Aprovação do Leiaute 1.3 do eSocial e impactos no sistema Folha

May
May
  • Atualizado

Ícone representando um livro com um relógio. Tempo estimado de leitura: 00:10:00

Ícone do eSocial representando um quadrado verde e assemelhando-se a bandeira do Brasil.

Aprovação do leiaute 1.3


 

Conforme publicado no DOU de 28 de junho de (link para uma nova aba), a Portaria Conjunta RFB/MPS/MTE nº 13 de 25 de junho de 2024 (link para uma nova aba) aprovou o novo leiaute do eSocial versão S-1.3.

A entrada do novo leiaute do eSocial versão S-1.3 trouxe uma série de mudanças e aprimoramentos em relação às versões anteriores. Possui o objetivo de tornar o sistema mais eficiente, flexível e alinhado às novas exigências da legislação trabalhista e previdenciária.

A versão S-1.3 foi lançada para aprimorar o eSocial, dando ênfase à melhoria do processo de envio de informações e simplificação da gestão de dados.

 

Período de convivência entre leiautes


 

É o momento em que o eSocial permite a utilização de um novo leiaute para que os contribuintes se familiarizem e a Receita Federal trabalhe em manutenções e alterações do novo leiaute.

O contribuinte que estiver utilizando o leiaute antigo, dentro desse período, conseguirá transmitir as informações necessárias normalmente.

O período de convivência entre as versões S-1.2 e S-1.3 será de 02/12/2024 à 02/02/2025, com exceções específicas:

Regra/exigência Data de vigor Como passará a ser? Exemplo
Tabelas do Anexo I A partir de 02/12/2024 Todas as rubricas (como salários, horas extras, comissões, etc.), cargos e funções seguirão as atualizações da Tabela 03 do leiaute S-1.3, independentemente da versão do evento. Se você enviar um evento S-1200 na versão S-1.2 em 01/2025, as rubricas (valores de remuneração) dentro do XML precisam obedecer às tabelas atualizadas da versão 1.3 do eSocial.
Eventos específicos (S-1210, S-2501 e S-5002) A partir de 01/2025 Todos os eventos relacionados à competência 01/2025, que envolverem valores de PIS-Pasep sobre a folha de pagamento, serão enviados somente na versão S-1.3.
  • S-1210: Para informações de pagamento de contribuições de INSS e FGTS;
  • S-2501: Para informações sobre pagamentos realizados a terceiros, como o IRRF;
  • S-5002: Retorno totalizador do IR, que também será gerado na versão S-1.3.
Eventos de remuneração (S-1200, S-1202, S-2299 e S-2399) A partir de 01/2025 Caso os eventos que envolvam incidência de PIS-Pasep sobre a folha de pagamento sejam transmitidos em versões diferentes do leiaute, o totalizador não será gerado corretamente. Se o evento S-1200 (referente à remuneração) for enviado com a versão 1.2, mas o evento S-2299 (referente à rescisão) for enviado na versão 1.3, o totalizador de PIS-Pasep não será apurado corretamente, pois os valores das rubricas e as tabelas não estarão alinhados.

 

O que muda no sistema Folha?


 

  • A) Acesse o menu ArquivosFuncionáriosHistórico de convocação de trabalho intermitente

    Tela inicial sistema Folha, possui menu superior alinhado à esquerda sendo Arquivos o primeiro item.

    B) Insira os Funcionários disponíveis para realizar a convocação, conforme o artigo:


    C) Erro fatal: Ocorre quando o campo Horário não é preenchido.

    Tela do histórico de convocação de trabalho intermitente. Exibe o campo Horário na parte média da tela, em paralelo, há um push de erro fatal indicando o motivo do erro.


    D) Após vincular o horário → Clique em Gravar.

    Tela do histórico de convocação de trabalho intermitente. De cima para baixo possui campos para selecionar Funcionários, cadastrar Status eSocial e Datas, também possui campo para cadastrar Horário, Descrição da jornada e Local. Por fim, no canto inferior direito encontram-se os botões Gravar e Cancelar.

  • A) Com o leiaute S-1.3 do eSocial, ao criar um novo Evento do Usuário, as empresas que recolherem o PIS sobre a folha de pagamento deverão preencher o campo Base PIS/Pasep na aba Informações eSocial.

    B) Acesse o menu ArquivosEventos → Eventos Contmatic ou Eventos Usuário

    Tela inicial sistema Folha, possui menu superior alinhado à esquerda sendo Arquivos o primeiro item.

    Tela de alteração de evento do usuário, aba Informações eSocial. Possui campos para preenchimento e, ao final, os botões Gravar e Cancelar aparecem no canto inferior direito.

    Eventos Contmatic (padrão): Os eventos padrão da Contmatic terão o campo Base PIS/Pasep atualizados automaticamente.

    Eventos do usuário: Os eventos do usuário deverão obrigatoriamente ser preenchidos pelo cliente com a Base PIS/Pasep e, consequentemente, transmitidos para o eSocial.

    C) As rubricas (Eventos Contmatic e do Usuário) serão transmitidas automaticamente ao eSocial informando a Base PIS/Pasep (evento S-1010), somente se a empresa estiver configurada para Recolher PIS.

    D) Acesse o menu ArquivosParâmetros por empresa → Diversos.

    Tela de Parâmetros por empresa, possui campos de seleção na parte superior e logo abaixo, há algumas abas. Diversos é a primeira aba da esquerda para a direita.

  • A) Incluída a opção Validar as regras de fechamento que permite receber a validação das regras de fechamento relativas ao pagamento de salários e 13º salário (2ª parcela) no XML de retorno do evento S-5011.

    B) Acesse o menu CálculosEncerramento mensal Empresa (pagamento e 13º salário 2ª parcela).

    Tela inicial sistema Folha, possui menu superior alinhado à esquerda sendo Cálculos o terceiro item.

    Tela de encerramento mensal da empresa. Na parte medial da tela estão os identificadores Tipo folha, Opção transmissão imediata DCTF Web e Validação para fechamento. No canto inferior direito há o botão Encerrar.

  • A) Acesse o menu Lançamentos → Automáticos Por funcionário ou sócio → Previdência complementar.

    Tela inicial sistema Folha, possui menu superior alinhado à esquerda sendo Lançamentos o segundo item.

    Tela de eventos, possui campo para selecionar o Funcionário, abaixo há os botões Inserir, Altera e Excluir. Na parte mediana, é possível digitar a data da previdência, o evento e os valores.

  • A) O recolhimento de valores descontados a título de parcela do eConsignado, será mediante guia do FGTS Digital. As informações serão lançadas nos eventos S-1200, S-2299 ou S-2399, conforme o caso, em rubrica com natureza [9253]

    O eConsignado ainda está em fase de implantação, assim, tanto o eSocial como o FGTS digital ainda sofrerão alterações para atender à nova funcionalidade. Além disso, aguarda-se a criação de uma nota explicativa e detalhada sobre o eConsignado.

    As últimas atualizações governamentais sobre o tema estão disponíveis em:

    Print da sessão 10 de perguntas frequentes do eSocial. A pergunta 10.40 explica sobre o eConsignado.

    B) Impacto do eConsignado no sistema Folha: Nosso time de desenvolvimento já estuda o leiaute do eConsignado. No entanto, é necessário aguardar as atualizações governamentais para que possamos adequar o sistema Folha.

Relativo a

Compartilhe nas redes sociais:

Esse artigo foi útil?

Usuários que acharam isso útil: 23 de 29