Aviso
Para ter acesso a essa rotina, é necessário que os lançamentos de lucro isento dos sócios estejam registrados na tela de Escrituração das Receitas/Sócios do JR Phoenix, e que tenha sido feito o cadastro da parametrização do período de envio das informações para o EFD Reinf no G5 Phoenix, conforme será descrito abaixo.
Essa funcionalidade estará disponível para a parametrização dos fatos geradores a partir de 04/2024.
Parametrização do período de envio
Sistema G5 Phoenix
Menu: Cadastro / Parâmetros da empresa / aba Federal / aba EFD-Reinf
Clicar no checkbox "Considerar distribuição de Lucros dos Sócios no JR Phoenix".
Ao marcar o checkbox o sistema mostra a tela de inclusão de parâmetro para o envio das informações.
Clicar em "Incluir".
As opções disponíveis para parametrização do período de envio são:
1 - Mês do fato gerados
2 - Mês seguinte ao fato gerador
3 - Mês seguinte ao final do trimestre
Para envio dos eventos R-4010 ou R-4020 do lucro isento dos sócios no mês trimestre seguinte ao fato gerador, deve ser selecionada a opção 3 - Mês seguinte ao final do trimestre. Em seguida, clicar em "Gravar".
Após clicar em "Gravar" o sistema mostra a mensagem de aviso abaixo. Para continuar o processo, clicar em "Confirmar" na mensagem de informação.
E por fim, clicar em "Gravar" na tela de parâmetros para finalizar a inclusão da informação.
Geração das informações do lucro isento dos sócios na tela de "Apuração de pagamento / créditoPF/PJ"
Após a gravação da parametrização, e estando com o lucros isentos dos sócios lançados no JR Phoenix, ativar a empresa no "Período de apuração" que será entregue, entrar na tela de "Apuração de pagamento / créditoPF/PJ" no G5 Phoenix através do menu "Escrituração / EFD Reinf / Apurar valores para beneficiários PF/PJ" e clicar em "Apurar valores".
Após clicar em "Apurar valores", o sistema busca as informações dos sócios do JR Phoenix, e apresenta na tela de apuração.
Envio para o EFD Reinf
A partir do lançamento gerado na tela de "Apuração de pagamento / créditoPF/PJ", basta entrar na Central de Comunicação do Reinf, verificar inconsistências e enviar os eventos R-4010 ou R-4020 do lucro isento dos sócios para o EFD Reinf.
Dicas
A configuração gravada terá seu funcionamento a partir do fato gerador definido no cadastro, e será utilizado nos períodos posteriores, até que a empresa tenha a necessidade de trocar de periodicidade de envio.
Exemplo:
Definição do parâmentro - Mês seguinte ao final do trimeste = Enviar Abr/Mai/Jun em Julho/2024
Nesse caso, o sistema vai enviar todos os fatos geradores do trimeste no mês seguinte ao final a partir do fato trimestre iniciado em Abril/2024, ou seja:
O sistema deve ser ativado no mês de envio para que o G5 Phoenix busque o fato gerador correto.
Caso posteriormente a empresa decida enviar os eventos dos sócios com outra periodicidade, como por exemplo no mês do fato gerador ou trimestralmente, será possível inserir um novo parâmetro para essas formas de envio.
Importante: Antes de cadastrar o parâmetro, certifique qual foi o último fato gerador enviado para o EFD-Reinf referente ao lucro isento dos sócios, para inserir o parâmetro à partir do próximo fato gerador a ser entregue.
Esse artigo foi útil?