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Como cadastrar uma conta a pagar à vista?

A conta a pagar do tipo à vista refere-se aquele pagamento efetuado em uma única vez/parcela.

Para um registro rápido informe apenas os campos obrigatórios: Fornecedor, Conta, Tipo de lançamento, Valor total da conta, Categoria e Forma de pagamento.

Neste documento abordaremos todos os campos do cadastro.


 

Acesse o menu Financeiro – Contas a pagar

Clique em Nova conta a pagar

Dados do lançamento

Status: o sistema apresenta a situação como A pagar, na inclusão não é permitido alterar esta informação

Fornecedor: selecione o fornecedor

Conta: selecione a conta bancária

Tipo de lançamento: selecione o tipo de lançamento: Despesas ou Outros tipos de pagamento

Valor total da conta: informe o valor total da conta a pagar, sem considerar multa, juros ou desconto

Categoria: selecione a categoria correspondente ao contas a pagar

Subcategoria: selecione, se necessário a subcategoria relacionada a categoria informada anteriormente

Centro de custo: selecione o centro de custo

Subcentro de custo: selecione, se necessário o subcentro de custo relacionado a centro de custo informado anteriormente

Documento: informe um número correspondente ao documento que representa o conta a pagar

Observação: informe uma observação para a conta a pagar

Descrição do lançamento: informe uma descrição para a conta a pagar


 

Condições de pagamento

Selecione a ocorrência: À vista

Data da competência: o sistema sugere a data do servidor, mas é possível alterar. Esta data representa a data da despesa, da compra ou da prestação de serviço tomada.

Data do vencimento: o sistema sugere a data do servidor, mas é possível alterar

Forma de pagamento: selecione uma das opções: Dinheiro, Cheque, Cartão de Crédito, Cartão de Débito, Crédito Loja, Vale Alimentação, Vale Refeição, Vale Presente, Vale Combustível, Boleto Bancário, Depósito Bancário, PIX, Carteira Digital, Transferência bancária, Programa de fidelidade, Cashback, Crédito Virtual e Outros


 

Anexo

Anexe documentos a conta a pagar.

Clique em Anexar documentos

Clique em carregar o arquivo para selecionar ou arraste o arquivo até esta tela, para efetuar o upload

O sistema apresenta o nome e tamanho do(s) anexo(s) e ao clicar em mais opções é possível efetuar a alteração, baixa ou exclusão do anexo


 

Dados de pagamento

Preencha estas informações apenas se quiser registrar o pagamento durante o cadastro.

Parcela: apresenta a quantidade de parcela e não é permitido alteração.

Data do pagamento: o sistema sugere a data atual do servidor, sendo permitido alterar.

Forma de pagamento: o sistema sugere a forma informada anteriormente em condições de pagamento, sendo permitido alterar.

Desconto, Multa e Juros: é possível selecionar entre as opções Porcentagem ou Reais R$, após a seleção informe o valor.

Valor total pago: informe o valor pago.

Se desejar incluir mais de um pagamento, após o preenchimento dos campos clique em Novo pagamento, para que o sistema grave o anterior e libere a tela para o novo registro de pagamento.

Ao incluir os pagamentos, o sistema apresenta individualmente cada valor pago.


 

Resumo da conta

Será apresentado um resumo dos valores.

Valor inicial da conta = valor total da conta

Valor atualizado da conta = valor total da conta + juros + multa – desconto

Valor total pago = soma de todos os pagamentos

Valor pendente = valor atualizado da conta – valor total pago


 

Histórico de pagamentos

O sistema apresenta a quantidade de pagamentos existente a frente do título e mostra um resumo do(s) pagamento (s).

Clique em Salvar.

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