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Como cadastrar uma conta a receber à vista?

A conta a receber do tipo à vista refere-se aquele recebimento efetuado em uma única vez/parcela.

Para um registro rápido informe apenas os campos obrigatórios: Cliente, Conta, Tipo de lançamento, Valor total da conta, Categoria e Forma de recebimento.

Neste documento abordaremos todos os campos do cadastro.


 

Acesse o menu Financeiro – Contas a receber

Clique em Nova conta a receber

Dados do lançamento

Status: o sistema apresenta a situação como A receber, na inclusão não é permitido alterar esta informação

Cliente: selecione o cliente

Conta: selecione a conta bancária

Tipo de lançamento: selecione o tipo de lançamento: Vendas ou Outros tipos de recebimento

Valor total da conta: informe o valor total da conta a receber, sem considerar multa, juros ou desconto

Categoria: selecione a categoria correspondente ao contas a receber

Subcategoria: selecione, se necessário a subcategoria relacionada a categoria informada anteriormente

Centro de custo: selecione o centro de custo

Subcentro de custo: selecione, se necessário o subcentro de custo relacionado a centro de custo informado anteriormente

Documento: informe um número correspondente ao documento que representa o conta a receber

Observação: informe uma observação para a conta a receber

Descrição do lançamento: informe uma descrição para o conta a receber


 

Condições de recebimento

Selecione a ocorrência: À vista

Data do vencimento: o sistema sugere a data do servidor, mas é possível alterar

Forma de recebimento: selecione uma das opções: Dinheiro, Cheque, Cartão de Crédito, Cartão de Débito, Crédito Loja, Vale Alimentação, Vale Refeição, Vale Presente, Vale Combustível, Boleto Bancário, Depósito Bancário, PIX, Carteira Digital, Transferência bancária, Programa de fidelidade, Cashback, Crédito Virtual e Outros


 

Anexo

Anexe documentos a conta a receber.

Clique em Anexar documentos

Clique em carregar o arquivo para selecionar ou arraste o arquivo até esta tela, para efetuar o upload

O sistema apresenta o nome e tamanho do(s) anexo(s) e ao clicar em mais opções é possível efetuar a alteração, baixa ou exclusão do anexo


 

Dados de recebimento

Preencha estas informações apenas se quiser registrar o recebimento durante o cadastro.

Parcela: apresenta a quantidade de parcela e não é permitido alteração.

Data do recebimento: o sistema sugere a data atual do servidor, sendo permitido alterar.

Forma de recebimento: o sistema sugere a forma informada anteriormente em condições de recebimento, sendo permitido alterar.

Desconto, Multa e Juros: é possível selecionar entre as opções Porcentagem ou Reais R$, após a seleção informe o valor.

Valor total recebido: informe o valor recebido.

Se desejar incluir mais de um recebimento, após o preenchimento dos campos clique em Novo recebimento, para que o sistema grave o anterior e libere a tela para o novo registro de recebimento.

Ao incluir os recebimentos, o sistema apresenta individualmente cada valor recebido.

Resumo da conta

Será apresentado um resumo dos valores.

Valor inicial da conta = valor total da conta

Valor atualizado da conta = valor total da conta + juros + multa – desconto

Valor total recebido = soma de todos os recebimentos

Valor pendente = valor atualizado da conta – valor total recebido

Histórico de recebimentos

O sistema apresenta a quantidade de recebimentos existente a frente do título e mostra um resumo do(s) recebimento(s).

Clique em Salvar.

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