Tempo estimado de leitura: 00:05:00
Pré-requisitos
- Possuir conta de relacionamento no Connectcont e realizar login (link para uma nova aba);
- Concluir o download da mídia de instalação (link para uma nova aba).
Instalação em rede
Para instalar o sistema Busca XML em rede, se certifique que você atende aos Pré-requisitos citados anteriormente. Caso sim, prossiga com os passos abaixo:
- O sistema deve ser instalado diretamente no servidor, em uma pasta física, de acordo com as orientações da instalação local. Por exemplo: "C:\Sistemas\BuscaXML" ou "C:\BuscaXML".
- Se você já instalou o sistema localmente e deseja usá-lo em rede, primeiro é necessário desinstalá-lo da máquina local. Para isso, utilize a opção "Uninstall" disponível na pasta de instalação antes de iniciar a configuração em rede.
- A instalação deve ser feita obrigatoriamente em um diretório "local" do servidor, ou seja, não é permitido o uso de um diretório "mapeado" de outra máquina.
- Não deve existir caracteres especiais ou espaços no nome da pasta.
- Crie um compartilhamento, com permissão de escrita e leitura, na pasta onde o sistema foi instalado.
- Se o servidor possuir políticas de Firewall, solicite ao técnico de rede a liberação da porta 3051, utilizada pelo serviço do Firebird. Isso permitirá que as máquinas clientes acessem o servidor.
- Na máquina "estação", abra a pasta compartilhada do servidor. Por exemplo: \\192.168.7.92\BuscaXML\ e execute o instalador EstacaoBuscaXML.exe.
- O IP mencionado no exemplo acima deve ser seguido rigorosamente. A máquina "estação" deve se conectar à máquina "servidor" usando seu IP, nunca por mapeamento.
- O arquivo "EstacaoBuscaXML.exe" deve ser executado diretamente no "servidor", sem ser copiado para a máquina "estação".
- Além disso, o "EstacaoBuscaXML.exe" deve ser executado em todas as estações que utilizarão o sistema.
Apenas para servidores Linux:
- Para utilização no servidor Linux é imprescindível ter o Firebird 3.0 instalado e funcionando corretamente antes de efetuar a instalação do Busca XML.
Assistente de conexão
Após a instalação do sistema, um assistente de conexão está disponível para ser utilizado sempre que for necessário alterar as configurações de conexão com o banco de dados ou realizar ações relacionadas ao serviço do Firebird. Saiba como acessá-lo seguindo os passos abaixo:
- Abra a tela de login do Busca XML;
- Clique em Configuração.
Aba Apresentação:
- Apresentação do sistema e acesso ao autoatendimento.
Aba Configurações:
- Contém as propriedades de conexão com possibilidade de alteração e verificação, além de exemplos de preenchimento para auxiliar na configuração.
Aba Servidor proxy:
Aba Utilitários:
- Nesta tela, podemos realizar algumas ações de manipulação no serviço do Firebird, porém, estas ações só podem ser executadas na máquina servidor ou instalação local;
- Caso o usuário acesse o utilitário através da máquina terminal, não poderá realizar as ações e precisará se dirigir ao servidor.
Botões:
-
Iniciar serviço Firebird: Caso o serviço do Firebird esteja parado, utilize essa opção para inicializá-lo.
-
Parar serviço Firebird: Se for necessário parar o serviço do Firebird, utilize esta opção.
-
Criar serviço no Windows: Caso identifique que o serviço do Firebird não exista no Windows mesmo após a instalação do sistema, utilize esta opção para criá-lo.
-
Remover serviço do Windows: Esta opção deve ser utilizada quando houver problemas no serviço do Firebird, então, é possível removê-lo através deste botão e recriá-lo com a opção anterior.
-
Verificar porta do Firebird: Opção utilizada para consultar qual porta o Firebird está utilizando no momento.
-
Alterar porta 3051 do Firebird: Caso seja necessário alterar a porta padrão do Firebird (3051), utilize esta opção para informar outra porta a ser utilizada.
-
Verificar versão do Firebird: Executa automaticamente um comando do CMD que retornará a versão do Firebird instalada na máquina.
Solucionando o "DBX Error"
O "DBX Error" é o problema mais comum na configuração do Busca XML em rede. Para contorná-lo, acesse: Gerenciador de tarefas → Serviços → "FirebirdServerBuscaXMLServidor" → Status → "Em execução".
Caso o serviço esteja com o status "Parado":
a) Inicie o serviço através do próprio gerenciador de tarefas ou do assistente de conexão → aba Utilitários.
b) Verifique se o usuário logado na máquina tem permissão de administrador, caso não tenha, entre em contato com a equipe de infraestrutura de sua empresa.
c) Cheque com o técnico de rede se a porta 3051 está liberada no Firewall do Windows. Caso não esteja, siga as instruções de como liberar a porta 3051 no Firebird 3.0 (link para uma nova aba).
d) Se certifique que o local do banco de dados foi compartilhado corretamente.
Relativo a