A Nota Fiscal Complementar tem como finalidade inteirar as informações e valores de impostos como ICMS, ICMS ST e IPI, que foram emitidos com valores menores que os reais na nota fiscal de venda original. Sendo assim ao somar a nota complementar com a nota normal será obtido o resultado dos impostos incidentes na operação.
Para emissão da nota acesse o Menu Faturamento de produto, Nota Fiscal Eletrônica, clique em incluir.
Na aba Dados da NF-e escolha o tipo de nota “Saída” ou “Entrada”, a finalidade “Complementar”, preencha o campo “Natureza da Operação”, selecione um “Parceiro de negócios” e a forma de “Atendimento” igual 0 – Não se aplica.
Na aba documentos referenciados informe a chave de acesso ou busque pela lupa de pesquisa, a nota fiscal que terá os impostos complementados.
Na aba itens selecione o produto cadastrado para utilizar na nota complementar informe a operação fiscal, base, alíquota e valor do imposto que deseja complementar.
Se desejar poderá preencher a aba Financeiro, para que os impostos que somam ao total da nota como IPI e ICMS-ST sejam enviados ao financeiro.
Para isso marque a opção “Gerar Contas a Receber”, selecione a condição e forma de pagamento em seguida clique em “Calcular”.
Confira os totalizadores e clique em “Salvar”, agora é só assinar e transmitir a nota, para detalhes de como realizar este processo acesse o tópico 538 - Como emitir uma nota fiscal de venda de produtos?
Pronto! Acesse também o passo a passo, manual e os vídeos disponíveis na tela de Gerenciar NF-e ou entre em contato com o nosso suporte técnico.
Esse artigo foi útil?