Ao acessar o menu Ativo Imobilizado> Cadastro de Bens, vai abrir a tela abaixo. Clicando em Novo, se você clicar CTRL+Enter o sistema gerará o número do código do bem automaticamente gerado pelo último ou primeiro bem do sistema.
Explicação Cadastro de Bens
Campo código do bem: Campo Numérico com até 9 dígitos. Usando o comando Ctrl + Enter com o cursor dentro desse campo, o sistema sugere o código do bem na sequência numérica do último Bem cadastrado.
Descrição: Campo alfanumérico onde devem ser registrados os dados do Bem cadastrado. Com o comando Ctrl + nesse campo, o sistema repete os dados do último bem cadastrado para o caso de bens adquiridos em lote que devam ser registrados individualmente.
Número da NF: Se o usuário desejar, poderá informar o número da Nota fiscal de aquisição do bem para auxiliar na identificação dele.
CNPJ: Se informado o CNPJ do fornecedor do ativo e ele estiver cadastrado no cadastro de participantes do sistema, ao imprimir o relatório do cadastro de bens, aparece a razão social dele.
CHAPA: Se a empresa fizer o controle com as placas, pode colocar a numeração de controle dos bens.
Bem agregado: Se o bem cadastrado for um bem agregado a outro bem, marcar essa opção e selecionar no campo “Ao bem código” o código do bem a qual ele esteja agregado.
Observação: campo livre com 80 caracteres para registrar alguma informação adicional ao bem.
Dados para a contabilidade:
Grupo: Informar o código do grupo de bens a qual o bem deva pertencer. Com o comando “Ctrl+Enter” com o cursor sobre esse campo, abre uma tela de pesquisa que permite cadastrar grupos, caso o bem a ser cadastrado não possa ser vinculado aos previamente cadastrados no sistema.
Local: Esse campo não é de preenchimento obrigatório, mas caso o usuário deseje, pode cadastrar no Menu Ativo Imobilizado/ Configurações/ Locais os departamentos, seções, setores, ou qualquer outra identificação que possa auxiliar na localização do bem dentro da empresa, bem como imprimir relatórios auxiliares com essas informações, e vincular o código do local ao cadastro do bem. Esse campo também abre a pesquisa dos locais cadastrados no sistema com o comando “Ctrl+Enter”, que permite cadastrar Locais, caso o local desejado não esteja cadastrado previamente ao cadastro do Bem.
Ativo Imobilizado:
Depreciação Fiscal: Caso a empresa NÃO optar pela CPC 27, essas informações serão utilizadas para a contabilização da depreciação dos bens da empresa. Caso a empresa opte pela CPC 27, os valores desses campos serão utilizados para o Lançamento do Ajuste no LALUR/Livro de apuração da CSLL.
Implantação: Nesse campo deve ser preenchido com a data a partir da qual o Contábil Phoenix deverá fazer o controle do Ativo imobilizado da Empresa.
Valor: Nesse campo deve ser informado o Valor de compra do Bem ou o Valor corrigido do bem se adquirido até 31/12/1995.
Data de aquisição: Informar a data de aquisição do Bem.
Início da depreciação: Informar a data a partir da qual o sistema deverá iniciar os cálculos de depreciação para o bem. Essa data não pode ser anterior à data de implantação do Bem.
Taxa anual: informar a taxa de depreciação anual da depreciação fiscal. Essa taxa é fixa por todo período de utilização do bem na empresa.
Término: Esse campo é calculado automaticamente pelo sistema, indicando a data de término da depreciação do bem, quando ele atingiria a taxa de 100% de depreciação acumulada.
Depreciação acumulada anterior: Se o bem a ser cadastrado já estiver sendo controlado em outro sistema, informar a depreciação acumulada anterior a data de implantação no sistema.
Taxa acumulada: Esse campo é calculado automaticamente pelo sistema apurando a proporção da depreciação acumulada em relação ao valor do bem.
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