O evento S-2220 – Monitoramento da Saúde do Trabalhador deve ser utilizado para o detalhamento das informações relativas ao monitoramento da saúde do trabalhador (avaliações clínicas), durante todo o vínculo laboral com o declarante, por trabalhador, bem como os exames complementares aos quais foi submetido, com respectivas datas e conclusões.
Para realizar cadastro de um ASO - Atestado de Saúde Ocupacional no sistema SST Phoenix e enviar o evento para o eSocial, realize os seguintes procedimentos:
Acesse o menu Comunicações / Monitoramento da Saúde do Trabalhador ASO e posteriormente clique no botão Inserir para abertura da tela de Cadastro do ASO.
Ao acessar a tela Cadastro do Monitoramento da Saúde do Trabalhador (ASO), acione a tecla Enter sobre o campo Código para preenchimento automático do Código do ASO e logo após realize a seleção do Funcionário, conforme exemplo abaixo:
Posteriormente, acesse o combo ASO para realizar o cadastro das informações do profissional de saúde responsável pela elaboração do ASO, o tipo de exame e resultado.
Sobre o Tipo, é possível selecionar as seguintes opções:
0 - Exame médico admissional;
1 - Exame médico periódico, conforme Norma Regulamentadora 07 - NR-07 e/ou planejamento do Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional - PCMSO;
2 - Exame médico de retorno ao trabalho;
3 - Exame médico de mudança de função ou de mudança de risco ocupacional;
4 - Exame médico de monitoração pontual, não enquadrado nos demais casos;
9 - Exame médico demissional.
O Resultado, pode ser preenchido de acordo com as seguintes situações:
1 - Apto;
2 - Inapto.
Ao concluir o preenchimento das informações do ASO, é possível realizar a vinculação do médico responsável pelo preenchimento do PCMSO - Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional.
Após o preenchimento dos dados do ASO e responsável pelo PCMSO, é necessário vincular os dados do exame.
No campo procedimento, é necessário vincular os procedimentos realizados no exame, conforme Tabela 27 - Procedimentos Diagnósticos do eSocial.
Também é preciso incluir a Data do Exame, Ordem, Ind. Resultado e eventuais Observações (Se houver).
Sobre a Ordem, é possível selecionar as seguintes opções:
1 - Inicial;
2 - Sequencial.
O Ind. Resultado, pode ser preenchido de acordo com as seguintes situações:
1 - Normal;
2 - Alterado;
3 - Estável;
4 - Agravamento.
Concluídos os procedimentos cadastrais, clique no botão Adicionar.
Dica importante: Se houver mais de um exame realizado, é possível vincular todos os exames num único ASO.
Ao realizar a inclusão de todos os exames, clique no botão Gravar e o sistema apresentará uma mensagem de aviso sobre o prazo de envio do evento S-2220 – Monitoramento da Saúde do Trabalhador.
Prazo de envio do evento S-2220 – Monitoramento da Saúde do Trabalhador: Até o dia 15 do mês subsequente ao da realização do correspondente exame.
Possui outras dúvidas sobre o cadastro da CAT - Comunicação de Acidente de Trabalho? Acompanhe o vídeo abaixo com o passo a passo:
Esse artigo foi útil?