Contábil Phoenix

Como Robotizar a geração do arquivo SPED ECD

Para iniciar os procedimentos de Robô, ele precisa estar ligado. Se o ícone estiver cinza está desligado, se estiver colorido, está ligado. Conforme imagem abaixo:

Para robotizar a geração do arquivo ECD, você vai acessar o menu Robô> Cadastro de Telas Robotizadas. Quando clicar nesse menu, temos uma listagem de tarefas comumente utilizadas nos escritórios contábeis.

 

Para criar uma tela robotizada para gerar a ECD,  você vai clicar no botão Inserir, o sistema abrirá a seguinte tela:

Você dará um nome para a tela robotizada e ao clicar no menu SPED vai demonstrar a Central de Comunicação SPED ECD e ao efetuar um duplo clique sobre a central , irá abrir a tela para que você possa salvar os parâmetros conforme imagem abaixo:

Você poderá salvar o parâmetro Gerar Bloco J Anual para as empresas encerramento trimestrais e o Verificar inconsistências ao gerar. Mas se não quiser salvar esses parâmetros, basta clicar no botão Salvar parâmetros sem marcar essas opções e ao executar a rotina, o robô irá gerar a ECD sem fazer essas verificações. Também pode criar uma rotina com verificar inconsistências, outra marcando o Gerar Bloco J Anual, ou seja, o cadastro de telas robotizadas tem a finalidade de deixar algumas rotinas do sistema salvas por parâmetros específicos e usá-las de acordo com o nicho de empresas no momento da execução do Robô. Fica a critério do usuário criar seus filtros de execução.

Após criar a tela robotizada da Central de Comunicação SPED ECD, o próximo passo é acessar o Menu Robô, cadastro de rotinas. Nessa tela, deve ser cadastrada as tarefas de acordo com a necessidade do escritório.

Você vai clicar em Inserir, escolher o processo, se vai ser em fila ou ativa, escolhe o tipo para Exibir (Tela, Tela Robotizada ou Tarefas Manuais) e vai criando conforme a sua necessidade.

Um exemplo de conjutno de tarefas do escritório: Gerar a ECD, Gerar ECF e transportar o saldo para o próximo ano.

As setas destacadas no meio da tela em verde tem a função de ordenar as tarefas a serem executadas.

Após criar a rotina e gravar a rotina, você pode já clicar em Executar se desejar, ou se preferir, pode agendar posteriormente a execução dessa Rotina no Menu Robô, Cadastro de rotinas agendadas.

Para agendar uma rotina, acessar o Menu Robô, Cadastro de rotinas agendadas e cria sua rotina, informando uma descrição, data, horário e a periodicidade e clique em gravar. No dia e horário programado o robô irá executar sua rotina. 

 

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