S-2500 – Processo Trabalhista

Giselli baraldi vespucio
Giselli baraldi vespucio
  • Atualizado

O evento S-2500 é responsável por registrar todas as informações decorrentes do Processo Trabalhista. Neste evento são prestados os dados cadastrais contratuais, com relação ao vínculo trabalhista, as bases de cálculo para o recolhimento das contribuições previdenciárias, FGTS ou Imposto de renda, assim como os valores das verbas de natureza remuneratória ou indenizatória do processo.

É no evento S-2500 que o empregador deve declarar toda e qualquer alteração no vínculo com o empregado.

Início da obrigatoriedade: 01/10/2023

Quem deve entregar: Todo declarante de processo trabalhista obrigado a reconhecer ou alterar informações relativas a vínculo trabalhista, ou pagar valores e recolher encargos sobre esses valores.

Prazo de envio: até o dia 15 (quinze) do mês subsequente à data:

  • a) do trânsito em julgado da decisão líquida proferida no processo trabalhista;
  • b) da homologação de acordo judicial;
  • c) do trânsito em julgado da decisão homologatória dos cálculos de liquidação da sentença;
  • d) da celebração do acordo celebrado perante CCP ou Ninter;
  • e) da determinação judicial para cumprimento antecipado da decisão, ainda que parcial.

As informações do evento S-2500 vão alimentar de forma prioritária o FGTS Digital (No momento este sem data prevista – continuar usando o Sefip para recolhimento do FGTS com codigo 650).

A identificação do evento é feita pelo seguinte conjunto de dados: CNPJ/CPF do declarante, CPF do trabalhador e número do processo.

O envio desse evento, deve ser transmitido ainda que não haja Contribuição Previdenciária, recolhimento de FGTS ou Imposto de Renda, Porém, uma vez que o empregador/declarante for obrigado perante a justiçado do trabalho a reconhecer ou alterar o vínculo trabalhista, é necessário o seu recolhimento.

Este evento tem processamento independente dos demais eventos do eSocial, não interferindo na rotina mensal da folha de pagamento

Observação: está informação e muito importante, pois será ela que irá definir os campos para serem preenchidos.

Em caso de dúvidas, antes do preenchimento desta informação é de extrema importância consultar o MOS e o leiaute na documentação técnica (link para uma nova aba) , assim  terá uma  melhor  compreensão a cerca  do  que representa o S-2500, bem como saber regras de preenchimento para cumprimento das obrigações solicitadas pelo eSocial.

Relativo a

Compartilhe nas redes sociais:

Esse artigo foi útil?

Usuários que acharam isso útil: 0 de 1