificar possíveis erros nos cadastros e registros que serão enviados para a ECD.

Para isso, basta você clicar no botão verificar\gerar, o sistema analisará todos os cadastros envolvidos na geração do arquivo, identificando a existência de campos não preenchidos ou dados preenchidos incorretamente, evitando que estes erros sejam acusados no momento da validação no Sped Contábil.

Se não houver erros fatais, apenas inconsistências que não impeçam a geração do arquivo, o sistema irá gerar o arquivo, listando as inconsistências para caso você deseje fazer os ajustes para serem gerados sem nenhuma inconsistência.

Se tiver o validador sped instalado na máquina e quiser que o sistema abra automaticamente o validador após clicar em verificar\gerar, marque a opção Abrir automaticamente o validador depois de gerar.

Legenda status:

Vermelho = Arquivo não gerado

Amarelo = Arquivo gerado com inconsistência

Azul = Arquivo Gerado

Verde = ArquivoTransmitido

Na parte debaixo da tela demonstraremos o diretório dos arquivos gerados e transmitidos. No caso do diretório do transmitido o sistema traz sugerido o mesmo diretório da geração do arquivo, mas você poderá alterar para o diretório que está acostumado a gravar os dados.

Arquivos - Gerado : Essa informação Demonstra o caminho onde o arquivo TXT gerado será salvo para a empresa selecionada. Esse campo é padrão do sistema. Clicando no botão abre o arquivo txt no bloco de notas

Arquivos - Transmitido : Essa informação Demonstra onde arquivo transmitido será salvo para a empresa selecionada.Esse campo é editável e o usuário pode escolher o diretório onde salvar o arquivo. Clicando no botão demonstra as pastas do diretório para escolher onde deseja salvar. 

DICA: "Diretório - Transmitido" Essa informação é importante para demonstrar o status de Transmitido na central de comunicação.

Quando você transmitir e salvar o arquivo nesse diretório, o sistema atualizará o status da geração para transmitido.

Esses arquivos não devem ser excluídos das pastas, senão o controle dos status ficarão incorretos.

Avisos Importantes: O sistema identificará o arquivo como transmitido se o nome do arquivo for o padrão salvo pelo validador conforme exemplo: SpedContabil-CNPJ_da_empresa_nire_numerodeordem_AAAAMMDDinicial_AAAAMMDDFinal_Tipo.REC

Se após transmitir você alterar o nome ou salvar em diretório diferente do informado na aba Verificar\gerar o sistema não terá como atualizar o status para o seu controle.

Se trabalhar em rede, não informe uma pasta local, pois o sistema não conseguirá apresentar o status corretamente.

6- Após gerado é só importar no programa validador da receita o SPED ECD.

7- Acesse o Menu - Sped - Central de Comunicação ECD - Concluídos

Demonstra as empresas com Status Verde = Transmitido. demonstrando que sua ECD esta transmitida.

 

DICAS:

- Não é necessário ativar uma empresa para acessar a Central SPED, pois o sistema permite gerar mais de uma empresa de uma única vez, bastando selecioná-las na lista, mas é necessário selecionar o ano calendário a gerar, pois se não houver empresa ativa, o sistema traz selecionado o ano calendário de acordo com a data do Windows.

- Ao entrar na tela “Configurar”, vai mostrar uma tela com os alertas indicando quais empresas tem situação especial e que ainda não fez a geração e entrega, as empresas com data fim na reponsabilidade que precisam gerar com urgência para que o próximo contador consiga recuperar essa ECD quando for validar o período sob sua responsabilidade, as empresas com inicio de responsabilidade no ano ativo para que lembrem de pedir a ECD anterior ao contador anterior. Após ler as mensagens, pode fechar a tela de alertas, clicando em “Processamento Finalizado”.

- Após conferir o número de ordem na aba Configurar da ECD para geração, e ver se todos os dados preenchidos automaticamente pelo sistema estão corretos, ir à aba verificar\gerar, selecionar as empresas que deseje gerar e clicar no botão “verificar\gerar”, o sistema fará uma pré-validação e se houver erros fatais ou avisos de inconsistências, vai emitir mensagens de alerta sobre informações inconsistentes e o que deve ser feito para corrigi-las, evitando que os problemas só sejam identificados no momento da validação. Para cada erro aparece detalhado na parte da tela mais abaixo como corrigir, e tem a opção de clicar no botão com o nome da rotina com problema na coluna “Abrir cadastro” de cada linha de inconsistência para ir para a rotina fazer o ajuste, e retornar para a tela. Após ajustar todas as inconsistências, clicar em “Atualizar verificação” para que o sistema elimine as inconsistências e possa gerar novamente o arquivo.

- No caso de empresa Matriz em que a contabilidade não seja descentralizada, o sistema apenas a linha com o apelido da Matriz para a geração da ECD, demonstrando as filiais apenas no ícone da coluna matriz. Agora se for contabilidade descentralizada, vai aparecer o apelido das filiais para geração individualmente, com seus respectivos registros.

 

 

Esse artigo foi útil?

Agradecemos a sua opinião!
Ops, tente novamente mais tarde.
Como podemos melhorar?
Compartilhe nas redes sociais:
* Queremos ouvir sua opinião, escreva para nós. 0 / 140 caracteres
Não encontrou o que procurava? e sugira um novo conteúdo.
* Queremos ouvir sua opinião, escreva para nós. 0 / 240 caracteres
Agradecemos a sua opinião!
Ops, tente novamente mais tarde.