eSocial

171 - O Segurado Empregado já foi desligado por motivo de óbito.

CAUSA: O erro normalmente ocorre quando no portal eSocial o evento S-2299 - Desligamento do Trabalhador, com o motivo de desligamento código 10 - Rescisão por falecimento do empregado.

COMO CORRIGIR: Para resolver o problema, é necessário atenção a dois cenários; 

1. Funcionário não falecido, envio do evento S-2299 - Desligamento do Trabalhador incorretamente:

Caso o funcionário não tenha falecido, será necessário acessar o portal eSocial e no menu Empregados / Gestão de Empregados, informar o CPF do funcionário, acionar a opção Movimentações Trabalhistas e realizar a exclusão do evento Desligamento do Trabalhador. Após esse procedimento, refaça o envio dos eventos reprovados no Robomatic eSocial.

2. Funcionário falecido, inconsistência na ordem de envio do evento S-2299 - Desligamento do Trabalhador:

Caso o funcionário tenha de fato falecido e a informação de desligamento por falecimento consta somente no portal eSocial, será necessário acessar o sistema Folha Phoenix e no menu Cálculos / Rescisões / Mensais / Funcionários e clicar no botão Inserir para realização do cadastro e cálculo da rescisão contratual.

Importante ressaltar que no caso de rescisão por falecimento, o campo Motivo de Rescisão deve ser preenchido com o código 4 - Falecimento.

Após a conclusão do cadastro e cálculo da rescisão, pode ser removido o evento S-2299 - Desligamento do Trabalhador do Robomatic eSocial, pois a informação já se encontra no portal do eSocial, contudo, é necessário inserir o histórico manual copiando o número de recibo do evento S-2299 - Desligamento do Trabalhador constante no portal eSocial para uniformização dos dados no sistema Folha Phoenix.

Para inclusão do histórico de sincronização do evento S-2299 - Desligamento do Trabalhador manualmente nos sistema Folha Phoenix, realize as seguintes ações:

Acesse o Cadastro da Rescisão e clique no botão Ver Histórico.

Ao acessar o Histórico de Sincronizações, clique no botão Inserir Histórico Manualmente e faça o preenchimento dos campos Ambiente, Operação, Leiaute, Status e Número de Recibo:

Concluído o processo, clique no botão Gravar e o status de sincronização estará de acordo no sistema Folha Phoenix e portal eSocial!

Esse artigo foi útil?

Agradecemos a sua opinião!
Ops, tente novamente mais tarde.
Como podemos melhorar?
Compartilhe nas redes sociais:
* Queremos ouvir sua opinião, escreva para nós. 0 / 140 caracteres
Não encontrou o que procurava? e sugira um novo conteúdo.
* Queremos ouvir sua opinião, escreva para nós. 0 / 240 caracteres
Agradecemos a sua opinião!
Ops, tente novamente mais tarde.