Folha | S-1020 | Erro 247 - Código de terceiros incompatível com o FPAS informado

Giselli Baraldi Vespucio
Giselli Baraldi Vespucio
  • ✎ Criado em:
  • ✔ Atualizado em:

Resumo:

1. O erro no evento S-1020 do eSocial ocorre por preenchimento incorreto da data de início eSocial ou incompatibilidade entre FPAS/classificação tributária. 

2. Para corrigir, ajuste a data conforme o cronograma no sistema Folha e verifique a compatibilidade dos códigos FPAS e classificações tributárias entre o sistema Folha e o portal eSocial, seguindo a tabela 04 do eSocial, e reenvie o evento para adequação.

 

Ícone com retângulo e círculo verdes representando o produto Folha de Pagamento.

🎯 Pré-requisitos


 

 

Causa


 

O erro costuma ocorrer devido ao preenchimento incorreto da data de início eSocial em relação ao faseamento conforme o cronograma oficial de obrigatoriedade definido pelo portal eSocial (link para uma nova aba) ou devido a vinculação incorreta do tipo de FPAS ou Classificação tributária em comparação a Tabela 04 - Códigos e Alíquotas de FPAS/Terceiros (link para uma nova aba) do eSocial.

Janela do Mensageria eSocial exibindo erros no evento S-1020 com a mensagem de tipo de lotação incompatível.

 

Como corrigir


 

Situação 1: Erro de faseamento

Para solucionar o erro de data de faseamento, acesse inicialmente a Central de comunicação eSocial / aba Habilitar empresas / Acione um duplo clique sobre a empresa e serão demonstrados os detalhes de habilitação no sistema Folha.

Tela de alteração de configuração da empresa destacando o campo de início do eSocial preenchido com a data 03/11/2021.

Posteriormente, acesse o portal eSocial (link para uma nova aba) através do menu Empregador / Contribuinte > Consulta obrigatoriedade.

Menu do portal eSocial em Pessoa Jurídica destacando a opção Consulta obrigatoriedade em Empregador/Contribuinte.

Neste exemplo, a empresa foi enquadrada no 2º grupo com início em 07/2018.

Consulta do eSocial exibindo aviso destacado de que a empresa pertence ao grupo 2 com início de obrigatoriedade em 07/2018.

Neste caso, para ajustar a data de início eSocial após a verificação do cronograma ou início das atividades da empresa, retorne a Central de comunicação eSocial / aba Habilitar empresas / Acione um duplo clique sobre a empresa e preencha a data correta no campo Início eSocial de acordo com Cronograma de implantação do eSocial.

Tela de configurações da empresa com a data de início do eSocial corrigida para 16/07/2018 e o botão Gravar selecionado.

Concluído o procedimento, clique no botão Gravar e reenvie o evento S-1020 - Tabela de lotações tributárias para adequação no ambiente do governo.

 

Situação 2: Incompatibilidade entre códigos e alíquotas de FPAS/terceiros

Neste caso, é preciso acessar o Cadastro da empresa no sistema Folha e também o Cadastro do empregador no portal eSocial (link para uma nova aba) para verificar se as informações de Classificações tributárias, FPAS e terceiros estão corretas em ambos os ambientes.

Dica: 

Se já houver divergências nas informações de classificações tributárias inseridas no sistema Folha em comparação ao portal eSocial, isso já é motivo de reprovação e se faz necessário o ajuste.

Se as classificações tributárias estiverem de acordo no sistema Folha e portal eSocial (link para uma nova aba), é necessário verificar a compatibilidade entre os códigos e alíquotas de FPAS/terceiros conforme Tabela 04 - Códigos e Alíquotas de FPAS/Terceiros (link para uma nova aba) e proceder com o ajuste.

Para verificação da Classificação tributária (eSocial), FPAS e terceiros no sistema Folha, acesse o Cadastro da empresa / aba Folha / campo Classificação tributária eSocial.

Cadastro de Empresas na aba Folha destacando os campos Cód. FPAS 507, Cód. Terceiros 0078 e ClasTributária 03.

Já no portal eSocial (link para uma nova aba), acesse o menu Empregador contribuinte / Dados do empregador contribuinte.

Informações do empregador no eSocial destacando a Classificação Tributária 03 - Empresa enquadrada no Simples Nacional.

Para realizar a consulta de FPAS, acesse o menu Empregador contribuinte / Lotação tributária / Informe o código de lotação e os dados serão apresentados.

Tabela de lotação no eSocial exibindo a listagem de registros e o campo FPAS destacado com o valor 515.

Após a confirmação da compatibilidade das informações de Classificação tributária no sistema Folha e portal eSocial (link para uma nova aba), o próximo passo é analisar o Tipo de lotação tributária vinculada ao local de trabalho, conforme Tabela 04 - Códigos e Alíquotas de FPAS/Terceiros (link para uma nova aba):

Cadastro de empresas com status Sincronizado com sucesso e destaques nos campos FPAS 507, Terceiros 0079 e ClasTributária 03.
Tabela de Códigos e Alíquotas de FPAS/Terceiros destacando a linha do código FPAS 507 e os totais de Terceiros 0079 e 4163.

Após os ajustes e adequações conforme Tabela 04 - Códigos e Alíquotas de FPAS/Terceiros (link para uma nova aba), prossiga com o reenvio do evento S-1020 - Tabela de lotações tributárias.

Relativo a

Esse artigo foi útil?