Simplifique

Qual a relação entre Empresas, Órgãos Governamentais e a SEFAZ na Gestão Fiscal ?

Relação entre Empresas, Órgãos Governamentais e a SEFAZ na Gestão Fiscal

A integração com a Secretaria da Fazenda (Sefaz) é crucial na gestão fiscal para empresas e órgãos governamentais, garantindo a validação de documentos fiscais eletrônicos e o funcionamento dos sistemas de emissão de notas fiscais. Exploramos essa relação e medidas para lidar com problemas temporários.

A Sefaz administra as finanças em níveis estaduais e, em alguns casos, municipais, desempenhando um papel fundamental na arrecadação de impostos e no controle da receita e despesa.
 

Relação SeFaz / Simplifique

Os sistemas de emissão de notas fiscais eletrônicas como o Simplifique, dependem da integração com a Sefaz para garantir a validade e legalidade dos documentos fiscais. Quando uma empresa emite uma nota fiscal eletrônica (NF-e) ou uma nota fiscal de consumidor eletrônica (NFC-e), esses documentos precisam ser transmitidos para a Sefaz, que realiza a validação e autorização da emissão.
Sem a comunicação adequada com a Sefaz, os sistemas de emissão de notas podem enfrentar dificuldades em processar e validar as operações fiscais.
 

Para mitigar impactos de problemas temporários na comunicação com a Sefaz, você pode:
 

  • Cadastrar e apenas salvar suas notas no Simplifique e somente transmitir quando a comunicação com a SeFaz estiver normalizada;
  • Fazer acompanhamentos constantes em ferramentas como o "Down Detector". Esta não é uma ferramenta oficial da SeFaz, porém reflete a quantidade de relatóriosde problemas durante o dia. Lá também é possível acompanhar dúvidas e problemas de outras pessoas e empresas.
  • Caso a SEFAZ de seu estado ative a Emissão em Contingência, é possível ativar a Contingência no Simplifique também e emitir suas notas fiscais normalmente é assim que o Ambiente Normal retornar, basta desativar a contingência no Simplifique para emitir novas notas
  • Mas lembre-se que somente é possível utilizar a Contingência no Simplifique se a SEFAZ do seu estado ativar a contingência em seu ambiente, caso contrário suas notas serão rejeitadas pela própria Sefaz.
  • O simplifique disponibiliza também o serviço de Consulta Sefaz, caso suas notas entrem no Status = Em processamento, você poderá clicar no botão na listagem da Nota: Consulta Sefaz e se o site do Governo estiver estável será retornado o Status Final da sua nota e nosso sistema atualiza o Status automaticamente conforme retorno da Sefaz.
  • Importante ressaltar que toda emissão de documentos fiscais depende da comunicação adequada com a Sefaz para garantir a validade e legalidade dos documentos fiscais na autorização de eventos como cancelamentos, inutilização e manifestação do destinatário. Para que possamos entregar uma comunicação rápida e eficaz como as transmissões de suas notas, eventos e etc, dependemos do funcionamento estável do site do Governo.

 

Essas medidas são temporárias e devem ser implementadas enquanto persistirem os problemas na comunicação com a Sefaz, garantindo eficiência e conformidade dos processos fiscais.

 

Esse artigo foi útil?

Agradecemos a sua opinião!
Ops, tente novamente mais tarde.
Como podemos melhorar?
Compartilhe nas redes sociais:
* Queremos ouvir sua opinião, escreva para nós. 0 / 140 caracteres
Não encontrou o que procurava? e sugira um novo conteúdo.
* Queremos ouvir sua opinião, escreva para nós. 0 / 240 caracteres
Agradecemos a sua opinião!
Ops, tente novamente mais tarde.