eSocial

Como realizar a habilitação da empresa no eSocial (Empresa já habilitada em outro escritório anteriormente)?

Após o processo inicial de Cadastros de Empresas, é muito importante realizar a habilitação dessas empresas no eSocial para envio das informações trabalhistas na plataforma do governo via sistema Folha Phoenix.

Contudo, é fundamental ressaltar que antes de realizar a habilitação da empresa no eSocial e sistema Folha Phoenix, é recomendável que sejam aplicados filtros sobre as principais informações de cadastros e tributações da empresa: Datas de início das atividades, grupos de obrigatoridade no eSocial (1º, 2º, 3º ou 4º grupo), classificação tributária, dados de CNAE, alíquotas RAT e FAP e entre outras informações.

Ao concluir esse check-list e a base cadastral estando de acordo, basta seguir os seguintes procedimentos para habilitação da empresa no eSocial quando a mesma já foi sincronizada anteriormente por outro escritório contábil:

Acesse o menu Integrações / eSocial / Central de Comunicação / Aba Habilitar Empresas eSocial, conforme imagem abaixo:

Na aba Habilitar Empresas eSocial, é possível ter acesso a todas as informações iniciais para inclusão dos dados cadastrais para habilitação da empresa. Dentre os mais importantes, podemos citar o Status de Habilitação:

Para realizar a habilitação da empresa no eSocial ambiente de Produção Oficial, selecione a empresa na listagem realize o preenchimento dos campos no combo de Configurações para Habilitar Empresas. 

1. Identificação do Ambiente: Selecionar as opções de acordo com o perfil de habilitação 1 - Produção Oficial ou 2 - Produção Restrita;

2. Faixa de Faturamento Anual em 2016: Selecionar as opções de acordo com a faixa de faturamento 1 - Superior a 78 milhões ou 2 - Igual ou inferior a 78 milhões;

3. Início eSocial: Inserir a data de início eSocial de acordo com Cronograma de Implantação ou início das atividades da empresa, caso seja posterior aos faseamentos do eSocial;

4. Situação Empresa no eSocial: Selecionar a opção de acordo com o perfil de habilitação 1 - Sincronizada por outro sistema / contabilidade;

5. Sistema anterior (Antigo): Selecione as opções de acordo com os sistemas utilizados anteriormente 1 - Contmatic ou 99 - Outros;

Observação importante: Se for selecionada a opção 99 - Outros é obrigatório o preenchimento do campo Início de envio Contmatic.

6. Método de geração do XML: Selecionar as opções de geração de cargas 1 - Automático ou 2 - Manual.

7. Prefixo: O prefixo é a identificação do seu escritório a partir do momento em que a empresa é habilitada no sistema Folha Phoenix, porém já foi sincronizada anteriormente no eSocial por outra contabilidade ou sistema de folha de pagamento. O prefixo deve conter até 8 caracteres contendo pelo menos duas letras e dois números.

Após o término de preenchimento dos campos cadastrais, acione o botão Habilitar e selecione a opção de Leiaute Simplificado S-1.1.

Concluída a ação, o sistema Folha Phoenix apresentará o status de processamento com o resultado do processo de habilitação e eventos de carga inicial gerados e disponíveis para envio ao eSocial.

Prontinho! Não havendo erros fatais no momento do processamento da habilitação da empresa, a mesma já estará disponível para uso e envio das informações para a plataforma do governo!

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