A Classificação Tributária é uma informação extremamente importante para validar os cálculos da folha de pagamento de maneira correta, pois de acordo com esses dados, podemos definir se a empresa é optante pelos regimes de tributação de Lucro Real, Presumido, Simples Nacional, Entidades Beneficentes e entre outros.
Para realizar a inclusão da classificação tributária no sistema Folha Phoenix, é necessário seguir os seguintes passos:
Acesse o Cadastro da Empresa na aba Geral e preencha o campo Classificação Tributária conforme as opções mais atuais disponíveis e perfil tributário da empresa:
- 1 - Corretora de Seguros
- 2 - Lucro Presumido
- 7 - Simples Nacional (ME)
- 8 - Simples Nacional (EPP)
- 9 - Microempreendedor Individual (Simples Nacional).
Dicas importantes: Este campo terá efeito para os cálculos internos no sistema Folha . Além disso, é importante ressaltar que esse campo possui um histórico para que o usuário possa ter controle sobre possíveis alterações de regimes tributários da empresa; por isso, é fundamental mantê-lo preenchido de forma correta.
Outra questão que requer atenção: Se a sua empresa for optante pelo Simples Nacional, com atividades elencadas no anexo IV ou concomitantes e que possuam o recolhimento do INSS patronal através da folha de pagamento, é necessário assinalar o campo Contr. Patronal INSS, conforme imagem abaixo:
Após realizar a inclusão das informações tributárias para efeito na folha de pagamento, é necessário inserir a classificação também para envio ao eSocial.
Para realizar esse procedimento, acesse o Cadastro da Empresa / aba Folha e clique no campo Classificação Tributária (eSocial).
Ao realizar o acesso à tela de inclusão de Classificação Tributária (eSocial), clique no botão Inserir e será disponibilizada uma nova tela com a listagem de Classificações Tributárias, conforme a tabela 8 eSocial (link para uma nova aba)
Concluído o procedimento de preenchimento da Classificação Tributária (eSocial), acione o botão Gravar e o sistema Folha Phoenix vai disponibilizar o evento S-1000 de Cadastro do Empregador para envio ao portal eSocial.
Possui dúvidas sobre qual classificação tributária inserir? Acesse o artigo abaixo e confira a tabela que preparamos sobre o tema:
Relativo a