Erro 1728 Classificação tributária não permitida, ao enviar o evento S-1000

Giselli baraldi vespucio
Giselli baraldi vespucio
  • Atualizado

O erro "1728" no eSocial ocorre quando há um problema relacionado à informação de classificação tributária da empresa. Esse erro pode ser gerado quando o sistema detecta que a informação da Classificação Tributária da empresa não está conforme a que está informada dentro do eSocial 

CAUSA: Ao alterar ou incluir a Classificação Tributária eSocial (aba Folha) da empresa, enviar o S-1000 para o eSocial, e retornar o erro 1728.

Este cenário pode acontecer, quando a empresa trocou de classificação tributária e precisa subir esta informação ao eSocial.

Exemplo:

A empresa até 12/2022 - era Lucro Presumido, com isso a sua classificação tributária no eSocial e 99.

Em 01/2023, ela passou a ser Simples Nacional, definida como classificação 01.

COMO CORRIGIR: 

1º Passo: Acesse o Robomatic eSocial, aplique o filtro para identificar o evento S-1000  clique com o botão direito do mouse sobre esse evento e remova o mesmo do Robomatic eSocial;

2º Passo: Acesse o Cadastro da Empresa no sistema Folha / aba Folha e exclua o último histórico de informação do campo Classificação Tributária (eSocial) e depois inclua novamente a informação e acione o botão Gravar.

3º Passo: Será gerado um gatilho de inclusão do evento S-1000 no Robomatic eSocial, basta acessá-lo e sincronizá-lo com o eSocial.

Prontinho! Dessa forma, após a realização desses procedimentos o evento S-1000 de Cadastro do Empregador com as alterações de classificações tributárias será sincronizado no portal eSocial!

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