Durante o processo de cálculo de folha de pagamento, é comum que em dado momento possamos identificar empresas que não realizem o pagamento do adiantamento salarial.
Caso o cálculo de adiantamento de salário tenha sido gerado de maneira indevida no sistema Folha Phoenix, é preciso realizar o lançamento do evento código 102 - Adiantamento (Valor), com valor zero e reprocessar a folha de adiantamento e pagamento para efeito de cálculo.
Neste exemplo, vamos utilizar o funcionário código 1 - Funcionário Teste, onde na folha de 01/2023 houve o cálculo indevido do adiantamento de salário para o empregado e portanto, está sendo descontado através do evento 12 - Adiantamento Anterior, o valor correspondente ao adiantamento indevido.
Para desfazer o cálculo, acesse o menu Lançamentos / Automáticos / Por Funcionário - Evento Fixo e cadastre o evento código 102 - Adiantamento (Valor) com valor zero.
Dica importante: Atente-se também aos campos de Data Início e Fim, pois o preenchimento vai definir quando haverá ou não a retirada do cálculo da folha de pagamento.
Após o lançamento do evento 102 - Adiantamento (Valor) com valor zero, acesse o menu Lançamentos / Funcionários / Mensal e gere o cálculo da folha de adiantamento salarial inicialmente para zerar o cálculo.
Após o cálculo de adiantamento de salário com valor zero, reprocesse a folha mensal e evento 12 - Adiantamento Anterior indevido será retirado do recibo de pagamento da folha mensal.
Prontinho! Concluído os procedimentos, o cálculo de adiantamento de salário será desfeito no sistema Folha Phoenix!
Esse artigo foi útil?