Veja o passo a passo da configuração:
Ou se preferir siga os procedimentos:
Acesse o menu em Ativo Imobilizado> Parâmetros de Integrações, vai abrir a tela abaixo. Quando escolhemos a opção “Mensalmente”, os lançamentos do ativo (depreciação, baixa etc.) serão feitos mensalmente quando integrar, agora quando selecionar “Anualmente”, será feita uma única vez no ano.
Opções de Integração
Deverá ser preenchido pelo cliente de acordo com a necessidade, a opção de Integração.
Vale ressaltar que se tiver adoção do CPC 27, terá que preencher os campos de Histórico LALUR/CSLL (Adição) e (Exclusão)
Em seguida, acesse o menu Ativo Imobilizado> Configuração Contas Complementares do Ativo Imobilizado… nessa tela você vai precisar efetuar as configurações dos campos para que ao efetuar os movimentos dentro do sistema, ele saiba quais as contas devem ser movimentadas nas depreciações, baixas, as transições dentro do sistema do Ativo Imobilizado.
A única coisa que o sistema Contábil não contabiliza são as aquisições. Elas devem ser feitas através de integração da escrituração do Fiscal ou feita de forma manual dentro da tela do Contábil.
Pelo menos dos campos de Lucros Acumulados até Numerários são obrigatórios o preenchimento, porque caso contrário dará erro na integração dependendo da movimentação.
Após o preenchimento, vamos clicar em Gravar, pois essas são as configurações básicas do Ativo.
No menu Ativo Imobilizado> Cadastro de Bens é um dos campos mais importantes, pois através dele o sistema vai identificar as contrapartidas dos lançamentos
Ao clicar no botão NOVO, ir ao campo Ativo Imobilizado e escolher a conta do plano de contas que deseja criar, ao clicar TAB no seu teclado, o sistema vai preencher o campo Grupo e Nome do Grupo automaticamente com o que está cadastrado no seu plano de contas.
Os três primeiros campos devem ser obrigatoriamente preenchidos (Ativo Imobilizado, Depreciação Acumulada e Despesas Depreciação).
Após o preenchimento é só clicar em gravar e a tela ficará semelhante abaixo.
No menu Ativo Imobilizado> Locais você pode cadastrar os que desejar. Ele ajuda no caso de empresas que queiram controlar os bens se estiverem em locais diferentes, por exemplo, Galpão, Departamento, controlar Matriz/Filiais etc. Clicando em Novo, você pode inserir as informações desejadas
Esse artigo foi útil?