eSocial

Como enviar o S-3000 individual para o eSocial?

No sistema Folha Phoenix é possível realizar a exclusão dos eventos sincronizados no eSocial diretamente no Histórico de arquivos XML eSocial, utilizando essa funcionalidade além de excluir o histórico do evento dentro do sistema será excluído também do Portal do Web Service as informações desse evento.

Selecionando o evento que se pretende excluir ao clicar no Botão Excluir serão apresentadas duas opções, veja abaixo:

  • Enviar automaticamente exclusão (S-3000) do evento selecionado

Utilizando essa opção o sistema acionará a funcionalidade de exclusão automatizada gerando um S-3000 do evento selecionado e realizará a sincronização com o Portal do eSocial.

  • Excluir evento selecionado do histórico de arquivos XML

Essa opção é destinada a casos em que o evento selecionado já foi excluído no Portal do eSocial, ou seja, não consta mais como válido para o Web Service e pretende-se apenas remover sua informação dentro do sistema Folha Phoenix.

Importante! Alguns eventos não são passíveis, por definição do Governo, de exclusão via S-3000, entre eles estão todos os eventos de Tabela ( S-1000 a S-1070), os seguintes eventos periódicos: S-1295, S-1298 e S-1299, além de eventos que estejam com Status Contmatic igual a "Aguardando Data Envio".

Realizando a Exclusão automatizada (Folha Phoenix e Portal do eSocial)


Situação 1: Exclusão sincronizada com sucesso:

  1. Para realizar a exclusão automatizada acesse a rotina do evento que se pretende excluir (S-2200 Cadastro de Funcionários; S-2299 Cadastro de Rescisões...), em seguida clique no Botão Ver Histórico. Uma vez na tela de Histórico de arquivos XML eSocial clique no Botão Excluir e na 1ª Opção "Enviar automaticamente exclusão (S-3000) do evento selecionado".
  2. Feito isso será apresentada uma tela de confirmação com os dados do evento selecionado que se pretende excluir. Após conferir os dados, digite "SIM" para iniciar o processo.
  3. Será apresentada uma tela de processamento, esse processo pode demorar cerca de 1(um) minuto dependendo da estabilidade do fluxo de informações do Web Service do eSocial.
  4. Se exclusão for finalizada, ou seja, o evento S-3000 tiver sido sincronizado com sucesso, o histórico do evento selecionado para exclusão será removido da tela de Histórico de XML e será apresentado o histórico do próprio S-3000 que fora sincronizado.
  5. Se concluído o processo será demonstrada a mensagem abaixo:

                                                             

 

Situação 2: Exclusão reprovada ou com registro Inconsistente.

  1. Ao realizar o processo de exclusão, se o evento receber um retorno Reprovado ou Inconsistente devido a alguma validação do eSocial, será apresentada a mensagem abaixo:

  1. Clicando em "OK" será aberta a tela Mensageria eSocial quando o evento tiver sido reprovado ou de Inconsistências quando este constar como inconsistente. Para ambas as situações deverá ser verificado o motivo da reprovação ou inconsistência e prosseguir com o ajuste.
  2. Após realizar a alteração necessária, retorne ao Histórico de arquivos XML eSocial e refaça a operação.

Dica! Conte com nosso Autoatendimento para auxiliar na identificação de possíveis motivos da reprovação ou inconsistência dos seus eventos durante o envio para o Portal do eSocial.

 

 

 

Situação 3: Exclusão Aguardando Processamento.

 

  1. Ao iniciar o processo de Exclusão automatizada caso não tenha sido possível obter o retorno imediato do processamento no Portal do eSocial será demonstrada uma mensagem de orientação conforme abaixo:

                                                  

2. Após clicar em “OK” acesse a Central de Comunicação, na aba Painel de Pendências, selecione o evento de Exclusão e clique no botão Consultar processamento. Nesse momento o sistema consultará o Web Service e verificará se o envio do evento resultou em um retorno positivo (sincronizado) ou negativo(reprovado ou inconsistente).

 

Importante!

 

Todo o processo de exclusão é realizado por dentro do Folha Phoenix, não será necessário realizar nenhum processo pelo Robomatic eSocial.

Lembre-se caso o evento que se pretende excluir foi retificado em algum momento, deve ser selecionado o evento de Retificação, uma vez que, pela estrutura do eSocial, uma vez retificada a informação, o evento de inclusão (tal como seu Número de Recibo) deixa de ter validade inclusive para ser excluído.

 

 

Dica!

 

Para identificar se o evento que consta no Histórico de arquivos XML eSocial é um evento de exclusão basta verificar se o Tipo de Operação consta como "Excluir" e se o Status Contmatic é igual a “Exclusão Sincronizada”, confira abaixo:

 

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