Guia de instalação em rede

May
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Ícone de lupa na cor roxa, representando o produto Busca XML.

Pré-requisitos


 

 

Instalação em rede


 

Para instalar o sistema Busca XML em rede, se certifique que você atende aos Pré-requisitos citados anteriormente. Caso sim, prossiga com os passos abaixo:

 

Representação de como funciona o sistema em rede. Possui um CPU representando o servidor e quatro monitores representando os terminais.

 

  • O sistema deve ser instalado diretamente no servidor, em uma pasta física, de acordo com as orientações da instalação local. Por exemplo: "C:\Sistemas\BuscaXML" ou "C:\BuscaXML".
  • Se você já instalou o sistema localmente e deseja usá-lo em rede, primeiro é necessário desinstalá-lo da máquina local. Para isso, utilize a opção "Uninstall" disponível na pasta de instalação antes de iniciar a configuração em rede.
  • A instalação deve ser feita obrigatoriamente em um diretório "local" do servidor, ou seja, não é permitido o uso de um diretório "mapeado" de outra máquina.
  • Não deve existir caracteres especiais ou espaços no nome da pasta.
  • Crie um compartilhamento, com permissão de escrita e leitura, na pasta onde o sistema foi instalado.
  • Se o servidor possuir políticas de Firewall, solicite ao técnico de rede a liberação da porta 3051, utilizada pelo serviço do Firebird. Isso permitirá que as máquinas clientes acessem o servidor.
  • Na máquina "estação", abra a pasta compartilhada do servidor. Por exemplo: \\192.168.7.92\BuscaXML\ e execute o instalador EstacaoBuscaXML.exe.
  • O IP mencionado no exemplo acima deve ser seguido rigorosamente. A máquina "estação" deve se conectar à máquina "servidor" usando seu IP, nunca por mapeamento.
  • O arquivo "EstacaoBuscaXML.exe" deve ser executado diretamente no "servidor", sem ser copiado para a máquina "estação".
  • Além disso, o "EstacaoBuscaXML.exe" deve ser executado em todas as estações que utilizarão o sistema.

Apenas para servidores Linux:

  • Para utilização no servidor Linux é imprescindível ter o Firebird 3.0 instalado e funcionando corretamente antes de efetuar a instalação do Busca XML.

 

Assistente de conexão


 

Após a instalação do sistema, um assistente de conexão está disponível para ser utilizado sempre que for necessário alterar as configurações de conexão com o banco de dados ou realizar ações relacionadas ao serviço do Firebird. Saiba como acessá-lo seguindo os passos abaixo:

 

  • Abra a tela de login do Busca XML;
  • Clique em Configuração.

Tela de login do Busca XML, possui os campos de Usuário e Senha, botão Conectar, link 'Não consegue acessar a conta' e um botão Configuração.

Aba Apresentação:

  • Apresentação do sistema e acesso ao autoatendimento.

Aba de Apresentação do Busca XML com um botão para que o usuário saiba mais informações.

Aba Configurações:

  • Contém as propriedades de conexão com possibilidade de alteração e verificação, além de exemplos de preenchimento para auxiliar na configuração.

Aba de Configurações do Busca XML com campos para que o usuário preencha os diretórios de conexão e compartilhamento. Na parte inferior, existem os botões Ver exemplo de preenchimento dos campos, Verificar e Gravar.

Aba Utilitários:

  • Nesta tela, podemos realizar algumas ações de manipulação no serviço do Firebird, porém, estas ações só podem ser executadas na máquina servidor ou instalação local;
  • Caso o usuário acesse o utilitário através da máquina terminal, não poderá realizar as ações e precisará se dirigir ao servidor.

Botões:

  • Iniciar serviço Firebird: Caso o serviço do Firebird esteja parado, utilize essa opção para inicializá-lo.

  • Parar serviço Firebird: Se for necessário parar o serviço do Firebird, utilize esta opção.

  • Criar serviço no Windows: Caso identifique que o serviço do Firebird não exista no Windows mesmo após a instalação do sistema, utilize esta opção para criá-lo.

  • Remover serviço do Windows: Esta opção deve ser utilizada quando houver problemas no serviço do Firebird, então, é possível removê-lo através deste botão e recriá-lo com a opção anterior.

  • Verificar porta do Firebird: Opção utilizada para consultar qual porta o Firebird está utilizando no momento.

  • Alterar porta 3051 do Firebird: Caso seja necessário alterar a porta padrão do Firebird (3051), utilize esta opção para informar outra porta a ser utilizada.

  • Verificar versão do Firebird: Executa automaticamente um comando do CMD que retornará a versão do Firebird instalada na máquina.

Aba Utilitários do Busca XML com sete botões referentes a configurações do Firewall do Windows e Firebird.

 

Solucionando o "DBX Error"


 

O "DBX Error" é o problema mais comum na configuração do Busca XML em rede. Para contorná-lo, acesse: Gerenciador de tarefas → Serviços → "FirebirdServerBuscaXMLServidor" → Status → "Em execução".

Caso o serviço esteja com o status "Parado":

a) Inicie o serviço através do próprio gerenciador de tarefas ou do assistente de conexão aba Utilitários.

b) Verifique se o usuário logado na máquina tem permissão de administrador, caso não tenha, entre em contato com a equipe de infraestrutura de sua empresa.

c) Cheque com o técnico de rede se a porta 3051 está liberada no Firewall do Windows. Caso não esteja, siga as instruções de como liberar a porta 3051 no Firebird 3.0 (link para uma nova aba).

d) Se certifique que o local do banco de dados foi compartilhado corretamente.

Relativo a

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