No sistema G5 já estamos acostumados a realizar os lançamentos das notas de serviços tomados e suas retenções, porém para a geração do evento é necessário se atentarmos em algumas configurações especificas, vejamos como gerar o evento;
Primeiro passo, acesse o menu Escrituração / Notas ISS / Lançamentos Notas ISS - Serviços Tomados
Ao escriturar a nota fiscal de serviço o campo Código de Natureza de Rendimento deverá ser preenchido para ser gerado o evento referente ao IRRF, no campo pressione CTRL+ENTER para que a tabela dos códigos seja demonstrada para seleção;
Ao abrir a tabela é possível utilizar os campos dos filtros, após localizar o código selecione e dê duplo clique sobre ele que será carregado para Nota de Serviço.
Segundo passo acesse o campo Ct.Crte e sobre o campo pressione Ctrl+Enter, abrirá a tela do conta corrente;
Nessa tela deverá ser preenchido os campos;
Campo Data Venc: Informar a data de vencimento do pagamento caso tenha, caso contrário pressione Ctrl+Enter para o campo ser preenchido automaticamente conforme a data de emissão do lançamento.
Campo Parcela: Informar o número da parcela a que se refere o pagamento.
Campo Valor: Informar o Valor Total.
Campo Imp. Retidos: Pressione Ctrl+Enter para abrir a tela de preenchimento.
Nessa tela informe no campo Tipo a opção 1–5952.07-Csll/Cofins/Pis-Pasep Retido (Lei 10.833) , Informe o Valor Retenção, e informe o campo Cód. Natureza Rendimento, para localizar o código pressione Ctrl+Enter.
Clique no ícone para gravar o lançamento.
Campo Data Pagto: Informar a data do pagamento. O sistema considera a data informada nesse campo para identificar a competência do imposto.
Ao final clique no ícone para gravar o lançamento.
Segundo passo para geração do registros acesse o menu Escrituração / Efd Reinf / Apurar Valores para Beneficiários PF/PJ.
Clique em Apurar Valores e aguarde até a mensagem “Apuração realizada com sucesso” aparecer, clicar em OK e em seguida em Processamento Finalizado.
Para conferência e verificação dos valores, dê duplo clique sobre o registro na tela de apuração;
Serão demonstradas as informações do registro de forma consolidada caso tenha mais de um lançamento com o mesmo beneficiário verificar em Detalhamento.
Prontinho! Após a realização desses procedimentos, basta acessar a Central de Comunicação da Reinf e realizar a verificação e o envio do Registro.
Duvidas? Acesse nosso vídeo para mais informações:
Esse artigo foi útil?