Gestão Empresarial

Como emitir uma nota fiscal de Importação?

A nota fiscal de Importação permite que sejam nacionalizadas as mercadorias adquiridas do Exterior, amparando a circulação dos produtos em conformidade com a legislação brasileira.

Antes de começar a emitir a nota certifique-se:
* Tem em mãos a DI (Declaração de Importação), ela é essencial para realizar este processo, caso não possua solicite a mesma ao seu Despachante Aduaneiro, que foi responsável pelo desembaraço da mercadoria.
* Solicitou auxílio do seu contador a respeito de quais CFOP ‘s utilizar e os valores dos impostos que incidiram nesta operação.

Para emissão da nota acesse o Menu Faturamento de produto, Nota Fiscal Eletrônica, clique em incluir.
Na aba Dados da NF-e escolha o tipo de nota “Entrada”, a finalidade “Importação”, preencha o campo “Natureza da Operação”, selecione um “Parceiro de negócios” cadastrado como “Parceiro do Exterior” e qual a forma de “Atendimento”.

Na aba itens, informe o código ou faça a busca pela descrição do produto e lupa de pesquisa, sugerimos que você já tenha previamente configurado a operação fiscal no cadastro de ncm, a localização e o preço no cadastro do produto, desta forma basta informar a quantidade a ser importada e preencher as demais abas.

Na aba tributação, preencha os campos dos impostos com os valores constantes na DI ou conforme informados pelo seu contador, os campos serão obrigatórios de acordo com a situação tributária selecionada.

Na aba declaração de importação preencha os campos conforme a declaração de importação e clique em “Gravar”, para agilizar o processo de emissão após salvar o primeiro produto será possível copiar os dados da DI informada anteriormente.

Na aba Transporte selecione a modalidade de frete de acordo com a operação e se desejar a transportadora ou a forma do transporte da mercadoria.

Em seguida confira os totalizadores, lembrando que para esta nota fiscal é permitido a edição do campo total da nota já que nesta operação é comum ocorrer divergências de valores por conta de arredondamentos, clique em “Salvar” e agora é só assinar e transmitir a nota, para detalhes de como realizar este processo acesse o tópico 538 - Como emitir uma nota fiscal de venda de produtos?

Pronto! Acesse também o passo a passo, manual e os vídeos disponíveis na tela de Gerenciar NF-e.
 

Esse artigo foi útil?

Agradecemos a sua opinião!
Ops, tente novamente mais tarde.
Como podemos melhorar?
Compartilhe nas redes sociais:
* Queremos ouvir sua opinião, escreva para nós. 0 / 140 caracteres
Não encontrou o que procurava? e sugira um novo conteúdo.
* Queremos ouvir sua opinião, escreva para nós. 0 / 240 caracteres
Agradecemos a sua opinião!
Ops, tente novamente mais tarde.