Contábil Phoenix

Como configurar DRE modelo 3?

Para configurar a DRE Modelo 3, veja o passo a passo abaixo:

Ou se preferir siga os procedimentos:

Cadastrando Títulos

Acesse o menu Cadastro> Configurações do Plano de Contas> D.R.E. Modelo 3, clique no botão NOVO e Cadastre os Títulos de sua DRE

Cadastrando Subtítulos

Se o usuário desejar, poderá cadastrar Subtítulos, para detalhar ainda mais a DRE. A forma de fazê-lo é a seguinte: Selecione o Título desejado, depois clique no botão Subtítulo, para que o sistema permita cadastrar os Subtítulos pertencentes ao Título selecionado:

Dessa forma, é só clicar no botão Novo e cadastrar os Subtítulos vinculados a esse Título. 
Para cadastrar os Subtítulos vinculados a outros Títulos, clique no botão Título, selecione o Título desejado, clique novamente no botão Subtítulo para cadastrar os demais Subtítulos vinculados ao novo Título selecionado.

Após cadastrar os Títulos e Subtítulos, vá para a aba Contas: Selecione o Título e o Subtítulo (Se Houver), lembrando que não é obrigatória a configuração da DRE conter Subtítulos.

Para inserir uma conta ao conjunto desejado, basta clicar no botão Novo, digitar a conta desejada e clicar no botão Gravar. 
Se você esqueceu o número da conta contábil o sistema disponibiliza a tecla F5, ao pressioná-la o sistema abre uma janela que possibilita a consulta ao Plano de Contas.
Para facilitar ainda mais, o usuário pode inserir diversas contas através do botão  .
Abrirá a tela de opções para facilitar a seleção entre Despesas, Receitas e Custos. Nesse caso, clicaremos na opção correspondente e abrirá uma tela apenas com as contas do Grupo selecionado.

Podemos ir clicando sobre as contas e na seta para a direita para montar a seleção, se forem diversas contas em seguida, podemos clicar na primeira e ir selecionando as outras com o comando SHIFT + Seta para Baixo. Depois de marcar todas as contas selecionadas, clicar na seta para a direita que todas as contas selecionadas serão encaminhadas para a lista da direita, daí é só clicar em OK.

Aí é só ir amarrando todas as contas do Plano de Contas aos Títulos e Subtítulos criados da forma já detalhada, selecionando outro Título ou o mesmo Título e outro Subtítulo, até que todas as contas estejam vinculadas a eles.

DETALHE IMPORTANTE: Sempre que cadastrarmos alguma conta de resultado (Despesas, Receitas ou Custos) no Plano de Contas após essa configuração feita, devemos amarrá-las ao título correspondente na DRE Modelo 3.

Após vincular todas as contas contábeis aos Títulos da DRE Modelo 3, vá até a aba VISÃO GERAL, clique no botão RECARREGAR e o sistema trará a formatação da sua DRE Modelo 3. O usuário poderá navegar entre os níveis de hierarquia dos Títulos, Subtítulos e Contas para conferir a sua configuração.

Se clicarmos no botão IMPRIMIR o sistema listará a ordem de Montagem da Sua DRE Modelo 3.

Agora é a vez dos TOTALIZADORES. Para criar um Totalizador, basta clicar no botão Novo, informar sua descrição e pressionar o botão Gravar.

Se for um TOTALIZADOR com campos variáveis (Lucro, Prejuízo, Deficit, Superavit), o campo onde deveria aparecer essas palavras deve ser substituído pela chave “RESULTADO” (O comando CTRL + R, traz essa palavra, sem a necessidade de digitá-la.) e clicar no quadradinho CAMPO VARIÁVEL.

Você pode alterar a prioridade de um Totalizador, isto significa que na hora de processar a DRE, a ordem de execução do cálculo é ditada pela prioridade.

CONFIGURAÇÃO DE TOTALIZADORES

Após cadastrar os Totalizadores, você deve configurar uma Fórmula. Selecione o Totalizador que deseja inserir a fórmula através das setas, após selecioná-lo, clique no botão Configurar.
Depois é só dar um duplo click nos Títulos ou nos operadores e até mesmo nos Totalizadores, para definir a fórmula.

Exemplo: Totalizador Receita Liquida, que seria a somatória de “Receitas Brutas” – “Deduções”, damos um duplo clique sobre Receitas Brutas, depois clicar no botão simboliza o operador de subtração (menos), depois dar um duplo clique em Deduções, pronto a primeira formula foi montada, depois e só clicar em gravar.

Para passar para o próximo totalizador a configurar, clicaremos no botão com seta para a direita.
Já o Totalizador “RESULTADO BRUTO”, seria = “Receitas Líquidas” – “Custos”, a forma de montarmos a fórmula, seria:
Selecionar “RESULTADO BRUTO”, pressionar o botão configurar.
Dar um duplo clique sobre o totalizador Receitas Líquidas, clicar no sinal “– “e um duplo clique no Título Custos.
Para verificar a fórmula montada, clique em Verificar.
No caso de o usuário fazer diversas alterações em uma fórmula e quiser recomeçar por algum motivo, basta clicar em Recomeçar, que o sistema trará a última forma do Totalizador selecionado.

O usuário que quiser alterar toda a fórmula pode clicar no botão Limpa e configurar novamente o Totalizador como quiser.

Após configurarmos todas as Fórmulas, é a hora de ORDENAR, ou seja, definirmos em que ordem à mesma deverá ser impressa:

Nessa aba aparecerão os Títulos e os Totalizadores. Devemos clicar nos Títulos e na seta para Direita na ordem que desejarmos que fique no relatório. Entre eles, devemos incluir na ordem de impressão os TOTALIZADORES. Se passarmos para a direita algum título ou totalizador fora da ordem correta, é só ordena-nos clicando sobre o título ou Totalizador e movê-los utilizando o recurso dos botões: Mover Acima e Mover Abaixo.

Quando os Títulos e Totalizadores estiverem na ordem exata de Impressão que o usuário desejar, é só clicar em gravar.

DETALHE IMPORTANTE:

Às vezes utilizamos planos praticamente iguais, copiamos um plano para outro para que possamos fazer algumas alterações, tipo, cadastrar as contas de capital social com os devidos nomes de sócios, ou então utilizamos Fornecedores/Clientes analíticos, e para que cada plano tenha apenas os clientes/fornecedores da própria empresa, copiamos um plano Modelo e fazemos as alterações necessárias. Embora na hora da cópia do plano, o sistema permita copiar também as configurações complementares, se não foi feito no momento da cópia, agora é permitido copiar a configuração da DRE Modelo 3 de um plano para outro. Após configurar um dos planos, clicamos com o botão direito do mouse na tela de Configuração da DRE Modelo 3, que o sistema dará a opção de copiar configuração da DRE Modelo 3 para um outro plano destino que o usuário desejar. Depois é só conferir, se for necessário fazer algum ajuste, se alguma conta ficou sem configurar.

O Plano destino deve ter o mesmo formato de conta do Plano Origem.

Agora é só imprimir o relatório e visualizar os resultados.

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