Simplifique

Como emitir boletos ?

Configuração do Boleto

Para emitir boleto pelos Banco Bradesco e Itaú CNAB 400 e Santander CNAB 240 primeiramente deve ser realizada a configuração do boleto no cadastro da conta bancária. Os campos da configuração do boleto serão apresentados conforme banco selecionado. Nesta configuração deve ser informada a carteira de cobrança, código do beneficiário (informado pelo banco), nosso número (informado pelo banco) Juros em percentual ou valor, Multa em percentual, Desconto em percentual ou valor, dias para desconto (quantidade de dias em que o desconto será aplicada antes do vencimento), se deseja protestar e quantidade de dias que será enviado para protesto após o vencimento.

Emissão do Boleto

Após a configuração do boleto na conta é possível realizar a emissão do boleto, para isso tem que realizar o cadastro de um lançamento no contas a receber informando uma Conta “Bradesco”, “Itaú” ou “Santander” na Forma de Recebimento deve ser “Boleto”, ao clicar em “Salvar e Emitir” o sistema fará o download do boleto em uma nova guia. Após este processo o boleto ficará disponível no grid do contas a receber através do ícone de boleto.

Se após o cadastro do contas a receber for clicado em “Salvar” o boleto poderá ser emitido posteriormente pelo grid através do ícone de boleto.

Se o ícone do boleto estiver com   significa que o boleto ainda não foi emitido e ao clicar no ícone será apresentada a opção “Emitir Boleto”, se estiver com  significa que o boleto já foi emitido e apresenta as opções “Imprimir Boleto”.

 

Geração do Arquivo Remessa

A geração do arquivo remessa será realizada através da tela de detalhar da Conta Bancária, na seção “Integração Bancária” no botão “Exportar remessa de cobrança”.

Ao acionar este botão será aberta uma nova tela com todos os lançamentos do Contas a Receber que poderão ser gerada arquivo remessa de inclusão ou de cancelamento. (será enviado para está tela todos os lançamentos de contas a receber que tiverem forma de recebimento boleto e banco Bradesco, Itaú ou Santander com configuração de boleto preenchida).

Após selecionar os lançamentos que deseja gerar o arquivo remessa o sistema ira informar quantos lançamentos foram selecionados e um totalizador.

Ao clicar em “Gerar Remessa” será realizado o download do arquivo CNAB 400 para os Bancos Bradesco e Itaú e CNAB 240 para o Banco Santader para envio ao Banco.

 

Importar Arquivo Retorno de Cobrança

A importação do arquivo retorno enviado pelo banco será realizada através da tela de detalhar da Conta Bancária, na seção “Integração Bancária” no botão “Importar retorno de cobrança”.

Ao acionar este botão será aberta uma nova tela na qual será possível arrastar ou selecionar o arquivo de retorno. Após realizar este processo será aberta uma nova tela na qual será possível ver todos os itens importados.

Após realizar a importação do arquivo retorno poderá ocorrer as seguintes situações com o Boleto: ser Acatado, Recusado, Liquidado e Cancelado.

Ao ser acatado o lançamento, será gerado no contas a pagar um lançamento com a soma de todas as Despesas de Cobrança que tiverem no mesmo arquivo retorno.

Para os lançamentos que forem liquidados, será realizado o recebimento no contas a receber e realizar todas as movimentações necessárias.

 

Cancelamento do Boleto

O cancelamento do boleto poderá ser realizado dentro do ícone boleto no grid do contas a receber, se tiver apenas a emissão do boleto ao clicar em cancelar será cancelado o boleto e poderá ser realizada qualquer alteração no lançamento do contas a receber, se tiver sido gerada remessa após clicar em cancelar deve ser gerada um novo arquivo ao banco, neste momento o boleto e a remessa ficaram com situação “Cancelamento em Processo” somente após a importação do arquivo retorno que o boleto e a remessa serão realmente “Cancelado” e poderá ser realizadas alterações no lançamento.

Esse artigo foi útil?

Agradecemos a sua opinião!
Ops, tente novamente mais tarde.
Como podemos melhorar?
Compartilhe nas redes sociais:
* Queremos ouvir sua opinião, escreva para nós. 0 / 140 caracteres
Não encontrou o que procurava? e sugira um novo conteúdo.
* Queremos ouvir sua opinião, escreva para nós. 0 / 240 caracteres
Agradecemos a sua opinião!
Ops, tente novamente mais tarde.