Contmatic Transportes

Como emitir um MDF-e?

Confira o passo a passo com todas  as intruções para emitir o MDF-e

 

Para emitir um MDF-e no sistema Contmatic Transportes acesse o menu “MDF-e” opção “Gerenciar MDF-e”.

Acessando este menu será aberta a tela “Gerenciar MDF-e”, onde serão exibidos todos os manifestos de documentos fiscais cadastrados no sistema, assim como toda a parte gerencial do manifesto de documentos fiscais.

Acione o botão “Incluir”.

Acionando o botão “Incluir” será aberta a tela conforme abaixo para preenchimento dos campos.

O sistema habilitará somente os campos pertinentes ao tipo de manifesto de documentos fiscais, selecionado.
As abas e sub-abas serão habilitadas de acordo com o preenchimento dos demais campos.

Preencha os campos obrigatórios da aba “Dados do MDF-e”.

Após selecionar o “Município de Carregamento” acione o botão “Gravar” para que o sistema grave as informações.

Caso tenha mais de um município de carregamento, selecione o município e acione o botão “Gravar” novamente.

Na aba “Rodoviário” sub-aba “Veículo de Tração” preencha os campos obrigatórios.

Se houver informe os dados do CIOT na aba “Rodoviário” sub-aba “CIOT”.

Na aba “Rodoviário” sub-aba “Condutores”, se houver informe os campos obrigatórios.

Após informar os dados dos “Condutores” será necessário acionar o botão “Gravar” para que o sistema grave as informações.

Se houver preencha os campos obrigatórios da aba “Rodoviário” sub-abas “Reboque”, “Vale Pedágio” e “Contratantes”.

Na aba “Documentos” selecione o município de descarregamento. Serão exibidos os municípios de acordo com a “UF de Descarregamento” selecionada na aba “Dados do MDF-e”.

Ao selecionar o município as sub-abas “NF-e”, “Unidade de Transporte” e “Produtos Perigosos” serão exibidas para preenchimento.

Obs: Caso no “Tipo de Emitente” constante na aba “Dados do MDF-e” esteja selecionada a opção “1 – Prestador de Serviço de Transporte” será habilitada a sub-aba “CT-e”.

Após o preenchimento dos campos pertinentes as informações dos documentos será necessário acionar o botão “Gravar Doc.” para que o sistema grave as informações.

Se houver informe e preencha os campos obrigatórios constantes na aba “Seguros”.

Na aba “Totalizadores” sub-aba “Totais do Documentos” preencha os campos obrigatórios.

Caso acione a opção “Adicionar Lacre” o sistema habilitará os campos pertinentes.

Se houver informe e preencha os campos constantes na aba “Totalizadores” sub-aba “Autorização para Download”.

Na aba “Informações Adicionais” se houver informe as informações adicionais de interesse do Fisco e/ou as informações complementares de interesse do Contribuinte.

Após o preenchimento dos campos necessários para a emissão do MDF-e basta acionar o botão “Salvar”.

Após acionamento do botão “Salvar”, se estiver tudo certo com o manifesto de documentos fiscais o mesmo será salvo.

Caso tenha algum problema como, por exemplo, algum campo de preenchimento obrigatório que não foi preenchido o sistema exibirá mensagem conforme exemplo da tela abaixo com o nome da aba o nome do campo e a inconsistência e não salvará o manifesto de documentos fiscais.

O usuário deverá corrigir e tentar salvar novamente o manifesto de documentos fiscais.

Pronto! MDF-e emitido com sucesso.

 

Esse artigo foi útil?

Agradecemos a sua opinião!
Ops, tente novamente mais tarde.
Como podemos melhorar?
Compartilhe nas redes sociais:
* Queremos ouvir sua opinião, escreva para nós. 0 / 140 caracteres
Não encontrou o que procurava? e sugira um novo conteúdo.
* Queremos ouvir sua opinião, escreva para nós. 0 / 240 caracteres
Agradecemos a sua opinião!
Ops, tente novamente mais tarde.